Por que as pessoas ficam viciadas em internet?

Qua, 13/07/2011 - 15h07

Por que é tão difícil sair da internet

Por que às vezes parece ser tão difícil aos usuários da internet que passam horas em frente ao computador, optar por uma leitura que estava planejada naquele dia, por exemplo, porque resolveu ficar um tempinho a mais no Facebook e acabou passando da conta?

Cientistas parecem ter descoberto que esse comportamento está relacionado a alterações estruturais no cérebro. Um estudo publicado em junho na revista científica PLoS ONE analisou os cérebros de 18 chineses que passavam de 10 a 12 horas em games online e os comparou com outros 18 jovens que gastavam no máximo duas horas na rede.

O resultado revelou que várias pequenas regiões no cérebro dos viciados encolheram significativamente.

Publicidade

Quanto mais antigo o vício, mais pronunciada a redução.

Para os autores do estudo, esse encolhimento poderia afetar o autodomínio e o foco em prioridades e metas definidas. Isso pode explicar o porquê de ser tão difícil sair da internet e ter maior foco em outras prioridades.

A pesquisa também revelou outras alterações em outras partes estruturais do cérebro.


Uma explicação possível para essas alterações é que quem passa muito tempo online utiliza mais algumas áreas do cérebro do que outras. Como um músculo, certas áreas podem se desenvolver mais ou menos para se adaptar ao uso que fazemos delas.

Podemos tirar como conclusão desse estudo de que o melhor mesmo seria que os usuários se esforçem para lutar contra os maus novos hábitos proporcionados pelo músculo cerebral.

Por Jessica Moraes

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Beleza e bem-estar em alto mar
Beleza e bem-estar em alto mar Veja aqui por vilamulher