Câncer de Mama

Alimentos que controlam a ansiedade

Qui, 31/03/2011 - 19h17

alimentos que controlam a ansiedade

A ansiedade é um sintoma de mal estar típico da atualidade. As pessoas mal têm tempo para si próprias, e vivem preocupadas e angustiadas, seja pelo trabalho, filhos, contas, famílias e demais problemas e responsabilidades.

Publicidade

Isso acaba prejudicando a saúde mental e a do organismo. Para isso, existem alimentos que podem ser ingeridos ao longo do dia que podem amenizar os efeitos do estresse e da ansiedade.

Alimentos ricos em triptofano, que é uma substância responsável pela sensação de bem-estar, são uma ótima opção para o café da manhã. Nele estão incluídos o leite e seus derivados, como queijo branco e iogurte desnatado, também o abacate, entre outros.

Também dê exclusividade aos carboidratos, como pães, cereais integrais, arroz integral, massas integrais; sementes como nozes, castanhas, lentilhas também são indicadas. Além de calmantes naturais como o maracujá, a camomila e erva-doce podem ser incluídos os peixes, que contém o ômega 3, também responsável por ajudar o sistema nervoso central.

Outras sugestões: o talo da alface ameniza a irritação, porque contém uma substância que chama lactucina e também funciona como um calmante. Alimentos ricos em fibras, encontrados em castanhas e também na aveia, combatem a ansiedade e a depressão.

Mas é preciso ficar longe dos vilões, que têm o potencial inverso - aumentam a ansiedade e o nervosismo, porém num primeiro momento "enganam". É o caso do chocolate, por exemplo, que instantaneamente promove uma sensação de relaxamento e alívio, mas depois a sensação de ansiedade vem muito mais intensa.


Outros vilões que agem da mesma forma são o café, açúcar, o álcool, o refrigerante, cigarro, que são elementos estimulante e podem aumentar a sensação de estresse, por isso o ideal é evitá-los e substituí-los pelos alimentos e bebidas indicados.

Por Jessica Moraes

1 comentário no Vilaclub

Comente!
MARIA NINA MARIA NINA
Sáb, 02/04/2011 - 19h45 - reportar abuso

gostei do que li. porque me orientou a cuidar mais de minha mae que está sofrendo de ansiendade,.
Gostari que voces me orientassem como cuidar de uma velhinha que tem diabetes, hipertensão,é cardiaca,, e ainda tem ansiedade

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos