Alimentos ajudam a driblar os efeitos da quimioterapia

Sex, 17/06/2011 - 13h53

Alimentos amenizam sintomas da quimio

Pacientes que são submetidos a tratamentos quimioterápicos sofrem com os efeitos colaterais. Muitas vezes o mal-estar é tão intenso que chega a provocar dificuldades para se alimentar e falta de apetite.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, Inca, a quimioterapia é um método que utiliza compostos químicos para tratar doenças causadas por agentes biológicos. No caso de combate ao câncer são denominadas quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.

Embora existam pessoas que não são afetadas, os efeitos colaterais podem ser sentidos logo no primeiro dia.

Publicidade

O Inca lista boca seca, vômito, náuseas e fraqueza muscular como sintomas que costumam aparecer até o terceiro dia de tratamento. Entre a primeira e a terceira semana são frequentes a baixa imunidade, inflamação hemorrágica e mucosites - inflamação na mucosa bucal.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Icesp, vem realizando um trabalho de conscientização junto aos familiares e pacientes da oncologia, chamado cozinha experimental. O intuito é diminuir os males da quimio com a ajuda de uma boa alimentação. Vanessa Moura, nutricionista do Icesp conta que primeiramente é feito um levantamento para se certificar de que o paciente não sofre de desnutrição e que está com o peso ideal.

A cozinha experimental trabalha com intervalo de vinte dias em média, e funciona na segunda e na última terça-feira de cada mês. "Fazemos o possível para ensinar aos pacientes os dez passos da boa alimentação. Explicamos a necessidade de aumentar o consumo de frutas e legumes, além de diminuir a quantidade de gorduras e açúcar", explica Vanessa Moura.

A nutricionista afirma que há mais de um tipo de quimioterapia, mas o tratamento a ser escolhido dependerá do câncer e do local em que se instalou. Por isso, há diversos efeitos colaterais diferentes. Ferida na boca é um dos sintomas indesejados que pode atacar alguns pacientes e outros não. "Quem desenvolveu esses machucados não deve consumir frutas ácidas, mas isso não significa que todos os pacientes que fazem quimio devam ficar longe deste alimento", afirma Vanessa.

Dessa forma, não há alimentos que só façam bem e outros que só façam mal, tudo depende do quadro geral do paciente. A especialista revela que os maiores mitos estão em torno da carne vermelha. Ela é apontada pelo senso comum como desencadeadora da doença, o que não é verdade. "Não existe alimento que cure o câncer, assim como não existe comida que provoque a doença", garante a nutricionista. "É importante ter uma alimentação equilibrada, sem excessos", completa.

No site do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo há diversas receitas que minimizam os efeitos colaterais da quimioterapia. Suco de maçã com limão e hortelã ou então doce de banana com cravo e canela são indicados para combater ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas, vômito e diarréia. Entre os pratos salgados estão rocambole de fubá e almôndegas de aveia, ambos ajudam a combater a ausência ou alteração de paladar, intestino preso, diarréia, náuseas e vômitos.


As dicas do Inca para controlar os sintomas das náuseas são mastigar devagar, diminuir a quantidade de alimento e o tempo entre uma refeição e outra, dar preferência aos pratos gelados ou em temperatura ambiente, beber sucos, chupar picolé, ou até mesmo gelo, e comer em locais bem arejados. As recomendações são para diminuir a quantidade de frituras, doces concentrados e condimentos.

Por Bianca de Souza (MBPress)

1 comentário no Vilaclub

Comente!
Tereza Cristina Almeida Tereza Cristina Almeida
Sáb, 18/06/2011 - 10h05 - reportar abuso

Quanta burrice! o título da matéria é um erro só!
A quimio é um tratamente, não tem "sintomas" e sim efeitos colaterais que variam muito dependendo do tipo de câncer.
O terra deveria contratar jornalistas melhores....

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
“Detox Delivery”, já ouviu falar?
“Detox Delivery”, já ouviu falar? Veja aqui por vilamulher