Especiais > Espelho da Beleza |

Farinha de soja preta previne o ganho de peso

seg, 22/08/2011 - 11h13

Farinha de soja preta auxilia na perda de peso

Foto/ Divulgação Mundo Verde

Muito se tem comentado a respeito das propriedades emagrecedoras da soja preta. Pois bem, a soja comum, a amarela e a soja preta, tem semelhante conteúdo nutricional, mas a soja preta tem chamado a atenção para o efeito redutor de gorduras e colesterol da farinha produzida. O Vila Equilíbrio traz algumas informações sobre a farinha de soja preta.[/]

A nutricionista Bruna Murta, da rede Mundo Verde, lembra as propriedades da soja preta. "Fonte de antocianina, um antioxidante presente em sua casca, atua na prevenção contra o câncer, principalmente de mama e do envelhecimento precoce. Fonte, também, de fibras solúveis, previne contra diabetes e auxilia na redução do colesterol total, LDL colesterol e triglicérides. Rica em cálcio, mineral importante para a saúde dos ossos e dentes", listou a nutricionista.

Segundo a especialista, "uma pesquisa publicada no Journal of the Science of Food and Agriculture e realizada pela Universidade Hanyang, de Seul (Coréia do Sul) comprovou os benefícios da soja preta, porém, ainda faltam mais pesquisas para justificar exatamente a ação da soja preta no prevenção contra o ganho de peso e diabetes."

A nutricionista explica que a soja preta não possui efeito emagrecedor, mas sim preventivo contra o ganho de peso. "Os nutrientes presentes na soja preta podem afetar o metabolismo de gordura no fígado e tecidos gordurosos, reduzindo a síntese de novos ácidos graxos e colesterol conferindo a ela uma ação antiobesidade. Além disso, por ser fonte de fibras, causa saciedade, reduzindo o apetite", afirmou.

A farinha de soja preta já vem pronta para a utilização em receitas, e tanto os grãos da soja preta quanto a farinha apresentam os benefícios. "Mas para a perda de peso é fundamental a prática regular de atividades físicas e uma alimentação equilibrada. A soja preta irá atuar como um coadjuvante no emagrecimento", explicou.

A nutricionista afirma que a farinha de soja preta pode ser adicionada em sopas, no feijão, na preparação de tortas, bolos e cookies, ou ainda, em iogurtes e vitaminas. Porém, assim como a soja amarela, a soja preta é contraindicada para pessoas com histórico de câncer de mama e hipotireoidismo.


Receita de bolo com farinha de soja preta:

Ingredientes

- 1 e ½ colher de sopa de óleo de milho

- 1 xícara de açúcar demerara

- 2 ovos separados

- 1 1/2 xícaras de farinha de trigo

- 1 xícara de farinha de soja preta

- 1 1/2 xícaras de leite de soja

- 1 colher de sopa de fermento em pó

- Raspa de 1 limão ou 1 colher de chocolate a base de soja

Preparo

Bata o óleo de milho com o açúcar. Junte as gemas, batendo bem. Coloque, alternadamente, as farinhas misturadas com o fermento e o leite, sempre batendo. Coloque a raspa de limão ou o chocolate. Por último, as claras em neve, envolvendo levemente. Leve ao forno por 30 minutos.

Rendimento: 3 pães médios, aproximadamente 45 fatias.

Valor calórico aproximado: 118,94 Kcal por porção.

Fonte: receita adaptada por Bruna Murta - nutricionista Mundo Verde

Por Catharina Apolinário

NENHUM COMENTÁRIO NO VILACLUB

Comente!

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Top Temas