Goji Berry: pequena notável no emagrecimento

sex, 23/03/2012 - 11h42

Goji Berry

Quem não abre mão de manter uma dieta balanceada, está sempre de olho nas novidades que chegam ao mercado brasileiro. E a mais nova delas é uma fruta chamada goji berry, originada e muito consumida na China e no Tibet há milhares de anos.

Essa iguaria tem ganhado destaque devido à sua grande quantidade de vitaminas, minerais e proteínas que auxiliam no bom funcionamento do nosso organismo. Aliada com uma dieta saudável, a goji berry pode ajudar no tratamento de quem tem diabetes, colesterol, problemas cardiovasculares e até na perda de peso.

"A inclusão da goji berry na dieta é muito benéfica por causa dos nutrientes que ela possui e tem ação de antioxidante que retarda o envelhecimento e aumenta a longevidade", afirma engenheira agrônoma Eliza Tomoe Harada.

A nutricionista Dra. Mariana Froes conta que a fruta, por ser rica em aminoácidos, auxilia também no nosso sistema imunológico. "Como é rica em vitaminas do complexo B e C, ela deixa as nossas defesas do corpo mais fortes para lutar."

Libido em alta

Além de aumentar a libido e o desempenho sexual, a goji berry é benéfica para pessoas que têm problemas cardiovasculares e ajuda na diminuição dos níveis do colesterol. "Ela também possui ação anticancerígena, antifúngica e antibacteriana, além de ter substâncias que ajudam a proteger o fígado", conta a Dra. Mariana.

Pesquisas comprovaram que a fruta é um excelente auxílio para a redução de peso. "É por isso que a goji berry é considerada um ‘superalimento’, devido às várias vantagens de usá-la como complemento alimentar", afirma a nutricionista Dra. Priscila Di Ciero.

Mas para que a fruta ajude na perda de peso é necessário que haja uma combinação de ações. "Quando um indivíduo está seguindo uma dieta de emagrecimento, o consumo do goji berry pode complementar, pois além de fornecer os nutrientes, a fruta controla o colesterol e glicose, melhora a disposição e as funções do fígado e dos rins, combate a formação de celulite e reduz peso", conta Eliza.

Cuidado com o uso da fruta. "Toda fruta é fonte de frutose (açúcar de cana) que, consumida em excesso pode aumentar ao invés de reduzir peso. Os diabéticos ou quem tem hiperglicemia necessitam ficar atentos ao consumo da fruta. A quantidade diária varia de pessoa pra pessoa e deve ser definida por um profissional", afirma a Dra. Priscila.


No Brasil, a fruta é encontrada em forma desidrata (fruta seca) e em cápsulas em farmácias de manipulação. "O cultivo da goji berry é somente no Oriente, na região dos Himalaias, e sua colheita é cuidadosa, já que ela é muito sensível: sacodem-se os ramos e recolhem-se os frutos em malhas de bambu. Depois de colhidas e desidratadas, elas ficam parecidas com uva passa", descreve a engenheira agrônoma.

Por Flávia França (MBPress)

1 comentários no Vilaclub

Comente!
simone carla
qua, 18/12/2013 - 08h07 - reportar abuso

quantas frutas devo comer por dia e se é em jejum?

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

drenagem linfáticaemagrecermusculaçãotriglicéridesdietadieta dukandieta detoxzumba