Mix de ervas termogênicas e desintoxicantes para emagrecer

quin, 19/04/2012 - 09h44

Mix de ervas termogênicas

Foto Piyachok Thawornmat Images http://bit.ly/pZS9NB

Além de aliviar desconfortos e ser uma ótima bebida para acompanhar um lanchinho leve, os chás são ótimos aliados para quem deseja perder peso. E o que se tem feito bastante é misturar numa mesma xícara de chá ervas com efeitos diferentes, como as termogênicas, diuréticas e desintoxicantes.

As termogênicas ajudam a acelerar o metabolismo, facilitando a queima da gordura. "Algumas delas também ajudam na diminuição do colesterol", conta a nutricionista funcional Gabriela Maia. Entram nesse grupo os chás verde, branco e vermelho, casca de laranja amarga, fucus, hibiscus, carqueja e mate.

As ervas diuréticas ajudam no funcionamento dos rins e, consequentemente, na eliminação de toxinas que atrapalham o bom funcionamento do organismo e do sistema linfático, que é o responsável por "drenar" as toxinas. "Quando todo esse processo não está funcionando direitinho, dificulta o emagrecimento e causa aquela sensação de inchaço", explica a profissional. Entram nesse grupo as ervas cabelo de milho, cavalinha, quebra pedra e alfafa.

Já as ervas desintoxicantes (boldo, alcachofra, hortelã, centelha asiática, camomila, dente de leão, erva doce, sálvia, cardo mariano e espinheira santa) atuam no fígado, o órgão-chave no processo de desintoxicação. A nutricionista lembra: "Essas ervas também facilitam a eliminação de toxinas pelo organismo e ajudam na redução dos gases, evitando a sensação de barriga inchada". Mas é importante lembrar que esses chás só dão resultados quando integram uma dieta balanceada. Caso contrário, o efeito não será como o esperado.

Mix com apenas 3 ou 4 ervas

O ideal é que o chá contenha no máximo três ou quatro ervas, pois quanto mais ingredientes, menos princípios ativos em boa quantidade você vai ter. "A maioria dos princípios ativos das ervas competem entre si e, assim, o benefício fica reduzido. Outra dica é não comprar esses chás de 20, 30 ervas, porque são tantas misturadas que no final o princípio ativo de cada uma fica mínimo e dando o efeito esperado", orienta Dra. Gabriela.

Para você não enjoar da bebida, troque a receitinha a cada três ou quatro dias. Neste período, as ervas já agiram no organismo. E não precisa abusar: três xícaras de chá são suficientes. "Tome uma xícara pela manhã e divida duas à tarde até às 18h, principalmente para os termogênicos, como o chá verde, que contém cafeína e pode influenciar na qualidade do sono.", alerta Dra. Gabriela.

Importante: chás têm contraindicações, viu? A nutricionista lembra que as ervas termogênicas não podem ser utilizadas em excesso por pessoas com pressão alta ou com problemas cardíacos, porque têm a tendência de aumentar os batimentos cárdicos. "Na gestação todas as ervas, até as mais inofensivas, devem ser evitadas, porque a maioria pode ser abortiva", acrescenta.

E os idosos que ingerem mais medicamentos ou mesmo adultos que já tem alguma doença é mais indicado que, antes de se consumir, procurem a orientação de um profissional. As ervas podem interagir com o remédio em uso.


Para fazer uma xícara de 200ml use uma colher de sobremesa rasa da erva escolhida. Evite recipientes de metais como o inox e o alumínio, pois estes interferem no chá. E não precisa ferver a erva. O certo é esquentar a água e, quando estiver quase fervendo, desligar o fogo, colocar as ervas, abafar por cinco minutos, coar e servir em seguida.

"Tome o chá feitinho na hora, porque seus princípios ativos estão em maior quantidade. Caso contrário, deixe na geladeira, ou em local fresco, e longe da luz por até 12 horas", indica Dra. Gabriela. E completa: "Evite comprar ervas abertas, porque não se sabe a origem, armazenamento e qualidade final. Prefira as que vêm em sacos fechados. E na hora de guardar, use um pote de vidro fechado em um armário fechado, para evitar a exposição à luz".

Por Juliana Falcão (MBPress)

2 comentários no Vilaclub

Comente!
Samantha Soares Silva Marques
quin, 04/04/2013 - 08h34 - reportar abuso

Estou amamentando, posso tomar qualquer tipo de chá indicado acima?

responder ao comentário
regina rosar
quin, 26/04/2012 - 10h14 - reportar abuso

gostei muito,faço usa das ervas e tenho bom resultado.obrigado...

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinzabeyoncé 50 tons de cinzabolo de cenourabolo de chocolatecabelos curtoscortes de cabeloescova progressivamaquiagemtrançasunhas decoradas