Beterraba ajuda a desintoxicar o organismo

Qua, 30/05/2012 - 05h00

Benefícios da beterraba

Foto/Reprodução Cyber Cook

Criado para eliminar as toxinas e substâncias nocivas ao corpo, o fígado é um órgão que precisa constantemente passar por uma desintoxicação. Esse processo, se feito de forma natural, é muito melhor para o organismo. Um ótimo alimento que propicia essa desintoxicação é a beterraba.

A beterraba tem sido usada para combater toxinas do fígado e aumentar o nível geral de saúde dos indivíduos por muitos anos.

Publicidade

O alimento pode ser facilmente integrado a dieta para manter o fígado trabalhando em um nível ideal, uma vez que pode ser cozido, ralado ou torrado.

Beterrabas são benéficas para a saúde por muitas razões. Elas são um vegetal altamente antioxidante e ainda contém uma série de substâncias importantes, incluindo: betaína, betalaínas, fibra, ferro, betacianina, folato e betanina.

Pectina, que é uma fibra encontrada na beterraba, também ajuda a limpar as toxinas para serem retiradas do fígado, permitindo que sejam levadas para fora do sistema em vez de serem reabsorvidas pelo corpo. Devido a esta propriedade, muitos profissionais da área médica incentivam as pessoas a comerem a beterraba crua, para que estas fibras possam ser ingeridas o mais completamente possível.

Betaína é a substância que estimula as células do fígado a se livrarem de toxinas. Além disso, a betaína age para proteger os dutos do fígado e bílis, que são importantes para o fígado funcionar corretamente. O suco de beterraba pode ser altamente benéfico, pois permite que a betaína permaneça intacta.

Esta substância em particular é também dita por alguns para diminuir o risco de doenças da artéria coronária e cerebral, uma vez que reduz a inflamação no corpo, permitindo que os vários sistemas funcionem sem interrupção.

Além disso, a beterraba tem sido associada à cura do fígado, diminuição da homocisteína, uma melhora na produção de ácido do estômago, prevenção da formação de radicais livres no LDL, e a prevenção de câncer de pulmão, fígado, pele, baço e câncer de cólon.

Embora estes benefícios para saúde não estejam diretamente ligados à desintoxicação do fígado, eles permitem ao corpo como um todo trabalhar com mais eficiência. Porque os sistemas do corpo estão todos interligados e dependem um do outro para funcionar corretamente, isso indiretamente afeta a capacidade do fígado de se livrar de toxinas e continuar a trabalhar em um nível ideal.

A dose recomendada de beterraba varia de acordo com cada pessoa, então o melhor caminho a percorrer seria integrá-las em uma dieta e começar o dia com suco de beterraba em vez de café, você poderá adicionar beterraba ralada em saladas e outros pratos, se for o caso, e incluir uma beterraba cozida ou assada no seu jantar o mais rápido possível.

Confira receitas práticas que utilizam beterraba:

Suco de laranja com cenoura e beterra

Ingredientes: 6 laranjas grandes, 1 beterraba e 1 cenoura grande;
Modo de preparar: Passar a beterraba e a cenoura na centrífuga; misturar o restante com o suco de laranjas e adoçar com mel.

Salada Simples

Ingredientes: 1 alface americana, 2 cenouras raladas, 1 beterraba ralada, 1 tomate sem pele e sem sementes e 1 cebola cortada em rodelas ou picadas;
Molho: 1 colher de chá de sal, 1 pitada de açúcar, 1 colher de sopa de azeite de oliva e 2 a 3 colheres de vinagre;

Modo de preparar: lavar bem os ingredientes, rasgue as folhas do alface para que fiquem menores, rale as cenouras e beterraba, pique o tomate após retirar a pele e as sementes, corte as cebolas. Junte tudo. Para fazer o molho, junte o açúcar, sal, azeite e vinagre numa xícara, misture bem e jogue sobre a salada. Está pronto!

Purê de batata com beterraba

Ingredientes: 2 batatas grandes, 1 beterraba grande, manteiga e leite.


Modo de preparar: cozinhe as batatas e beterrabas sem casca numa panela de pressão por cerca de 35 minutos. Reserve a água da panela. Coloque a batata e a beterraba numa vasilha, coloque um pouco de manteiga e leite e comece a amassar até ficar bem misturado e sem pedaços, caso seja necessário, coloque mais um pouco de leite. Se as crianças não gostam de beterraba, uma boa opção é incluir no purê depois de pronto, a beterraba ralada.

Por Carmem Sanches

1 comentário no Vilaclub

Comente!
ELEUTÉRIO JOÃO ALVES ELEUTÉRIO JOÃO ALVES
Qua, 30/05/2012 - 13h41 - reportar abuso

EXCELENTE NOVIDADE VOU CONSUMIR BASTANTE BETERRABA

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Alimentos que só parecem ser magros
Alimentos que só parecem ser magros Veja aqui por vilamulher