Cadernos artesanais

qua, 29/10/2008 - 16h12

Caderninhos

Fotos: reprodução restaure.org

“Às vezes percebo que as pessoas ficam intrigadas com meus caderninhos, afinal estamos numa era cheia de tecnologias para anotações, celulares, mini-notebooks e outros tantos artefatos eletrônicos que sequer consigo guardar seus nomes e características”, diz Raquel Sallaberry Brião em post em um dos seus blogs.

Pois vejam só, a criadora desses lindos cadernos artesanais, sabe muito bem que o barato da coisa é justamente o charme quase vintage das peças. E é nos blogs Restaure.Org e Jane Austen em português que Raquel pinta e borda.

Há mais ou menos oito anos ela fez um curso de encadernação e restauro. O que era um passatempo, encapar livros e presentes, acabou virando algo para fazer depois de aposentada. Em 2008, ela decidiu finalmente vender seus caderninhos e assim surgiu o Restaure.Org, onde exibe seus trabalhos.

A confecção das peças é toda artesanal: corte do papel, dobraduras, arredondamento de cantos, costuras, pinturas, colagem e montagem. A inspiração é variada, mas muito ligada a literatura, paixão de Raquel. Quer prova maior disso que a série de cadernos em homenagem as heroínas da escritora inglesa Jane Austen? A inspiração para os cadernos surgiu quando ela leu uma carta de Jane para a irmã Cassandra e começou a inventar mini-historietas sobre as cores que combinariam com as heroínas: Elizabeth, Emma, Elinor, Anne, Marianne...

Jane Austen (1775-1817) escreveu seis romances (completos): A Abadia de Northanger, Razão e sentimento, Emma, Mansfield Park, Persuasão e Orgulho e preconceito. Aliás, se você não viu os filmes “Razão e sensibilidade” e “Orgulho e Preconceito” corre pra locadora já.

Além da série “Heroínas de Jane Austen”, há outras opções como cadernos de notas, o Livro de Receitas (sob encomenda) e a série gótica. Os cadernos são vendidos no site Elo7.

Leia também - Viva os moleskines!

Por Karina Conde

2 comentários no Vilaclub

Comente!
valdelis dias de brito
dom, 15/11/2009 - 20h16 - reportar abuso

Eu quero aprender, onde encontrar um curso?

responder ao comentário
Erineia Oliveira
quin, 30/10/2008 - 12h51 - reportar abuso

Adoro este tipo de trabalho. Eu faço pra mim de vez em quando.

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinzabeyoncé 50 tons de cinzabolo de cenourabolo de chocolatecabelos curtoscortes de cabeloescova progressivamaquiagemtrançasunhas decoradas