Emagreça já!
Roberta Silva

Intestino preso! Esse pesadelo pode acabar.

Qui, 10/07/2008 - 16h47

prisao de ventre

Milhares de pessoas sofrem desse mal. Inchaço, sensação de empachamento, mal-estar, irritação, ninguém merece! Sedentarismo, má alimentação e pouca ingestão de água pode ser o motivo deste problema.

Publicidade

Descubra como você pode melhorar essa situação.

O intestino não precisa funcionar como um "reloginho", isso é muito individual, conforme a necessidade de cada organismo. De acordo com alguns médicos, pode-se considerar normal, o intestino funcionar de duas vezes ao dia até duas ou três vezes por semana. Além da freqüência, a consistência das fezes e a quantidade eliminada, depende muito do quanto e do que você come.

Geralmente a primeira opção de quem sofre com prisão de ventre é o uso de laxantes, porém, alerto a todos que tomem muito cuidado com o uso excessivo, pois dessa forma pode agredir a flora intestinal. Depois de um tempo o seu organismo pode se tornar dependente do laxante, ou chegará um tempo em que nem fará mais efeito.

O uso de laxantes só deve acontecer sob prescrição médica e por um período muito curto. E para aqueles que utilizam laxantes para eliminar alguns quilinhos, afirmo que não adianta nada. Você apenas perderá líquido e nutrientes.

Para que o seu intestino funcione melhor, faça um teste, mude alguns hábitos. Passe a consumir fibras solúveis e insolúveis diariamente, se possível em todas as refeições acrescente um alimento fonte de fibras, exemplos de alimentos: frutas (sempre que der com a casca e bagaço), verduras e legumes (de preferência crus), alimentos integrais (pão, biscoito, arroz, torrada), aveia, farelo, semente de linhaça, etc.

Água! Muita água, se o aumento no consumo de fibras aumentar e a ingestão de água for pouca, a situação pode piorar ainda mais. Por isso beba cerca de dois litros de água todos os dias. Mexa-se! Praticar exercícios também colabora com o bom funcionamento do trânsito intestinal.

Se mesmo depois de mudar estes hábitos você ainda sentir dificuldades para evacuar, consulte seu médico e veja o que está acontecendo. Faça o tratamento indicado e livre-se de vez desse pesadelo!

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet (www.cyberdiet.com.br)
e é Pós-graduanda em Atendimento Nutricional.

10 comentários no Vilaclub

Comente!
Isabella Isabella
Qui, 23/02/2012 - 17h56 - reportar abuso

Isso realmente é um pessadelo tenho 11 anos e tenho intestino preso, as vezes da ate medo de ir no banheiro ..
D: Depois desse dica acho que vou mudar minha alimentação.. Vlw

responder ao comentário
Jhully Marques Jhully Marques
Sex, 28/10/2011 - 21h07 - reportar abuso

Minha Filha tem 10 Anos , Ela não Faz As Necessidades faz uns 9 8 Dias ... Estou Muito preocupada com ela , alguém pode me dizer o que fazer ?

responder ao comentário
Otavio Otavio
Sáb, 30/10/2010 - 14h56 - reportar abuso

È realmente desagradavel ter intestino preso, algumas vezes testei a geléia de tamarine, até funciona, mas contem muita açucar e acaba engordando muito. A unica solução para quem tem problemas em cagar é um sistema chamado "roto-ruter" quem nao experimentou este método pode tentar, e somente assim vai se sentir muito bem, só nao sei se depois disso vc vai conseguir sentar.

responder ao comentário
elisabete silva elisabete silva
Dom, 18/10/2009 - 22h20 - reportar abuso

Depois que operei a visicula piorou o problema ,so consigo ir ao banheiro depois de toma um laxante. peço socorro porque ja nao aguento mais. Bj obrigada.

responder ao comentário
Liliana Liliana
Qui, 23/07/2009 - 15h44 - reportar abuso

Sempre tive intestino preguiçoso, costumo dizer que o meu intestino está em "coma profundo" kkk
Meu endocrinologista me receitou consumir farelo ou germen de trigo com frutas ou como "farinha" nas refeições do dia a dia!! E como um milagre, o meu intestino ressucitou!!! kkk

responder ao comentário
Qua, 12/11/2008 - 13h36 - reportar abuso

sempre tive meu intestino preguiçoso e com a gravides piorou mto,tive q tomar um laxante natural l(NATURETI),depois passei a tomar uma geléia tbm natural (TAMARINE), mas o q realmente deu certo foi ameixa e aveia como todos os dias e funciona mesmo e alem de tudo eh barato.mas fiz essas mundanças com a orintação de uma nutricionista.
ah!!! a agua eh fundamental!!!!

responder ao comentário
Qui, 07/08/2008 - 21h16 - reportar abuso

ola bela

realmente quando se fala em intestinos, senti até um arrepio, já estive a ponto de ontratar, um carcereiro para aminha prisão de frente, não é fácil não,mas atualmente, depois de passar pela minha geriatra, que me passou uma reeducação limentar, confesso que melhorei 80%, duas receitas, que fazem parte da minha alimentação diária, além clro de engerir muita água.

pela manhã bato no liquidificador uma laranja, uma colher de sopa de linhaça, 3 ameixas pretas sem caroço, e metade de um mamão.

a tarde; coloco um copo de leite, e uma colher de sopa de uvas passas, deixo de molho ,e depois degusto essa mistura em seguida tomo dois copos de água..

ajuda na diminuição do colesterol, e ainda melhora o funcionamento do intestino.

bjus

lizana

responder ao comentário
Qui, 07/08/2008 - 13h59 - reportar abuso

Se vc testar vai comprovar que funciona mesmo.
Quando eu estou com o intestino preo, vou ao mercado e compro milho, cenoura e aveia. Como o milho refogadinho no almoço, junto com a cenoura raladinha, e no lanche uma banana amassada com aveia. No outro dia o intestino volta a funcionar normalmente. É batata! funciona mesmo!

responder ao comentário
Qua, 16/07/2008 - 16h36 - reportar abuso

Na verdade sabemos de tudo isso, mas estou aqui sentada na frente
do computador no escritório devorando biscoitinhos de maçã com canela
e pensando na barriguinha que assim vai ser dificil perder....humm

responder ao comentário
Qui, 10/07/2008 - 21h18 - reportar abuso

Realmente, quando eu bebo água o suficiente tudo funciona.

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos