Câncer de Mama

Morango e seus benefícios

Qua, 21/09/2011 - 05h00

Morango e seus benefícios

Uma fruta que associa sabor, cor, aroma, beleza. Estamos falando do morango, uma fruta em que dez unidades médias possuem apenas 50 calorias! É hora de aproveitar seus benefícios, já que a safra está ótima, que é quando a fruta está em sua plenitude nutricional.

Publicidade

A nutricionista Rosane França destaca outras importantes propriedades da fruta, tal como a vitamina C, que é um antioxidante excelente na prevenção de infecções e gripes, além de fortalecer capilares dentes e ossos.

Além disso, a nutricionista explica que a antocianina é a substância que dá essa cor maravilhosa ao morango e também é antioxidante que auxilia na prevenção do envelhecimento da pele e da arteriosclerose.

"O morango também contém piroxidina (vitamina B6) que é benéfica para mulheres. Além disso, é rico em fibras e melhora as funções intestinais", acrescenta Rosane.

O magnésio e o potássio, também presentes, causam um leve efeito diurético, benéfico para quem sofre com retenção de líquidos ou hipertensão arterial. Junto com o fósforo, esses três são excelentes mantenedores do sistema nervoso, de acordo com a especialista.

Se você consumir morango, não vai se esquecer desses benefícios porque a fisestina, outra substância presente no morango, estimula o cérebro e melhora a memória.

A nutricionista ainda preparou uma receita diferente com a fruta: O risoto de morango!

Ingredientes - 2 xícaras (chá) de arroz; 2 xícaras (chá) de morangos picados; 1 xícara (chá) de vinho branco seco; 1 litro e meio de caldo de legumes (de preferência feito em casa); 2 dentes de alho; 4 colheres (sopa) de azeite e 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.

Modo de Preparo - Lave os morangos sob água corrente. Retire as folhinhas e despreze. Separe e pique os ingredientes pedidos na receita. Depois coloque o caldo numa leiteira e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e reserve.

Enquanto o caldo aquece, coloque 2 colheres (sopa) de azeite numa panela e leve ao fogo baixo. Quando o azeite esquentar, junte a cebola picada e refogue, mexendo bem, até que fique transparente. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.

Depois adicione o vinho e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, acrescente um 1/3 do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione mais 1/3 do caldo e repita a operação, sempre em fogo alto.

Assim que o caldo evaporar, acrescente os morangos picados, o caldo restante, o alho e continue mexendo.

Verifique o ponto: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Caso seja necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.


Quando atingir a consistência de risoto, desligue o fogo, junte as 2 colheres (sopa) de azeite restantes e o vinagre balsâmico. Misture. Acrescente o parmesão ralado e sirva o quanto antes, bem quente.

Por Jessica Moraes

3 comentários no Vilaclub

Comente!
Estéfany Estéfany
Ter, 18/09/2012 - 14h39 - reportar abuso

Gente, na boa esse tal de risoto de morango deve ser horrível. Caldo de legume com morango... pelo amor de Deus.

responder ao comentário
Seg, 20/08/2012 - 13h24 - reportar abuso

o morango perde as propriedades se for congelado??

responder ao comentário
Joselma rodrigues Joselma rodrigues
Qui, 09/02/2012 - 14h01 - reportar abuso

Muito gostoso o morango...

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos