Pílula anticoncepcional para diminuir o fluxo menstrual

Seg, 11/04/2011 - 11h38

Pílula anticoncepcional para diminuir o fluxo mens

O CEMICAMP, em parceria com a Bayer HealthCare Pharmaceuticals, realizou um levantamento com mais de 1.000 mulheres.

Publicidade

Os dados mostram que 66,1% usariam a pílula anticoncepcional para controlar a quantidade do fluxo menstrual. Desta maneira o fluxo poderia ser menos intenso e duraria menos tempo.

Boa parte das 1.111 mulheres que participaram de um levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas, CEMICAMP, ligado à Unicamp, em parceria com a Bayer HealthCare Pharmaceuticals, pensa desta maneira. "Essa pesquisa trouxe um resultado que, de certa forma, já era aguardado, pois é frequente escutarmos das mulheres que a menstruação gera impacto no dia-a-dia," afirma Dr. Carlos Alberto Petta, professor do Departamento de Ginecologia da Unicamp e um dos pesquisadores.

Para Dr. Petta esse resultado reflete o perfil da mulher atual, visto que cerca de 70% das entrevistadas pelo estudo têm atividade remunerada e mais de 92% dessas mulheres trabalham fora de casa. Destas, 81,1% afirmaram que a menstruação poderia durar menos de 3 dias. "Nesse contexto, ficar menstruada durante quatro ou até mais dias, sentindo cólicas e tendo de se preocupar com a troca absorventes é, de fato, desconfortável," comenta o pesquisador.

As mulheres também opinaram sobre o uso das pílulas anticoncepcionais para controlar a quantidade de sangramento menstrual. 66,1% delas responderam que usariam o contraceptivo hormonal para essa finalidade. Dentre essas, 82% afirmam que a pílula serviria para diminuir o fluxo, 22,6% para menstruar quando quiser e 12,7% para não menstruar quando desejar . "A pílula contraceptiva normalmente diminui o sangramento," diz Dr Petta.


"E nesse sentido, Qlaira é o único que foi testado para essa finalidade e estudos clínicos demonstraram que esse contraceptivo reduz a quantidade e a duração do sangramento, servindo também para tratar aquelas pacientes com fluxo exacerbado,"completa o especialista. Qlaira é uma pílula anticoncepcional com estrogênio natural, que torna-se uma molécula idêntica ao hormônio produzido pelo organismo feminino. Alguns estudos clínicos realizados para o desenvolvimento desta pílula demonstraram que suas usuárias deixaram de sangrar em 18% a 22% dos ciclos enquanto a utilizavam como método contraceptivo.

A pesquisa do CEMICAMP apontou ainda que uma parcela de aproximadamente 12% de mulheres afirmam gostar de menstruar por diversos motivos. Para algumas, menstruar é sinal de boa saúde (54,2%), outras afirmam que a menstruação confirma que não estão grávidas (38,9%), faz com que se sintam mais limpas (29%) e mais leves (26%), além de afirmar sua feminilidade (21,4%).

Por Catharina Apolinário

1 comentário no Vilaclub

Comente!
Seg, 11/04/2011 - 11h40 - reportar abuso

Ótima notícia, mas sempre é bom saber que há um exercíciozinho bem eficaz para diminuir os dias da menstruação de forma natural. Aqui mesmo, no Vila Mulher: http://vilamulher.terra.com.br/4cb86b59db91e8/fim-do-incomodo-diminua-os-dias-da-menstruacao-9-6027172-4028-pf.php

responder ao comentário

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Retrato de amor paterno
Retrato de amor paterno Veja aqui por vilamulher