Roberta Silva

Pão de forma integral, light ou com grãos?

Qui, 26/04/2012 - 05h00

Integral light ou com grãos

São muitas opções nas prateleiras de supermercados quando o assunto é pão de forma, não é mesmo? Integral, centeio, preto, light, com linhaça, quinoa, aveia, 7 grãos e até 12 grãos. Mas qual o melhor para sua saúde?

O pão é um alimento muito importante na sua alimentação e deve fazer parte da sua rotina, já que é fonte de carboidrato, proteína e dependendo da escolha, também fonte de fibras e com propriedades antioxidantes, que podem prevenir doenças.

Selecionei alguns tipos mais encontrados para explicar um pouco sobre os benefícios desses ingredientes que tornam o tradicional pão de forma mais saudável. Veja a seguir:

Pão de centeio - O farelo do centeio reduz o risco de câncer, é fonte de fibra insolúvel, que colabora com o bom funcionamento do intestino.

Pão com linhaça - É fonte de ômega-3, poderoso antioxidante e possui uma propriedade chamada lignana, que está relacionada com um melhor controle dos sintomas da TPM, além de ajudar no equilíbrio hormonal feminino.

Publicidade

Pão com aveia - Na aveia você encontra uma substância chamada beta-glucana, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, e também colabora com o bom trabalho do intestino.

Pão preto - Tem açúcar na composição, por isso os diabéticos devem tomar cuidado. Ele tem essa coloração mais escurinha devido a caramelização do açúcar.

Pão light - Tem redução de 25% de um dos seus componentes, que podem ser calorias ou a quantidade de sal. Verifique na embalagem.

Pão 7, 9 e 12 grãos - Possui grãos variados, de tipos diferentes. O pão de 7 grãos, apesar de ter menor quantidade comparado ao de 9, 12 grãos, a quantidade em si de fibras pode ser maior.

Pão integral - É feito com a farinha integral, fonte de fibras.

Apesar das calorias dos pães integrais serem um pouquinho a mais do que a do pão light vale a pena a troca, já que oferece muitas propriedades interessantes para saúde e dá uma sensação de saciedade maior, favorecendo também quem deseja emagrecer.


É sempre importante ficar atento ao rótulo. Observe a quantidade de sódio, açúcar e calorias. A melhor opção é com a menor quantidade de sódio, sem gordura trans. Um pão com quantidade razoável de fibras é 2 gramas por porção. Acredito que variar é a melhor escolha, e sempre procurar o que é melhor para sua saúde.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Glúten, o vilão das dietas?
Glúten, o vilão das dietas? Veja aqui por vilamulher