Ansiedade: controle com a alimentação

Controle a ansiedade com alimentação

Foto Ambro/http://bit.ly/g43yMx

Com a correria do dia a dia e as constantes cobranças da sociedade contemporânea, muitas pessoas acabam ficando ansiosas, seja pela chegada de ocasiões especiais ou para dar conta das tarefas rotineiras. Para controlar essa ansiedade, nada como uma alimentação equilibrada e rica em produtos naturais, disponíveis na sua cozinha.

Algumas terapias complementares têm tentado auxiliar no controle dessa sensação, que quando em excesso, provoca estresse profundo, o que faz muito mal ao organismo. Uma delas, que trabalha com o reequilíbrio bioenergético, aliado a uma reorientação alimentar, melhora a qualidade de vida e ajuda muito no controle da ansiedade, a Bioenergopatia.

A primeira coisa a fazer para evitar o problema é tirar do cardápio os vilões da ansiedade: chocolate, café e açúcar. Alguns alimentos têm substâncias com o poder de ajudar no controle dessa sensação ruim que é a ansiedade, são eles: leite e iogurte desnatado, queijo branco, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados. Alguns carboidratos como pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, legumes, frutas e mel, também são boas pedidas.

Outras dicas podem ser seguidas por quem quer se livrar da ansiedade:

- Procure facilitar todas as condições para ter uma excelente noite de sono;

- Alimente-se corretamente no café da manhã com fontes de triptofano, substância responsável pela promoção da sensação de bem-estar, como as já citadas e peixes e frutos do mar, aves, carnes magras, vísceras, frutas oleaginosas, açúcar mascavo, mel, entre outros;

- Faça um alongamento durante o banho matinal, para facilitar a entrada do ar nos pulmões e, consequente, a oxigenação do sangue;

- Durante o trabalho tire alguns períodos para pequenos alongamentos e pausas para relaxar;

- Não sofra por antecipação. Os acontecimentos são frutos de sua postura mental. Se não puder controlá-los, controle a sua reação perante os fatos;

- Lembre-se: mantenha a mente calma e poderá encontrar muitas possibilidades para resolver suas questões.


Por Carmem Sanches

Assuntos relacionados: alimentação ansiedade

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