Especiais > Espelho da Beleza |

Benefícios do óleo de cártamo

qua, 24/08/2011 - 17h16

Os inúmeros benefícios do óleo de cártamo

foto: divulgação

O óleo de cártamo é um óleo extraído da semente do cártamo, uma planta mais encontrada em países do hemisfério norte. Esse óleo é rico em ômega 6 e ômega 9, importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares pois entram na composição do colesterol bom, o HDL. Esses compostos são também encontrados em grandes quantidades em outros óleos como o de soja, azeite, em peixes e frutos do mar.

A nutricionista Lunara Freitas afirma que outro benefício do óleo de cártamo é a grande quantidade de vitamina E encontrada em sua composição. "Essa vitamina previne a formação de radicais livres, responsáveis pelo aparecimento de alguns cânceres, envelhecimento celular e da da aterosclerose", explica Lunara.

Por ser um alimento, o óleo pode ser ingerido por qualquer pessoa, desde que em quantidades moderadas. Por ser um óleo de sabor suave, pode ser consumido com o azeite em saladas. "É importante que seja adicionado a alimentos frios ou à temperatura ambiente para conservar suas propriedades. Também pode ser utilizado em preparações quentes substituindo o azeite e óleo de soja, porém perdendo uma parte de suas propriedades", acrescenta a nutricionista.

No entanto, a forma mais comum deste óleo é encontrada em cápsulas que facilitam sua ingestão.

Segundo ela, os efeitos benéficos do consumo de óleo do cártamo mais estudados atualmente são redução do peso corporal, aumento do metabolismo, ganho de massa muscular, prevenção e tratamento de diabetes mellitus tipo 2, inibição de células cancerosas, diminuição das concentrações de colesterol LDL e glicose no sangue, entre outros.

Na redução da gordura corporal, a nutricionista explica que o óleo do cártamo age inibindo as enzimas lipogênicas (LPL), responsáveis por estocar a gordura, estimulando a ação das enzimas lipolíticas, que queimam a gordura.

Além disso, pessoas que praticam atividades físicas regularmente podem ter seus efeitos potencializados, sendo aumento da perda de gordura corporal, aumento da massa muscular e definição dos músculos.


Por ser um alimento muito estudado atualmente, existem diversos sites que vendem cápsulas do óleo. Também podem ser encontrados em farmácias e lojas de suplementos esportivos. A nutricionista alerta que é importante o consumidor verificar a procedência do produto e se ele possui o selo da ANVISA. "Outra informação importante é verificar se no rótulo a quantidade de CLA (ou ácido linoléico conjugado ou ALC) é maior que 70% da composição do produto. Nesse caso, o produto está fora das normas da ANVISA e pode provocar riscos à saúde", ressalta.

De acordo com Lunara, a quantidade recomendada para ingestão do óleo diariamente é de duas colheres de chá, em momentos diferentes do dia, por exemplo: café da manhã e jantar. No caso das cápsulas, deve-se seguir a recomendação contida no rótulo.

Por Jessica Moraes

12 comentários no Vilaclub

Comente!
jucileia Rodrigues dos Santos
ter, 23/09/2014 - 18h55 - reportar abuso

Olá eu comprei hoje esse óleo estou doida p começar a tomar .eu não quero emagrecer so quero perder gordura localizada na barriga.

responder ao comentário
Alexandre
sex, 19/09/2014 - 04h52 - reportar abuso

Estou tomando esse milagroso Óleo e estou me sentindo ótimo de saúde, pois sou diabético, minha taxa já chegou até 500, hoje em dia não chega nem a 100, pois faço o HGT todos os dias, estou muito feliz por esse resultado e pra terminar o meu peso era 98, hoje meu peso é exatamente 80, muito bom. Não tenho o que reclamar desse Óleo milagroso, me ajudou até dá disposição no cotidiano, pois tenho depressão, tomo anti-depressivo juntamente com o óleo de Cártamo e está me ajudando bastante.

responder ao comentário
greyci
qua, 23/04/2014 - 18h22 - reportar abuso

eu estou tomando a duas semanas, e já tó sentindo o resultado é muito bom mesmo.foi o meu médico que me indicou podem conferir.

responder ao comentário
karla
ter, 21/01/2014 - 17h02 - reportar abuso

quero saber se funciona mesmo, pq eu ñ quero emagrecer só quero perder gordura a barriga pois estou com uns pneuzinhos...

responder ao comentário
Rose mayumi carneiro teramoto da si
quin, 07/11/2013 - 18h23 - reportar abuso

EU COMEÇEI A TOMAR E ESTOU SENTINDO DIFERENÇA ELE REALMENTE FUNCIONA ... MUITO BOM ..

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas