Morango e seus benefícios

Qua, 21/09/2011 - 05h00

Morango e seus benefícios

Uma fruta que associa sabor, cor, aroma, beleza. Estamos falando do morango, uma fruta em que dez unidades médias possuem apenas 50 calorias! É hora de aproveitar seus benefícios, já que a safra está ótima, que é quando a fruta está em sua plenitude nutricional.

Publicidade

A nutricionista Rosane França destaca outras importantes propriedades da fruta, tal como a vitamina C, que é um antioxidante excelente na prevenção de infecções e gripes, além de fortalecer capilares dentes e ossos.

Além disso, a nutricionista explica que a antocianina é a substância que dá essa cor maravilhosa ao morango e também é antioxidante que auxilia na prevenção do envelhecimento da pele e da arteriosclerose.

"O morango também contém piroxidina (vitamina B6) que é benéfica para mulheres. Além disso, é rico em fibras e melhora as funções intestinais", acrescenta Rosane.

O magnésio e o potássio, também presentes, causam um leve efeito diurético, benéfico para quem sofre com retenção de líquidos ou hipertensão arterial. Junto com o fósforo, esses três são excelentes mantenedores do sistema nervoso, de acordo com a especialista.

Se você consumir morango, não vai se esquecer desses benefícios porque a fisestina, outra substância presente no morango, estimula o cérebro e melhora a memória.

A nutricionista ainda preparou uma receita diferente com a fruta: O risoto de morango!

Ingredientes - 2 xícaras (chá) de arroz; 2 xícaras (chá) de morangos picados; 1 xícara (chá) de vinho branco seco; 1 litro e meio de caldo de legumes (de preferência feito em casa); 2 dentes de alho; 4 colheres (sopa) de azeite e 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.

Modo de Preparo - Lave os morangos sob água corrente. Retire as folhinhas e despreze. Separe e pique os ingredientes pedidos na receita. Depois coloque o caldo numa leiteira e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e reserve.

Enquanto o caldo aquece, coloque 2 colheres (sopa) de azeite numa panela e leve ao fogo baixo. Quando o azeite esquentar, junte a cebola picada e refogue, mexendo bem, até que fique transparente. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.

Depois adicione o vinho e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, acrescente um 1/3 do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione mais 1/3 do caldo e repita a operação, sempre em fogo alto.

Assim que o caldo evaporar, acrescente os morangos picados, o caldo restante, o alho e continue mexendo.

Verifique o ponto: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Caso seja necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.


Quando atingir a consistência de risoto, desligue o fogo, junte as 2 colheres (sopa) de azeite restantes e o vinagre balsâmico. Misture. Acrescente o parmesão ralado e sirva o quanto antes, bem quente.

Por Jessica Moraes

3 comentários no Vilaclub

Comente!
Estéfany Estéfany
Ter, 18/09/2012 - 14h39 - reportar abuso

Gente, na boa esse tal de risoto de morango deve ser horrível. Caldo de legume com morango... pelo amor de Deus.

responder ao comentário
Seg, 20/08/2012 - 13h24 - reportar abuso

o morango perde as propriedades se for congelado??

responder ao comentário
Joselma rodrigues Joselma rodrigues
Qui, 09/02/2012 - 14h01 - reportar abuso

Muito gostoso o morango...

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
O lugar deles não é na geladeira!
O lugar deles não é na geladeira! Veja aqui por vilamulher