Especiais > Espelho da Beleza |

Amendoim faz bem ao coração

seg, 11/06/2012 - 05h17

Amendoim é rico em propriedades benéficas ao coraç

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

Pesquisa recente do Ibope aponta que 75% dos brasileiros têm o hábito de comer amendoim. Além de saboroso, após ser torrado, também é um ótimo ingrediente para diversas receitas.

Mas muita gente desconhece as propriedades nutricionais do alimento. Entre os participantes da pesquisa, 12% acreditam que o alimento é constituído apenas de gordura e colesterol ruim.

A má fama do amendoim é falsa, já que é um forte protetor do coração. Isso porque contém nutrientes para reduzir o colesterol LDL, a faceta ruim da molécula, e manter as artérias sempre saudáveis, afastando o risco de doenças cardiovasculares.

É o caso dos fitoesteróis, substâncias que competem com o LDL na hora em que ele gruda em células para ser absorvido pelo organismo. "Os fitoesteróis enganam o organismo, tomando o lugar do mau colesterol e favorecendo sua eliminação", esclarece a pesquisadora Neuza Maria Brunoro Costa.

Uma substância favorável ao coração, encontrada em abundância no amendoim, é o resveratrol, aquele corante natural que está em uvas e cebolas roxas. Por ser um poderoso antioxidante, age impedindo que o colesterol LDL forme placas enrijecidas nas artérias, a gênese da aterosclerose, um entupimento generalizado que abre caminho para a ocorrência de um infarto.

Um aminoácido pouco estudado na leguminosa é a arginina, que dentro do organismo se transforma em óxido nítrico. "Ele relaxa as artérias, o que aumenta o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial", ensina o nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia, José Alves Lara Neto.

Como toda oleaginosa, o amendoim é fonte de ácidos graxos monoinsaturados, as gorduras do bem - incluindo o ômega-3. "Ele ainda fornece grandes quantidades de potássio, magnésio e vitamina E", numera o especialista.

Vale lembrar que os dois últimos nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do cérebro. Já o potássio é célebre por evitar cãibras e fortalecer os ossos. Tudo isso é, sem dúvida, um prato cheio para a sua saúde.

Apesar de todos esses benefícios, é preciso cautela com o consumo, principalmente os industrializados, aqueles coloridos ou com cascas variadas, que contém sódio em excesso. Os corantes, conservantes e outros ingredientes adicionados ao amendoim aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como a pressão alta.

É importante também se atentar à quantidade. "O ideal são 30 gramas por dia, que podem ser consumidos entre as refeições para aplacar a fome", destaca a nutricionista Vanderli Marchiori.


Para fugir das armadilhas, a nutricionista ensina uma dica: torrá-lo em casa. "É só comprá-lo cru e deixá-lo, com casca ou sem, por dez minutos no forno. Daí, ele pode ser usado do jeito que preferir." E você consegue controlar o sal.

Por Carmem Sanches

NENHUM COMENTÁRIO NO VILACLUB

Comente!

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas