Os maiores festejos juninos do país

Sex, 17/06/2011 - 05h00

Conheça as festas juninas mais populares do Brasil

Foto: divulgação

Na região Norte e Nordeste do Brasil é que se concentram as principais festividades do mês de junho. Nelas acontecem muita dança com as quadrilhas, fogos de artifício, música, comida e roupas típicas e, claro, muita animação.

A tradição destas festas típicas foi trazida pelo povo português e atualmente essas festas atraem milhares de visitantes de todo o Brasil e de outros países, todo o ano.

Publicidade

Quem conhece as festas dos santos populares do nordeste brasileiro, experimenta a tradição, a gastronomia, a história e a cultura, tudo reunido num só evento. Essa é a melhor hora de viajar para conhecer melhor o país.

Campina Grande (Paraíba) - Intitulado como o maior São João do Mundo, o evento de Campina Grande é festejado durante 30 dias consecutivos, trazendo sempre inúmeras atrações e cerca de dois milhões de visitantes. Grandes nomes da música brasileira também costumam participar das comemorações. A festa acontece em um espaço com mais de 40 mil metros quadrados. Nesse ano, serão sete palcos e 500 apresentações. Um espaço em homenagem à literatura de cordel também será montado, com o nome do escritor Manoel Monteiro. 120 trios tocarão o melhor do forró em três diferentes ambientes.

Caruaru (Pernambuco) - A festa junina de Caruaru, a 130 km de Recife, é uma das mais tradicionais do nordeste e conta com bandas de pífanos, mamulengos e a literatura de cordel, entre outros destaques. As principais atrações da festa, que recebe cerca de dois milhões de visitantes, são o forró, música tradicional obrigatória da festa e as competições de receitas típicas. Os visitantes podem conhecer o maior pé-de-moleque, a maior pamonha e a maior canjica, por exemplo.

Mossoró (Rio Grande do Norte) - O forró também anima as festas juninas de Mossoró, a 280 km de Natal, no Rio Grande do Norte. O evento conta com mais de 100 shows de artistas populares do Brasil. Também são realizadas atrações de circo, cinema, música e teatro - neste ano serão 25. Forró eletrônico e forró pé-de-serra, teatro, shows de humor e até seminário popular serão realizados este ano.

Aracajú (Sergipe) - Durante todo o mês de junho o estado de Sergipe se enche de bandeirinhas coloridas, apresentações folclóricas, forró-pé-de-serra, fogos de artifício, xote, xaxado e baião. O Arraiá do Povo toma conta das principais ruas da capital e invade bares, restaurantes e pousadas. As fogueiras esquentam o clima ainda mais e artistas nacionais animam as várias noites de festa.

São Luis (Maranhão) - Ao invés do forró, quem anima as festas juninas de São Luís é o Bumba Meu Boi. Os visitantes podem conhecer danças como o lelê, caroço, dança das fitas e portuguesa, além, claro, das quadrilhas. São esperados cerca de 150 mil visitantes para a festa, que se espalha pela Praça Maria Aragão e alguns bairros da cidade, entre eles o Lagoa de Jansen e o Arraial do Ceprama.


Salvador (Bahia) - Salvador também figura entre as grandes festas juninas brasileiras. As comemorações acontecem no final de junho, em espaços montados no Terreiro de Jesus e em outras praças. As festas juninas em Salvador viraram atração nos últimos três anos. A maior parte das atrações fica no Pelourinho, como o concurso de quadrilhas, shows de forró e diversos pratos juninos e baianos. O quentão, tradicional bebida de vinho das festas juninas, é acompanhado na Bahia pelo Cravinho, feito de cravo e cachaça.

Por Jessica Moraes

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Quando buscar a terapia?
Quando buscar a terapia? Veja aqui por vilamulher