Alimentos para ativar a memória

Ter, 26/05/2009 - 05h00

Alimentos para ativar a memória

No decorrer da vida, as células, inclusive as do cérebro, são danificadas pelos radicais livres que levam a uma diminuição no ritmo de produção de energia. A ação destes componentes compromete a atuação dos neurônios, provocam o desaparecimento das sinapses e reduz a capacidade de comunicação entre as células e dessa forma prejudica o funcionamento mental.

Após anos de exposição aos radicais livres, os neurônios podem ser destruídos e com isso podem provocar doenças como Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas do cérebro.

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Apesar de ainda não existirem estudos conclusivos sobre o assunto, alguns estudos sugerem que a melhor maneira de evitar isso é fornecer ao cérebro mais antioxidantes e assim combater os radicais livres.

A nutrição adequada e mudanças no estilo de vida, inclusive exercícios físicos e mentais podem contribuir bastante com o bom funcionamento do cérebro, além de facilitar a captação dos neurotransmissores essenciais a memória.

Veja a seguir alguns alimentos que podem ajudar você a ter uma boa memória:

Gema de ovo - Contém colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória. Sua deficiência parece estar associada à doença de Alzheimer, causa comum de demência.

Peixes - Principalmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos graxos ômega 3, poderoso antioxidante.

Frutas e vegetais amarelos - Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora. São alimentos fontes de betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.

Frutas vermelhas - Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória.

Oleaginosas - castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Ricas em vitamina E e selênio, também fontes de antioxidantes.

Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados
Estes alimentos são fontes de vitaminas do complexo B. Ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. Na carne vermelha você encontra também o ferro que pode colaborar com a boa memória.

Como você pode perceber vários alimentos são fontes de antioxidantes, então aproveite, tenha uma alimentação variada, consuma todos os grupos alimentares diariamente.


Outras recomendações:

- Aleitamento materno, quando possível até os dois anos de idade;
- Procure se alimentar a cada três horas, para manter um adequado aproveitamento de glicose no cérebro;
- Pratique exercícios físicos regularmente, faz bem para o corpo e para a mente;
- Não esqueça do lazer, separe um tempo para você e faça atividades que te proporcionam prazer e bem-estar.
- Faça atividades que estimulem o raciocínio como palavras cruzadas e outros jogos.

Siga nossas dicas e recomendações e ative sua memória!

Fontes:
ARAÚJO, R. S. Q. Memória: Abordagem Nutricional. Revista Nutrição Saúde & Performance, edição 34, 2007.
CARDOSO, L. Nutrindo o Cérebro. Revista Nutrição em Pauta, edição Março/Abril, 2003.

Por Roberta dos Santos Silva
Nutricionista CRN-3 14.113

9 comentários no Vilaclub

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Fitnatural Fitnatural
Sex, 08/08/2014 - 21h13 - reportar abuso

Ótimo revitalizante físico e mental, bom para memória, com vitaminas, minerais e ginseng

acesse o link --- http://fitnatural.com.br/produto/gerovital/

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karine karine
Ter, 03/12/2013 - 10h30 - reportar abuso

eu esqueço muito rápido as coisas, exemplo: eu guardei um objeto qualquer, na hora que eu vou procurar cadê já esqueci e olha que eu tenho 15 anos imagina quando eu ficar mais velha.

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isabel cristina nunes gar isabel cristina nunes gar
Qua, 25/07/2012 - 12h02 - reportar abuso

estou com muita dificuldade de lembrar -me , por isso estou procurando através dos alimentos melhorar minha saúde

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Anderson Cavalcanti Anderson Cavalcanti
Seg, 07/05/2012 - 11h17 - reportar abuso

Valeu mesmo eu tava muito ruim nas provas me esquecia e agora tá melhorando bastante.

*-:-*

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Andréia de Fátima dos San Andréia de Fátima dos San
Sex, 30/03/2012 - 16h15 - reportar abuso

Adorei saber o que é bom para o nossa memória.Mas tenho uma dúvida não como carne o que posso fazer?
Obrigada

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Nieris Onofre Nieris Onofre
Qui, 02/02/2012 - 15h27 - reportar abuso

Gostei muito dessas recomendações, estou mesmo precisando melhorar minha memória, pois ando muito esquecida das coisas. De agora em diante vou procurar comer mais frutas.

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Idatil Lopes Idatil Lopes
Ter, 24/01/2012 - 19h02 - reportar abuso

Frutas e vegetais amarelos - Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora. São alimentos fontes de betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.

Frutas vermelhas - Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória.

Oleaginosas - castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Ricas em vitamina E e selênio, também fontes de antioxidantes

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julio julio
Ter, 07/09/2010 - 01h34 - reportar abuso

caramba esses alimentos mesmo sao poderossos mesmo apartir de hoje vou injgerir mais alimentos desse tipossss blzzzzzzzzz

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vital de oliveira vital de oliveira
Qua, 23/12/2009 - 00h11 - reportar abuso

Tenho acompanhando com muita atencao todo assunto relacionado ao ativamento da memoria. Vivo noTEXAS USA e a oferta de alimentos saudaveis noa podemos comparar com a grande oferta do Brasil. Hoje fez muito frio.
Feliz Natal

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