Moda das Famosas

Voltar para Especial Especial Minutos de Beleza - Dove

Suar faz bem, sim!

Qui, 15/08/2013 - 14h38

Suar faz bem sim

Foto: moodboard/Corbis

É difícil mesmo encontrar alguém que goste de transpirar ou ter o corpo todo molhado de suor, ainda mais durante o expediente de trabalho em que há reuniões e compromissos. O fato é que supernormal e faz muito bem para a saúde essas gotinhas que incomodam tanta gente, porque prova que o organismo funciona direitinho.

Publicidade

Através dos poros, eliminamos 5% de substâncias tóxicas como sódio, cálcio, potássio e magnésio, que reagem com a água e fazem a condutividade elétrica no sangue. Os outros 95% são água. Fora que o suor mantém a temperatura do nosso corpo em torno de 36,5°C.

A quantidade eliminada varia de pessoa para pessoa, o período do dia e conforme a estação climática do ano. Mas normalmente perdemos um litro de suor por dia. Em situação extremas é possível expelir até 10 litros.

Uma curiosidade: você sabia que menos de 1% desse total vem das axilas? Elas são responsáveis por fabricar 6ml de suor. Como ele não evapora tão facilmente, ajuda a manter o local fresco, embora contenha mais de 1 bilhão de bactérias.

Tem ainda quem sofra de hiperidrose, o quadro de sudorese excessivo que pode se manifestar nas mãos, pés, axilas, rosto, sob as mamas, na região inguinal, couro cabeludo, partes do corpo que contém maior número de glândulas sudoríparas, que trabalham a todo vapor em altas temperaturas, como no verão.

Para essas pessoas, o suor ultrapassa o índice normal atingindo níveis de desconforto e até vergonha. Não chega a ser doença, nem grave. Mas pode sim comprometer atividades sociais, escolares e profissionais. As causas variam entre fator hereditário e problemas emocionais, o qual afeta cerca de 0,6% da população mundial.

Eliminar de vez o suor é praticamente impossível. No entanto, dá sim para conviver com ele sem estresse e com pequenas mudanças de hábitos no dia a dia. Veja como na lista abaixo.

1. Quem já tem propensão deve evitar alimentos estimulantes, como comidas apimentadas ou quentes demais, entre elas, café, chá, gengibre, páprica, mostarda, chocolate e derivados;

2. Prefira roupas de algodão, pois o tecido é mais arejado;

3. Substitua as peças de roupas escuras por tons mais claros;

4. Aposte em desodorantes antitranspirantes com hidratantes na fórmula, que ajudam a eliminar as bactérias que causam inclusive aquele mau cheiro;

5. Ingira líquidos antes, durante e após as atividades físicas para manter o corpo hidratado. Tome água, água de coco, isotônicos, entre outros;

6. Durante o verão, prefira exercícios em locais abertos;

7. E em caso de hiperidrose, procure auxílio médico.


Por Natália Farah

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos