É incrível como ainda vivemos num mundo em que, apesar de todos os avanços, ainda vê as mulheres de forma estereotipada. Um bom exemplo disso é o que presenciei no condomínio onde moro, nas proximidades de São Paulo. Ao entrar de carro deparei-me com essa faixa bem grande, bem visível para todos, convidando as moradoras (atenção, só as mulheres) para um workshop gratuito sobre mecânica, promovido por uma concessionária de estradas em SP:
Não resisto a dividir com vocês minhas reflexões sobre essa "simples" faixa.
Claramente ela retrata bem a visão estereotipada das mulheres a que me refiro. São três reflexões que me ocorreram:
1 - Mulheres não entendem nada de carros! Isso até pode ser verdade para algumas de nós (como é meu caso), mas certamente há muitos homens (incluindo meu marido) que sequer sabem o que é freio ABS! Por que os homens não foram convidados para o workshop sobre mecânica? Ainda há muita gente que acha que mulher "não é capaz" de entender de mecânica ou que homens não podem ser professores de escolas maternais, por exemplo. Para mim, acho essa visão prá lá de ultrapassada, para nós e para eles.
2 - Numa terça feira das 14h às 17h? Quem disse que as mulheres estão desocupadas nesse horário? Será que as pessoas ainda acham que a maioria das mulheres fica em casa o tempo todo? Aposto que se fosse um evento para homens colocariam uma agenda à noite. Mais um estereótipo...
3 - Rosa...é incrível mas parece que tudo de mulher tem que ser da cor rosa. Fusca cor de rosa então é o máximo do estereótipo da "Penélope Charmosa". Ainda há muita gente achando que mulheres são apenas delicadas, meigas e carinhosas e nada melhor do que a cor rosa para retratá-las. Nada contra o rosa, até porque é uma cor linda, mas porque sempre associam rosa às mulheres. Não podia ser uma placa vermelha, laranja ou azul?
Confesso que essa faixa não me seduziu nem um pouco e eu continuarei ignorante em relação à mecânica. E meu marido também!
Cecília Russo Troiano é psicóloga, sócia-diretora da Troiano Consultoria de Marca e autora do livro "Vida de Equilibrista". Casada e mãe de 2 filhos, ela afirma que é mãe equilibrista, vive sua vida tentando equilibrar "pratinhos". Email - cecilia@troiano.com.br / Venda do livro pelo site www.vidadeequilibrista.com.brOs Poderes dos Incensos: veja o que cada aroma desperta!
Você sabe o que é uma candidata laranja?
Conheça as 10 cidades mais hospitaleiras do Brasil
Propostas dos candidatos à presidência 2018 para as Mulheres
Horóscopo Semanal com Mensagem dos Anjos (03/09 a 09/09)
Após incêndio, Museu Nacional fica destruído - Veja a repercussão