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Linhaça, quinoa, chia, qual delas consumir?

Qual consumirr Linhaça quinoa ou chia

Foto: Reproduçao Vimeo

Primeiro foi a vez da linhaça, depois veio a quinoa e agora, por último, a semente de chia. Diante disso, fica a dúvida, qual delas consumir?

As três possuem propriedades semelhantes, substâncias funcionais, muitas vitaminas, além de fibras e minerais. Vamos relembrar o que cada uma delas pode fazer pela nossa saúde:

A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, minerais, vitaminas e bastante fibras, além de conter uma substância chamada lignana, que pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa.

Justamente por ter estas propriedades, a linhaça é considerada um alimento funcional. Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada. Você pode incluir em preparações como bolos, tortas, sopas ou acrescentar em frutas, iogurtes, vitaminas, etc. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 62 kcal.

A Quinoa é um grão com alto poder nutritivo, possui proteína de alta qualidade, além das grandes quantidades de vitaminas e minerais. Podemos destacar também a quantidade de fibras presente. As fibras colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo.

Outra vantagem é não ter o glúten em sua composição, dessa forma as pessoas com intolerância ao glúten, a chamada doença celíaca, também podem consumir a quinoa. 1 colher de sopa da quinoa em flocos tem aproximadamente 52kcal.

A semente de chia possui boa quantidade de ômega-3, fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B. Devido a essas propriedades contribui para a saúde na redução do colesterol, controle da glicemia, boa formação óssea, prevenção do envelhecimento precoce e melhoria geral da imunidade do organismo.

Ela está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras preparações.

Como você pode ver os três tem componentes mais do que recomendados para você incluir em sua alimentação. Para quem quer emagrecer, elas podem ajudar com relação a saciedade, ajudando no controle da fome, devido as fibras presentes e também no bom funcionamento do intestino, por isso são ótimas aliadas no processo de eliminação de peso.


Se ficar em dúvida em qual delas escolher, a dica é variedade! Experimente uma, quando acabar consuma outra, ou se preferir tenha as três, teste receitas e, dependendo da preparação ou da forma como irá consumir, você escolhe a que melhor agradar.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

 

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