Roberta Silva

Intestino preso! Esse pesadelo pode acabar.

Qui, 10/07/2008 - 16h47

prisao de ventre

Milhares de pessoas sofrem desse mal. Inchaço, sensação de empachamento, mal-estar, irritação, ninguém merece! Sedentarismo, má alimentação e pouca ingestão de água pode ser o motivo deste problema.

Publicidade

Descubra como você pode melhorar essa situação.

O intestino não precisa funcionar como um "reloginho", isso é muito individual, conforme a necessidade de cada organismo. De acordo com alguns médicos, pode-se considerar normal, o intestino funcionar de duas vezes ao dia até duas ou três vezes por semana. Além da freqüência, a consistência das fezes e a quantidade eliminada, depende muito do quanto e do que você come.

Geralmente a primeira opção de quem sofre com prisão de ventre é o uso de laxantes, porém, alerto a todos que tomem muito cuidado com o uso excessivo, pois dessa forma pode agredir a flora intestinal. Depois de um tempo o seu organismo pode se tornar dependente do laxante, ou chegará um tempo em que nem fará mais efeito.

O uso de laxantes só deve acontecer sob prescrição médica e por um período muito curto. E para aqueles que utilizam laxantes para eliminar alguns quilinhos, afirmo que não adianta nada. Você apenas perderá líquido e nutrientes.

Para que o seu intestino funcione melhor, faça um teste, mude alguns hábitos. Passe a consumir fibras solúveis e insolúveis diariamente, se possível em todas as refeições acrescente um alimento fonte de fibras, exemplos de alimentos: frutas (sempre que der com a casca e bagaço), verduras e legumes (de preferência crus), alimentos integrais (pão, biscoito, arroz, torrada), aveia, farelo, semente de linhaça, etc.

Água! Muita água, se o aumento no consumo de fibras aumentar e a ingestão de água for pouca, a situação pode piorar ainda mais. Por isso beba cerca de dois litros de água todos os dias. Mexa-se! Praticar exercícios também colabora com o bom funcionamento do trânsito intestinal.

Se mesmo depois de mudar estes hábitos você ainda sentir dificuldades para evacuar, consulte seu médico e veja o que está acontecendo. Faça o tratamento indicado e livre-se de vez desse pesadelo!

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet (www.cyberdiet.com.br)
e é Pós-graduanda em Atendimento Nutricional.

3 comentários no Vilaclub

Comente!
Isabella Isabella
Qui, 23/02/2012 - 17h56 - reportar abuso

Isso realmente é um pessadelo tenho 11 anos e tenho intestino preso, as vezes da ate medo de ir no banheiro ..
D: Depois desse dica acho que vou mudar minha alimentação.. Vlw

responder ao comentário
Jhully Marques Jhully Marques
Sex, 28/10/2011 - 21h07 - reportar abuso

Minha Filha tem 10 Anos , Ela não Faz As Necessidades faz uns 9 8 Dias ... Estou Muito preocupada com ela , alguém pode me dizer o que fazer ?

responder ao comentário
Otavio Otavio
Sáb, 30/10/2010 - 14h56 - reportar abuso

È realmente desagradavel ter intestino preso, algumas vezes testei a geléia de tamarine, até funciona, mas contem muita açucar e acaba engordando muito. A unica solução para quem tem problemas em cagar é um sistema chamado "roto-ruter" quem nao experimentou este método pode tentar, e somente assim vai se sentir muito bem, só nao sei se depois disso vc vai conseguir sentar.

responder ao comentário

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Dicas para cozinhar sem glúten
Dicas para cozinhar sem glúten Veja aqui por vilamulher