Roberta Silva

Os benefícios do amaranto

Qui, 06/08/2009 - 17h58

O amaranto é conhecido em vários países há muito tempo, porém, aqui no Brasil não faz muito tempo que começamos a escutar falar sobre esse grão altamente nutricional. As pesquisas realizadas com o amaranto começaram por volta de 1996 e a partir daí começou o seu cultivo no Brasil.

O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite.

Publicidade

É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.

Não contém glúten, sendo uma excelente opção para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). Quase não tem gosto, o que é muito bom, pois a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações.

Ainda é pouco conhecido no Brasil. Por isso pode ser difícil a sua aquisição. Atualmente é comercializado em flocos naturais, semelhante aos flocos da aveia, pode ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e também pode ser consumido como pipoca. A cada dia vem sendo pesquisado seu emprego como matéria-prima em alimentos consumidos habitualmente pela população.


Muitas pesquisas realizadas, tanto no Brasil e em todo o mundo, veem mostrando o potencial do amaranto na redução dos níveis de colesterol no sangue. Vários componentes presentes podem atuar neste efeito, como o óleo, a fibra, a proteína e as substâncias antioxidantes. Uma delas foi realizada por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP, que utilizaram as sementes e reduziram o colesterol de animais de laboratório. As pesquisas também mostraram resultados satisfatórios em humanos, prova que este alimento é outro forte candidato a fazer parte de uma alimetação saudável.


Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

63 comentários no Vilaclub

Comente!
Karol Karol
Ter, 29/04/2014 - 21h28 - reportar abuso

ainda bem que vi, a maioria dos comentários diz que o amaranto faz mal, ia comprar nem vou mais.

responder ao comentário
VAnderlei Cypriano VAnderlei Cypriano
Qui, 06/03/2014 - 19h43 - reportar abuso

Estou tomando amaranto a três dias, uma colher pela manhã e outra à noite. Até o presente momento não tive reações contrárias.
Espere que realmente combata o colesterol ruim.

responder ao comentário
Antonio Antonio
Qui, 19/12/2013 - 10h05 - reportar abuso

Inclui 1 colher no suco a pedido da minha mulher e quase morri a noite, diarréia, vômitos, suor frio e dor abdominal, nunca mais

responder ao comentário
vanilza vanilza
Seg, 09/12/2013 - 21h07 - reportar abuso

Um amigo me recomendou o amaranto e todas as vezes que tomei passei muito mal com vômitos e diarréia! Nunca mais...

responder ao comentário
SOCORRO MARCELINO SOCORRO MARCELINO
Seg, 25/11/2013 - 20h28 - reportar abuso

Nunca tive intolerância alimentar, porém, com o amaranto foi horrível! Quase morri com vômitos e diarreias, e o pior, só descobri hoje, passando mal pela terceira vez. Acrescentei 1 colher no prato á hora do almoço, minutos depois começou o mal estar e... até agora (vômitos e diarreia). Claro que cada caso é um caso, infelizmente entre mim e o amaranto, não rolou química!!!

responder ao comentário
Bethania Bethania
Qui, 31/10/2013 - 22h19 - reportar abuso

Bom, eu sou usuária de amaranto recente, a minha nutricionista recomendou que eu o fizesse com omelete, porém estou colocando na salada também. Já utilizei umas quatro vezes ou mais, nao me lembro, e ate hoje nao tive nenhuma reação destas inúmeras citadas abaixo, mas juro que comecei ficar com medo. Penso que essa "intolerância" pode ser também uma super-dosagem do grão ou farinha, pois é comprovado que o mesmo possui um alto teor de proteína e outros nutrientes. Sugiro que quem for tomar das primeiras vezes, tomem em doses menores que uma colher, pra ver a reação do organismo, já que tiveram inúmeros relatos do efeito colateral negativo do amaranto. Continuo afirmando que já tomei varias vezes, na media de uma colher de sopa misturado na comida, a noite, e nao tive nenhuma reação negativa.

responder ao comentário
luciana luciana
Sáb, 12/10/2013 - 21h36 - reportar abuso

isso se chama viroses

responder ao comentário
Juliana Juliana
Dom, 07/07/2013 - 16h52 - reportar abuso

Tive ontem pela segunda vez uma forte reação ao Amaranto. Entrei em contato com meu nutricionista hj de manhã e ele me disse que esses alimentos andinos devem ser receitados e consumidos com muita precaução, pois são normalmente usados por povos com outro tipo de alimentação, em outro clima, etc etc. Realmente ele não tinha me passado srsr eu comprei por conta própria. É a segunda vez que passo mal, muito mal com Amaranto.

responder ao comentário
Felipe Felipe
Qua, 03/07/2013 - 11h21 - reportar abuso

Diferente da maioria aqui, venho usando amaranto há um bom tempo e nunca tive problemas com isso. Sempre misturo com leite desnatado em pó, aveia em flocos e açúcar demerara. Atualmente faço essa mistura para compor minha alimentação sólida antes do treino na academia.

responder ao comentário
Priscila Priscila
Qua, 03/07/2013 - 08h51 - reportar abuso

Amaranto para mim nunca mais! Passei muito mal. Tive os mesmos sintomas relatados aqui por muitos. Vomitos e diarréia. Fui parar no hospital pra tomar soro na veia. Não arrisco mais consumí-lo. Vou aguardar mais estudos sobre este alimento.

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
O atum na melhor versão
O atum na melhor versão Veja aqui por vilamulher