Alfarroba - você conhece?

Ter, 16/09/2008 - 18h04

Alfarroba

De tempos para cá tem se falado bastante da tal alfarroba. Os grãos desta leguminosa são transformados em um alimento parecido com o chocolate.

Publicidade

Porém, ele promete ser mais saudável e menos calórico. O Vila Mulher investigou os reais benefícios do grão para entender suas propriedades.

De certa maneira, as pessoas podem se enganar quanto ao valor nutritivo deste alimento. Da forma como está sendo divulgado pela mídia, ele parece ser a oitava maravilha do mundo. Mas na verdade, não se pode confundir saúde com dieta. A alfarroba sai na frente do cacau por não conter glúten, cafeína e lactose. Já em termos calóricos, os dois produtos não apresentam quase nenhuma diferença. Comparamos as propriedades do fruto com uma barra de chocolate Alpino. Enquanto 25g do Alpino contêm 132 calorias, 7,1g de gordura e 2% de fibra, a mesma quantidade de uma barra de alfarroba contêm 116 calorias, 7,7g e 0% de fibra.

Na verdade, a farinha e a leguminosa são sim muito nutritivas, mas em forma de chocolate, como é consumida na maioria das vezes, não apresenta grandes diferenças do cacau. “Isso porque, no final das contas não é a semente ou apenas a farinha de alfarroba que estamos ingerindo. Na nossa alimentação, os derivados da alfarroba são introduzidos em forma de barras de chocolate, bombons e tabletes, não fornecendo, portanto, as mesmas características nutricionais da farinha”, afirma a nutricionista Vanessa Pimentel, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A nossa repórter Helena Dias experimentou a novidade. “A textura é a mesma e o gosto parecido. A alfarroba deixa um gosto de queimadinho na boca. Para quem procura mais saúde, achei uma ótima opção. Mas se não tiver vantagens em relação à dieta, eu não trocaria pelo chocolate”, diz ela.

“Embora ofereça muitos benefícios para o organismo, a farinha de alfarroba deve ser consumida com moderação, devido ao seu alto conteúdo de taninos. Apesar de serem benéficos ao coração e às artérias, são substâncias que em excesso podem dificultar e até inibir a absorção de proteínas e alguns minerais essenciais ao nosso organismo”, afirma a nutricionista.

Ainda falta inventarem alguma maravilha mais perfeita que o chocolate!

Fonte - MBPress

Leia Também

3 comentários no Vilaclub

Comente!
ana lucia ana lucia
Qua, 04/04/2012 - 15h52 - reportar abuso

olá, será que vocês não inverteram o valor nutricional? o alpino tem fibra mesmo?

responder ao comentário
Alfarroba Curitiba Alfarroba Curitiba
Seg, 08/11/2010 - 14h51 - reportar abuso

Vendemos produtos de alfarroba, os quais podem ser encontrados em nosso site: www.alfarrobacuritiba.com.br. Os produtos são fabricados em Curitiba e vendidos por todo o Brasil. A Alfarroba é uma substituição do cacau, porém possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38 a 45%, contudo nossos produtos não contém sacarose, lactose, glúten e nem cafeína.

responder ao comentário
Ricardo Ricardo
Ter, 06/07/2010 - 01h37 - reportar abuso

acesse o site, descubra uma opção para quem não pode comer chocolate:

http://www.alfarrobacuritiba.com.br/

responder ao comentário

Leia Também

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
O lugar deles é fora da geladeira
O lugar deles é fora da geladeira Veja aqui por vilamulher