Medidas caseiras para garantir nutrição correta

Qui, 11/08/2011 - 11h33

Medidas caseiras para garantir nutrição correta

Uma dieta balanceada é importante para um corpo nutrido e saudável. Mas muitas pessoas ainda se confundem quando o assunto é as quantidades corretas de consumo diário de alimentos e bebidas. Mas você pode se basear em medidas caseiras para manter-se nutrido e fugir das calorias extras.

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O Vila Equilíbrio traz a indicação da nutricionista Karine Daud, da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, que indica as medidas e dados nutricionais baseados no Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, numa dieta de 2.000 kcal/dia.

Fatias, unidades, colheres e copos são medidas utilizadas no dia a dia. A nutricionista indica as porções para o consumo correto dos alimentos e bebidas que fazem parte da mesa dos brasileiros. Um erro nas medidas em gramas e mL altera os valores nutricionais e prejudica a ingestão de nutrientes. Para a nutricionista há diferenças consideráveis nas medidas. "O ideal é medir da mesma maneira que estamos acostumados, como é o caso das fatias, copos e colheres", afirmou.

Para manter uma boa nutrição uma das dicas é cultivar atitudes saudáveis durante as refeições, colaborando na absorção dos nutrientes, auxiliando na saciedade e no bom funcionamento do organismo. "Um exemplo é a mastigação, não devemos estabelecer um número restrito de mastigadas e sim atentar ao fato que o movimento envia sinais ao cérebro para que assimile a informação. É uma questão de hábito, que a sociedade perdeu ao longo do tempo pela correria do dia-a-dia", afirmou.

Medidas e porções

Queijos - Os queijos tipo mussarela e prato estão entre os preferidos da população. Segundo a nutricionista, três fatias de queijo tipo mussarela equivalem a uma porção. Para o queijo prato a quantidade cai para 1 e ½ fatia. A espessura da fatia tem fator relevante na dieta. Um corte médio de queijo é o realizado em fatiador, os manuais costumam ser mais grossos.

Derivados de leite - No caso dos derivados do leite, como os laticínios, recomenda-se o consumo diário de três porções e o uso das colheres para medir a quantidade consumida. Por exemplo, para quem consome requeijão, a porção equivale a 1 e ½ colher de sopa (45g), já a geléias uma colher de sopa (34g) e a margarina vegetal ½ colher de sopa (9,8g).

Arroz, tubérculos, pães e massas - Para o grupo do Arroz, Pães, Massas, Batata e Mandioca o ideal é comer seis porções. Para os pães cada porção corresponde a duas fatias de forma tradicional (43g) ou um pão de hot dog (50g) ou um do tradicional francês (50g). Um dos mitos da culinária é a medida de arroz, no qual quatro colheres de sopa equivalem a uma porção. Cada colher de sopa (32g) a mais acrescenta em média 40 calorias. É válido lembrar que 100g de arroz branco possui 128kcal em média.

Sucos de fruta - No caso dos sucos e frutas é válido lembrar que a recomendação é de três porções diárias no mínimo. Sempre optar pelos naturais, que não possuem conservantes. Entre os preferidos dos brasileiros estão o de laranja, no qual a porção equivale a 187mL, abacaxi 125mL, melão 170mL e o de tangerina 164 mL.

Verduras e legumes -
As verduras e legumes possuem baixa caloria e alto valor nutricional. Cada porção desses alimentos possui 15 kcal em média e devem fazer parte das refeições. A nutricionista explica que nestes casos também existe uma porção mínima recomendada para o consumo diário. Entre elas, podemos destacar a alface e a escarola que, por exemplo, a indicação é comer 15 folhas de cada, já o agrião 22 ramos, a couve-flor cozida 3 ramos, a beterraba crua e ralada 2 colheres de sopa e a cenoura crua e picada 1 colher grande (tipo de servir), entre outros.

Colher cheia?

Outra confusão muito comum é a medida feita por meio das colheres. A avaliação do que significa uma colher cheia pode variar e dessa maneira alterar os valores nutricionais do alimento e do prato a ser preparado.


Copos e xícaras

É preciso identificar o uso correto dessas opções e lembrar que um copo de requeijão equivale a 250 mL de água e uma xícara de chá a 200 mL. A melhor opção é utilizar o copo medidor que considera também a densidade dos alimentos e bebidas.


Por Catharina Apolinário

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