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Dieta Paleolítica: a dieta dos nossos ancestrais

Seg, 08/04/2013 - 18h30

Dieta Paleolítica a dieta dos nossos ancestrais

Uma nova dieta vêm conquistando as celebridades de Hollywood, entre eles Megan Fox, Channing Tatum e Jessica Biel. Na verdade, de nova essa dieta não tem nada.

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É a Dieta Paleolítica, que sugere um retorno aos hábitos alimentares do homem primitivo.

A proposta seria uma pirâmide alimentar com base no consumo de proteínas magras, carboidratos de verduras, açúcares de frutas e gorduras de peixes e oleaginosas. Uma das grandes controvérsias gira em torno do leite e seus derivados, além de grãos, carboidratos simples e até tubérculos como a batata, que tem alto índice glicêmico. Esses são vetados da dieta.

A justificativa é de que ao detectar algo desconhecido, o organismo trabalha para combatê-lo, mas o excesso de resíduos causa distúrbios, inflamações e doenças. O glúten, proteína do trigo, por exemplo, está presente na maioria dos produtos industrializados e não é totalmente digerido. O corpo então vê aquilo como um invasor e tenta eliminá-lo, deixando as funções tireoidianas mais lentas, causando posteriormente uma desaceleração do metabolismo.

O leite que consumimos hoje, outro exemplo, ao ser maturado e pasteurizado, perde a vitamina D, elemento essencial para se absorver o cálcio. Segundo os especialistas, ele também possui caseína, um tipo de proteína que causa alergia e que o intestino não consegue digerir.

Como conseguir então o cálcio de forma genuína? Os especialistas da dieta Paleo (como é conhecida) sugerem alimentos frescos e verde-escuros, como espinafre, brócolis e couve, por exemplo.

Em relação aos grãos como feijão e lentilha, estes também são abolidos da dieta Paleo, pois são vistos como vilões ao causarem inflamações que desencadeiam problemas como artrite, sinusite e diminuição do tamanho do cérebro.

Os adeptos também criticam as dietas que são totalmente vegetarianas, por serem deficientes em vitamina B12, encontrada em carne animal e essencial para a formação do sangue. A dieta gera ainda mais polêmica por causa dessa ênfase no consumo de carne. A principal característica da Dieta do Paleolítico é o consumo de gordura, algo que contraria a opinião dos médicos, principalmente os cardiologistas.

O que deve ser consumido: carne e peixe o menos processado possível; ovos, marisco, sementes de oleaginosas; legumes folhosos e frutos em abundância, frutos silvestres e morangos (deve-se evitar frutos que foram sofrendo muitas alterações de melhoria de produção e têm maior valor calórico);

O que não deve ser consumido: açúcar ou quaisquer alimentos adoçados; leite e todos os alimentos lácteos; cereais e todos os alimentos produzidos com cereais; batata ou batata doce; leguminosas, incluindo, feijão, soja e lentilhas.

Outros mandamentos do estilo de vida Paleo:

- Corte todo tipo de alimento industrializado e o açúcar refinado;
- Não esquente com a gordura. A dos peixes, por exemplo, é essencial para a abosrção dos nutrientes e para o bom funcionamento do intestino;
- Beba muito água e faça seu "isotônico "primitivo", com duas pitadas de sal e um limão espremido na água;


- Esqueça os pães e as massas e passe a ingerir carnes, com os carboidratos que a natureza criou. Somente os vegetais não bastam.

Por Jessica Moraes

4 comentários no Vilaclub

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sarah sarah
Dom, 16/03/2014 - 16h59 - reportar abuso

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Linda Linda
Ter, 17/09/2013 - 19h21 - reportar abuso

Eis aí uma dieta quase igual a dieta da proteína...

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Luciano Luciano
Ter, 10/09/2013 - 14h37 - reportar abuso

Pessoal, vamos fazer o dever de casa????

A principal dica da dieta paleo é o consumo de gordura, com consumo moderado de proteína!

Mais cuidado com o conteúdo da reportagem!

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José Emerson José Emerson
Ter, 03/09/2013 - 00h44 - reportar abuso

Quem quiser saber mais, basta ler Robb Wolf, Gary Taubes, Loren Cordain ou no Brasil, o blog de José Carlos Souto.

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