Imagem de assinatura

Os benefícios do amaranto

quin, 06/08/2009 - 17h50

O amaranto é conhecido em vários países há muito tempo, porém, aqui no Brasil não faz muito tempo que começamos a escutar falar sobre esse grão altamente nutricional. As pesquisas realizadas com o amaranto começaram por volta de 1996 e a partir daí começou o seu cultivo no Brasil.

O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.

Não contém glúten, sendo uma excelente opção para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). Quase não tem gosto, o que é muito bom, pois a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações.

Ainda é pouco conhecido no Brasil. Por isso pode ser difícil a sua aquisição. Atualmente é comercializado em flocos naturais, semelhante aos flocos da aveia, pode ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e também pode ser consumido como pipoca. A cada dia vem sendo pesquisado seu emprego como matéria-prima em alimentos consumidos habitualmente pela população.


Muitas pesquisas realizadas, tanto no Brasil e em todo o mundo, veem mostrando o potencial do amaranto na redução dos níveis de colesterol no sangue. Vários componentes presentes podem atuar neste efeito, como o óleo, a fibra, a proteína e as substâncias antioxidantes. Uma delas foi realizada por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP, que utilizaram as sementes e reduziram o colesterol de animais de laboratório. As pesquisas também mostraram resultados satisfatórios em humanos, prova que este alimento é outro forte candidato a fazer parte de uma alimetação saudável.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

63 comentários no Vilaclub

Comente!
Karol
ter, 29/04/2014 - 21h38 - reportar abuso

ainda bem que vi, a maioria dos comentários diz que o amaranto faz mal, ia comprar nem vou mais.

responder ao comentário
VAnderlei Cypriano
quin, 06/03/2014 - 19h47 - reportar abuso

Estou tomando amaranto a três dias, uma colher pela manhã e outra à noite. Até o presente momento não tive reações contrárias.

Espere que realmente combata o colesterol ruim.

responder ao comentário
Antonio
quin, 19/12/2013 - 10h21 - reportar abuso

Inclui 1 colher no suco a pedido da minha mulher e quase morri a noite, diarréia, vômitos, suor frio e dor abdominal, nunca mais

responder ao comentário
vanilza
seg, 09/12/2013 - 21h17 - reportar abuso

Um amigo me recomendou o amaranto e todas as vezes que tomei passei muito mal com vômitos e diarréia! Nunca mais...

responder ao comentário
SOCORRO MARCELINO
seg, 25/11/2013 - 20h17 - reportar abuso

Nunca tive intolerância alimentar, porém, com o amaranto foi horrível! Quase morri com vômitos e diarreias, e o pior, só descobri hoje, passando mal pela terceira vez. Acrescentei 1 colher no prato á hora do almoço, minutos depois começou o mal estar e... até agora (vômitos e diarreia). Claro que cada caso é um caso, infelizmente entre mim e o amaranto, não rolou química!!!

responder ao comentário

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

casamentoorgasmo femininodrenagem linfáticamusculaçãomaquiagempenteadostriglicéridessaladasansiedadecortes de cabeloorganizaçãopartobolo de cenourakama sutrabolo de chocolatebepantoldieta dukandieta detox