Câncer de Mama

A favor de uma boa digestão

Dom, 17/02/2008 - 17h39

O sistema digestório, também conhecido como sistema digestivo é o conjunto de órgãos responsáveis pela transformação dos alimentos em nutrientes.

Esse sistema está completamente relacionado com o ato de comer, de triturar, digerir e absorver nutrientes e excretar o que não for necessário ao corpo.

Publicidade

Descubra como nosso corpo faz essa tarefa tão bem e veja dicas de como ter uma boa digestão.

Boca

É pela boca que entra o alimento e nela que começa o processo de digestão dos alimentos. Os dentes inicialmente trituram os alimentos, que se misturam com a saliva no processo de mastigação, que colabora com a ação de algumas enzimas para iniciar a digestão.

Faringe e Esôfago

A faringe auxilia na deglutição (ato de engolir o alimento). É um canal por onde passa o alimento que se dirige até o esôfago e também o ar que se dirige à laringe. O esôfago leva o alimento até o estômago, por meio de movimentos chamados peristálticos.

Estômago

Localizado na parte superior do abdome, abaixo do diafragma e do fígado. Neste órgão a digestão ocorre de forma mais intensa. No estômago o bolo alimentar fica por um certo tempo, cerca de quatro horas ou um pouco mais. O estômago produz o suco gástrico, que contém ácido clorídrico, muco, enzimas e sais que atuam no alimento “quebrando-o” em pequenas substâncias.

Intestino

O intestino delgado se divide em duodeno, jejuno e íleo. A digestão ocorre no duodeno e nas primeiras porções do jejuno. No duodeno atua também o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, que contêm diversas enzimas digestivas. Outra secreção que atua no duodeno é a bile, produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar.

Os nutrientes são absorvidos pelos vasos sanguíneos do intestino e passam para o fígado para serem distribuídos pelo resto do organismo.

No intestino grosso ocorre absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas. As fibras não são digeridas nem absorvidas e dessa forma contribuem com a massa fecal. Como retêm água, sua presença torna as fezes macias e fáceis de serem eliminadas.

Pâncreas e fígado

O pâncreas é responsável pela excreção de várias substâncias importantes para a digestão, além de produzir insulina. Entre muitas outras funções, o fígado produz a bile.

Dicas para uma boa digestão

  • Tenha uma boa mastigação. Mastigar várias vezes o alimento é fundamental para “quebrar” o alimento em vários pedacinhos e iniciar a digestão. Além disso, uma boa mastigação está ligada também a uma maior saciedade.
  • Evite ingerir líquidos durante as refeições. Beba no máximo um copo. O excesso de líquidos prejudica a digestão.
  • Evite deitar após as refeições. A posição inclinada pode favorecer a azia e a indigestão.
  • Beba bastante água durante todo o dia. A água é o meio de transporte dos alimentos no corpo e das substâncias através do sangue.
  • Consuma diariamente alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas (feijão, soja, ervilha ou lentilha). As fibras favorecem a digestão e excreção de substâncias indesejáveis.

Por Roberta Silva
Nutricionista - CRN-3 14. 113

1 comentário no Vilaclub

Comente!
claudia claudia
Ter, 17/08/2010 - 15h23 - reportar abuso

ola, acabei de saber que estou com pedra na visicuala e queria saber se existe uma alimentacao balanceada para evitar problemas futuros.
Sei que o ideal é a cirurgia, porem estou me programando para marcar a data, mais queria uma orietacao para evitar as crises ate la.

agradecida.

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos