Os benefícios da semente de linhaça

qua, 12/03/2008 - 16h09

linhaça

Você já ouvir falar sobre a semente de linhaça? Atualmente ouve-se falar sobre esta sementinha que apresenta benefícios maravilhosos à saúde, como melhorar o trabalho do trânsito intestinal, devido às fibras presentes, além de possuir propriedades funcionais em sua composição. Saiba a seguir um pouco mais sobre a linhaça.

De origem asiática, a semente de linhaça pertence à família Linácea. Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. Não há diferença na composição nutricional entre os dois tipos, ou seja, possuem os mesmos nutrientes, porém a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, com uso de agrotóxicos e a dourada é plantada em regiões frias e cultivada de forma orgânica.

A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Justamente por ter estas propriedades, é considerado um alimento funcional. Dessa forma torna-se um alimento saudável e indicado para incluir na alimentação da população. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 66 kcal.

Lignana

A linhaça é a fonte mais rica de lignana, que é um composto fitoquímico que, segundo estudos, pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa.

Fibras

As fibras regulam o intestino, pois desempenham papel importante no trânsito intestinal, aumentando o bolo fecal. Ajudam a normalizar os índices de colesterol e glicose sanguínea e previnem o câncer de cólon. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem 4,3g de fibras.

Ácidos graxos ômega 3 e ômega 6

Este tipo de gordura é antioxidante e proporciona benefícios ao organismo, como impedir a formação de placas de ateroma e conseqüentemente prevenir doenças cardiovasculares; ajudar na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue; renovação celular; estimular a produção de prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins; diminuir ainda a retenção de líquidos e atuar no sistema imunológico.

Vitaminas e minerais

A semente de linhaça tem as seguintes vitaminas e minerais: vitaminas A, E, B1, B6, B12, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. Cada uma dessas vitaminas e minerais tem funções importantes no organismo humano.

Forma de preparo

Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada. Você pode incluir em preparações como bolos, tortas, sopas ou acrescentar em frutas, iogurtes, vitaminas, etc.

Diante das propriedades nutricionais encontradas na semente de linhaça, acredito ser um alimento muito nutritivo, portanto inclua em seu cardápio junto com os demais alimentos de grupos variados e tenha uma boa nutrição.

Roberta Silva

Nutricionista - CRN-3 14.113

68 comentários no Vilaclub

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silvia
qua, 22/10/2014 - 03h39 - reportar abuso

Ola uso a semente a um ano e gosto muito mas tenho abto de come lá pura direto na boca sem triturar sem misturar a nada, desde que comecei a utiliza lá foi assim ,eu uso a semente marrom. Gostaria de saber se ha algum problema em consumi la dessa forma,e se tem o mesmo efeito... Obrigado aguardo resposta .

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silvia
qua, 22/10/2014 - 03h51 - reportar abuso

Ola uso a semente a um ano e gosto muito mas tenho abto de come lá pura direto na boca sem triturar sem misturar a nada, desde que comecei a utiliza lá foi assim ,eu uso a semente marrom. Gostaria de saber se ha algum problema em consumi la dessa forma,e se tem o mesmo efeito... Obrigado aguardo resposta .

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silvia
qua, 22/10/2014 - 03h38 - reportar abuso

Ola uso a semente a um ano e gosto muito mas tenho abto de come lá pura direto na boca sem triturar sem misturar a nada, desde que comecei a utiliza lá foi assim ,eu uso a semente marrom. Gostaria de saber se ha algum problema em consumi la dessa forma,e se tem o mesmo efeito... Obrigado aguardo resposta .

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camila
dom, 31/08/2014 - 15h17 - reportar abuso

é verdade que semente de linhaça aumenta os seios

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Cibele
seg, 21/07/2014 - 20h45 - reportar abuso

Linhaça não tem B12, somente os alimentos de origem animal.

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