Onde encontrar as vitaminas em cada alimento

sex, 26/08/2011 - 16h44

Onde encontrar as vitaminas em cada alimento

Querendo saber onde encontrar nos alimentos as principais vitaminas? A nutricionista clínica funcional Renata Kutwak listou as principais vitaminas que o organismo precisa, quais suas funções e em quais alimentos encontrar. Confira!

Vitamina A - é uma vitamina lipossolúvel, chamada de retinol em referência à retina, pois apresenta papel essencial na visão, crescimento e desenvolvimento ósseo, imunidade e reprodução normal. É encontrada na carne de fígado, na cenoura, no espinafre, na batata-doce, melão, brócolis, damasco.

Vitamina C - Conhecida como a vitamina antiescorbuto, é facilmente absorvida a partir do intestino delgado para o sangue. Também é uma vitamina considerada antioxidante e auxilia a absorção de ferro.

"Além disso, está envolvida na absorção de colágeno, substância proteica da qual depende a integridade das estruturas celulares em todos os tecidos fibrosos, incluindo o tecido conjuntivo, cartilagem, dentina, pele e tendão. Também está envolvida na cicatrização de feridas, fraturas, sangramentos gengivais e reduz a suscetibilidade às infecções", explica a nutricionista. Onde encontrar: acerola, pimentão verde, abacaxi, goiaba, laranja, tangerina, morango, kiwi, limão.

Vitamina D- Vitamina reconhecida como anti-raquitismo, encontrada primeiramente no óleo de figado de bacalhau, capaz de curar o raquitismo, mas sua forma ativa necessita da síntese renal. Onde encontrar: arenque (peixe), salmão, leite de vaca, sardinha, fígado de frango, óleo de figado de bacalhau.

Vitamina E - Vitamina antioxidante, protege as membranas celulares da deterioração por radicais livres e é reconhecida como uma vitamina antienvelhecimento. Onde encontrar: amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, gema de ovo, nozes, gérmen de trigo.

Folato - É essencial na divisão celular, formacão de hemácias e leucócitos na medula óssea e para sua maturacão. Onde encontrar: vegetais de folhas verdes, bife de boi magro, feijões, lentilhas, aspargos, brócolis, couve.

Ácido pantotênico - Está envolvido na síntese de colesterol, fosfolipídeos, hormônios esteroides. É essencial no metabolismo celular. Onde encontrar: fígado, gema de ovo, leveduras.

Biotina - Também conhecida como vitamina H, funciona como coenzima para reações envolvidas na síntese de aminoácidos e purinas e é importante na produção de ácidos gordos, que são essenciais na manutenção de pele, cabelo, unhas, bem como todo o restante tecido conjuntivo. Onde encontrar: cogumelos, gema de ovo, fígado, frutas (melão, morangos, melancia).

Vitaminas do complexo B

Vitamina B1 (Tiamina) - tem papel fundamental na transformação energética e condução de membranas e nervos. Possui elementos de defesa contra infecções, ajuda nos desenvolvimento dos dentes e a conservação do esmalte, no desenvolvimento ósseo e ajuda na proteção respiratória.

Onde encontrar: fígado, vísceras, legumes, grãos integrais, germe de trigo, gema de ovo.

Vitamina B2 (Riboflavina) - funciona como coenzima FAD, componente essencial à produção de energia através da cadeia respiratória. Age na regeneração sangüínea, no trabalho cardíaco, aparelho ocular e no fígado. Ajuda na cicatrização de feridas nos lábios, língua, ferida na boca. Onde encontrar: leite, queijo cottage, vísceras, carnes magras, folhas verde-escuras.

Vitamina B3 (Niacina) - funciona como componente das coenzimas NAD e NADP, que estão presentes em todas as células. É importante para a manutenção do equilíbrio da pele e sistema nervoso. Onde encontrar: peixes, amendoim, leite, legumes, aves, carnes magras.

Vitamina B6 (Piridoxina) - São coenzimas relacionadas ao metabolismo proteico, auxiliando na manutenção do sistema imunológico. Onde encontrar: carne de porco, vísceras, legumes, banana, batata, aveia.


Vitamina B12 (Cobalamina) - Efetiva no tratamento de anemia permiciosa. É uma substância cristalina vermelha e hidrossolúvel. A cor vermelha deve-se ao cobalto. É fundamental ao funcionamento do trato gastrintestinal, medula óssea e tecido nervoso. Onde encontrar: fígado de boi, leite, ovos, peixe, queijos e carnes.

Por Jessica Moraes

NENHUM COMENTÁRIO NO VILACLUB

Comente!

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinzabeyoncé 50 tons de cinzabolo de cenourabolo de chocolatecabelos curtoscortes de cabeloescova progressivamaquiagemtrançasunhas decoradas