Troque o papel de parede por tecidos

Qui, 22/09/2011 - 05h00

Troque o papel de parede por tecidos

Foto: Divulgação Döhler.


Dar uma renovada na casa não significa apenas trocar os móveis ou passar uma nova mão de tinta. Uma proposta diferenciada é decorar as paredes de cômodos como banheiro, quarto, cozinha e sala com tecidos.

Publicidade

A imensa variedade de estampas e texturas pode deixar a casa ainda mais bonita e aconchegante.

Mas nem todos os tecidos que se usa para confecção de roupas pode migrar para as paredes. "Normalmente, o 100% algodão é o ideal, mas também é possível usar tecidos com um pouco de poliéster. Hoje, a tendência indica tecidos rústicos, como linho, que ficam lindos, mesmo não tendo estampa", comenta Elisabeth Döhler, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Döhler S/A.

Na hora de escolher as estampas certas, Elisabeth diz que o morador pode combiná-las com as cores já existentes no ambiente ou montar algo totalmente novo. Um cuidado que se deve ter é ao misturar florais e outras estampas, para não ficar poluído demais. Além disso, é preciso definir que cara o ambiente deve ter.

"O espaço pode se tornar romântico (estampas florais), clássico (arabescos e listrados), vanguardista (figuras geométricas) ou eclético (mistura de tecidos, por exemplo, um patchwork).

O preço da decoração varia de acordo com o tipo e gramatura do tecido", diz a gerente.
Os tecidos são comumente usados em quartos, salas, hall de entrada e copa. Em área de banheiros, restringe-se a lavabos. É importante ressaltar também que, apesar de o tecido ter grande resistência, a durabilidade do mesmo vai depender do estado da parede onde se aplica. "Caso haja alguma infiltração, é preciso primeiro resolver a questão, pois a umidade da parede passa para o tecido", alerta Elisabeth.

Assim como o papel de parede, o morador pode dispensar a ajuda de um profissional para fazer a aplicação. "Esse é um lado positivo, pois resgata a intimidade do morador com a residência. Isto está virando tendência, uma vez que as pessoas passam muito tempo fora de casa e quando voltam precisam encontrar seu espaço aconchegante", comenta a gerente da Döhler S/A.

A colocação do tecido é simples, basta usar cola branca ou cola de contato. E a gerente avisa: "É uma tarefa para duas pessoas, pois é preciso esticar bem o pano e passar uma espátula já aplicando o tecido desta forma, evitando as bolhas. Se ocorrer, basta fazer um orifício com agulha e liberar o ar". As precauções com o tecido são as mesmas adotadas quando usamos cortinas nas janelas e a limpeza deve ser feita mensalmente com aspirador de pó. Somente os emborrachados necessitam de água.


Elisabeth aproveita para dar uma dica, caso seja necessário fazer alguma emenda: "Encaixe as estampas sobrepondo as mesmas em um ou dois centímetros para cada lado. Depois passe o estilete, cortando os dois tecidos de uma só vez e retirando as aparas."

Este tipo de decoração não é indicado para pessoas com rinite, mas os tecidos emborrachados apresentam menos problemas. O pano pode também ser resistente à água e à sujeira. Para isso, basta aplicar impermeabilizante ou fazer um processo mais caseiro: cola branca e depois verniz. E se a ideia for proporcionar isolamento acústico, é só colar o tecido na parede com uma camada fina de espuma.

Por Juliana Falcão (MBPress)

8 comentários no Vilaclub

Comente!
katiane katiane
Sáb, 14/07/2012 - 12h24 - reportar abuso

coloquei o meu + ele quando secou enrugou todo o q eu faço?

responder ao comentário
simone simone
Qui, 03/05/2012 - 16h50 - reportar abuso

olá, estou apaixonada por essa técnica, quero fazer na parede do meu quarto, porém no estado que moro, o clima é úmido, e a rua da minha casa não tem asfalto, então faz poeira. Será que é indicado essa técnica de tecido para lugares assim? Obrigada!

responder ao comentário
carla dos santos batista carla dos santos batista
Ter, 27/03/2012 - 15h40 - reportar abuso

quero tenta

responder ao comentário
Lucia Lucia
Sex, 23/09/2011 - 10h27 - reportar abuso

Olá!!! preciso de uma dica!!!!Minha parete em L, esta com grafiato e eu quero cobri-la com tecido, vcs podem me ajudar como eu colaria o tecido por cima do Grafiato,pois, o mesmo não aderi cola ouvcs teriam outra ideia??.!Mas preciso que seja bem em conta, pois já achei carissímo por aí. Acretido que com tecido será mais Barato,,,,Grata!!!!!E bom trabalho!!!!

responder ao comentário
rosana rosana
Sex, 23/09/2011 - 09h18 - reportar abuso

Nao concordo com tecido, pois as emendas ficam com defeitos.

responder ao comentário
Rosana Paitinger Rosana Paitinger
Sex, 23/09/2011 - 09h05 - reportar abuso

Parabéns Elisabeth e Döhler , a dupla perfeita sempre com novidades lindas...

responder ao comentário
joselia joselia
Sex, 23/09/2011 - 07h57 - reportar abuso

adorei essa tendencias de tecido nas paredes.

responder ao comentário
Ludmila Ludmila
Sex, 23/09/2011 - 04h56 - reportar abuso

Amei esta dica! Adoro dicas para tornar nossa casa mais bonita.

responder ao comentário

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Uma vida melhor com 10 dicas
Uma vida melhor com 10 dicas Veja aqui por vilamulher