Fibrose cística que leva à morte prematura

Seg, 16/05/2011 - 16h46

conheça o mal da fibrose cística

Foto Reprodução

A britânica Sophie Davison, tenta aproveitar ao máximo cada minuto que passa com os filhos. James, de quatro anos, e George, de dois, têm fibrose cística, uma doença hereditária, transmitida geneticamente, que reduz a expectativa de vida de seus portadores.

Publicidade

"Foi um choque quando descobrimos. Foi apenas alguns dias depois que o George nasceu e fez o teste do pezinho. O exame diagnosticou a fibrose cística e os médicos decidiram testar o irmão mais velho e descobriram que ele também era portador da doença", conta Sophie.

A fibrose cística causa uma alteração nas glândulas que faz com que o corpo produza um muco mais espesso, que bloqueia as vias respiratórias e outros órgãos. Como tratamento foi recomendado que os meninos passassem a tomar cerca de 40 comprimidos por dia para ajudar em sua digestão e pelo menos duas sessões de fisioterapia todo o dia pelo resto de suas vidas para limpar seus pulmões.

A notícia sobre a doença mudou a vida da família. Mas com o tempo, a família criou uma rotina e e ambos os meninos lidam bem com seus tratamentos. Pacientes da doença precisam seguir uma dieta hipercalórica, hiperproteica e com um conteúdo alto de gordura, para compensar deficiências nas absorção de nutrientes pelo intestino.

A família Davison é otimista em relação ao futuro, apesar de saber que a doença dos filhos reduz a expectativa de vida e não tem cura.


"Tentamos não pensar no pior. Desde que os meninos foram diagnosticados, a expectativa de vida de alguém com fibrose cística subiu e hoje a média é de 38 anos. E sempre há novos tratamentos no horizonte. Aproveitamos um dia de cada vez e nos concentramos em fazer com que os meninos tenham uma vida incrível", afirma.

Fonte: BBC Brasil

Por Jessica Moraes

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Bichinhos iluminados!
Bichinhos iluminados! Veja aqui por vilamulher