Moda das Famosas

Alimentos que garantem energia na malhação

Ter, 01/05/2012 - 18h58

Alimentos para garantir energia para malhar

Foto Luigi Diamanti/http://bit.ly/d8Z1wV

Após começar a malhar, duas atitudes na mesa são perigosas para garantir um corpo saudável e forte. O primeiro é comer alimentos calóricos por achar que "pode" já que está se exercitando, a segunda é reduzir a dieta alimentar para garantir melhores resultados com mais rapidez.

Publicidade

Alguns cuidados nas refeições devem ser tomados para garantir energia e ânimo na hora de malhar, sem deixar faltar vitaminas e nutrientes que o corpo precisa para manter o bem estar. Confira algumas dicas para se manter saudável e ainda perder as gorduras indesejadas.

Nada de jejum - Seu corpo precisa ter combustível para treinar ou vai começar a queimar massa magra (músculos) em vez de gordura. O ideal é não deixar passar mais do que quatro horas da última refeição até a hora do exercício.

Coma carboidratos - Eles são nossa fonte de energia e ativadores metabólicos. Esse grupo alimentar deve representar 60% do café da manhã e almoço. São encontrados nos pães, massas, grãos e, em menor quantidade, nas frutas.

Proteínas no prato - Elas fornecem os aminoácidos, essenciais para uma boa recuperação das fibras musculares após os esforços físicos. Leite ou derivados, carnes em geral, soja e ovos são ótimas fontes.

Frutas são essenciais - Coma pelo menos duas a três porções de fruta por dia. Elas, juntamente com verduras e legumes, repõem as vitaminas e os minerais perdidos durante o exercício.

Beba água - A regra de tomar, no mínimo, dois litros de água por dia continua valendo. Se quiser, acrescente água-de-coco ou isotônicos antes, durante e após o exercício. Hidratar-se bem acelera o metabolismo, ajuda na recuperação muscular e auxilia no tratamento da celulite e flacidez.

Mais fibras - Coma alimentos integrais (arroz, pão, lentilha, feijão), folhas, frutas com cascas comestíveis e também o bagaço. Só evite fazer isso instantes antes do treino, pois a digestão desses alimentos é mais lenta.

Diuréticos Naturais - Consuma alimentos diuréticos naturais e nunca laxantes ou medicamentos similares. Erva-doce, salsão, coentro, berinjela e endívias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá ajudam a evitar a retenção de líquidos, favorecendo o emagrecimento.

Fim do estômago vazio - Não deixe o estômago vazio por mais de três horas consecutivas. O objetivo é acelerar o metabolismo e manter seu corpo ativo, usando a gordura como fonte de energia. Nos intervalos das principais refeições, saboreie lanches rápidos e leves, como uma fruta, um iogurte ou uma fatia de pão com queijo light.


Corte doces, frituras e o álcool - As chamadas calorias vazias dos doces levam o corpo a usar somente uma parte como fonte de energia, o resto é acumulado em forma de gordura. Já as bebidas alcoólicas, que são tóxicas ao organismo, serão queimadas primeiro pelo corpo, levando o restante dos nutrientes da dieta ao mesmo destino indesejado: os pneuzinhos.

Por Carmem Sanches

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos