Alimentos para o controle do colesterol

seg, 05/09/2011 - 17h32

Pistaçhe é uma das opções que ajudam a controlar o

Preocupada com o colesterol? Conheça os principais alimentos que ajudam a equilibrar os níveis de gordura no seu organismo. O ideal é incluir pelo menos um deles na sua alimentação diária.

Abacate - a gordura monoinsaturada do abacate contribui para o aumento significativo do HDL - o "bom" colesterol.

Aveia - é rica na fibra Beta Glucana, que diminui o LDL. A fibra mantém o bolo alimentar por mais tempo, dando maior saciedade e reduzindo a absorção de açúcar e gordura.

Azeite de oliva - quando utilizado no preparo dos alimentos, ajuda a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL) além de aumentar o colesterol bom (HDL).

Berinjela - o consumo do suco com a casca da berinjela reduz o colesterol em geral até 19%, de acordo com um estudo da Unicamp. A berinjela é responsável por não absorver substâncias que auxiliam na digestão de gordura.

Chocolate - na versão com 70% de cacau, ele evita a obstrução dos vasos sanguíneos, devido aos flavonóides, que contribuem para a redução do mau colesterol. O ideal é consumir 38g de cacau em pó ou chocolate amargo, diariamente (sem exagero).

Gergelim - o gergelim contém lignana, substância que atua na redução do colesterol total. Também é rico em gordura monoinsaturada, que diminui o LDL (colesterol "ruim") do sangue.

Linhaça - a linhaça é rica em ômega 3 e ômega 6, que reduzem o mau colesterol e aumentam o bom colesterol, além de possuir um alto teor de fibras que controlam a taxa de colesterol no sangue.

Maçã - a fruta possui pectina, uma substância que age para equilibrar o colesterol no organismo. Quando é dissolvida na água, ela produz um bolo gelatinoso que absorve os ácidos biliares e diminui a absorção de gordura no sangue.


Pistache - o pistache possui fitoesteróis, substâncias responsáveis por reduzir o colesterol ruim e evitar o entupimento dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardíacas.

Proteína de soja - assim como o pistache, a proteína de soja também contém fitoesteróis que reduzem o LDL, pois diminuem a absorção de gordura.

Por Jessica Moraes

5 comentários no Vilaclub

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maria alzira gomes
ter, 11/02/2014 - 15h39 - reportar abuso

adorei a explicação sobre o que se deve ingerir para manter um bom nível de colesterol

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TANIA
dom, 17/06/2012 - 15h52 - reportar abuso

É muito bom prevenir.

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belicia
seg, 11/06/2012 - 14h53 - reportar abuso

amei essas dicas

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marcelos crisostomo
sex, 01/06/2012 - 11h15 - reportar abuso

gostei da reportagem

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Elenice
qua, 28/03/2012 - 12h03 - reportar abuso

aí vai uma dica para aqueles que tem uma taxa de triglicerides alta...

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