Plantas em apartamento - como escolher

Sex, 18/03/2011 - 17h13

plantas em apartamento

As plantas são indispensáveis na nossa vida, afinal é ela que nos fornece nossa fonte de vida primária: o oxigênio. Além de purificar o ar, elas são o alimento de muitos seres vivos, absorvem grande quantidade de água das chuvas, refrescam o ambiente, sem contar os frutos e vegetais que elas nos oferecem.

Publicidade

Das mais variadas formas e espécies, quem tem plantas em casa, colhe mais ainda dessas vantagens no ambiente em que vive.

Para quem mora em apartamento é preciso levar em conta alguns cuidados e escolher bem o tipo de planta ideal para essas habitações. Plantas menores e que não necessitam de muita iluminação para sobreviver são as mais indicadas. Violetas, gérberas, bromélias, azaléias são algumas das espécies que podem ser criadas em ambiente interno.

Isso também varia de acordo com o estilo de cada apartamento. Alguns são pouco iluminados e muito fechados, o que restringe a escolha das plantas. Mas existem apartamentos mais ventilados, com varanda, muita luz e nesses a abrangência de plantas apropriadas é maior. Samambaia, amor-perfeito, jasmim, gerânio e alguns tipos de palmeira são boas opções. Plantas ornamentais como bonsai e árvores frutíferas em vasos, como no caso da romã, também são alternativas muito interessantes para o apartamento. Só é necessário prestar atenção nos cuidados com cada espécie, que são diferenciados.

Cuidado com plantas venenosas, como a comigo-niguém-pode, mamona, urtiga, copo-de-leite, bico-de-papagaio. São muito conhecidas, mas o ideal é manter distância, porque suas substâncias tóxicas podem fazer mal às crianças e/ou animais que vivem no apartamento.

As plantas devem ser regadas pelo menos duas vezes por semana, dependendo do vaso escolhido. Vasos menores necessitam ser regados com maior freqüência. Violetas devem ser regadas com água da chuva ou de produtos engarrafados, nunca da torneira.

Para plantas maiores, a água não deve ser jogada sobre as folhas, mas sim por debaixo delas, molhando a terra. Também é adequado sempre eliminar as folhas secas, adubar a terra todo mês e aplicar produtos para eliminar doenças e pragas sempre que necessário. Para garantir folhas mais vistosas deve se borrifar água ao menos uma vez por semana.

Sem os devidos cuidados e a mínima atenção, não é recomendado tê-las em casa. Planta é um ser vivo que precisa ser tratado e cuidado, não é somente um objeto de decoração. Ela nos ajuda limpando, decorando e energizando nosso ambiente e nós retribuímos fazendo a nossa parte.


Por Jessica Moraes

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Por que agosto é o mês do cachorro louco
Por que agosto é o mês do cachorro louco Veja aqui por vilamulher