Foto - Reprodução/Popsugar/onsugar
A pirâmide alimentar é defendida por muitos especialistas e pesquisas como uma das melhores formas de se manter uma alimentação saudável. Na base da pirâmide encontram-se os alimentos que devem estar presentes na alimentação em maior quantidade. Assim, à medida que os níveis na pirâmide subirem, a frequência ou quantidade dos alimentos devem ser restringidos. Na base dela e em maior quantidade, estão os carboidratos. Depois vem os legumes, frutas e verduras. Por último e em menor quantidade, estão as carnes e as gorduras.
E estava tudo bem até algumas famosas contrariarem essa teoria e mesmo assim se mostrarem em ótima forma. Anne Hathaway, por exemplo, já foi vegana e hoje a base da sua alimentação são as gorduras. A mesma coisa acontece com Megan Fox, que perdeu peso rapidinho depois da gravidez contrariando a pirâmide. Kim Kardashian é outra que afirma ter abandonado os carboidratos.
Mas isso faz bem à saúde? A orientação sobre como deve ser uma alimentação saudável e equilibrada, que envolve quantidade e tipos de alimentos muitas vezes se torna difícil e impraticável para a maioria das pessoas. Por esse motivo, estudos foram desenvolvidos para encontrar a melhor maneira de informar a população sobre qual a melhor dieta alimentar para ser seguida.
Cada grupo de alimentos fornece alguns nutrientes, mas não todos os que o organismo necessita; nenhum grupo é mais importante do que o outro. Para o bom funcionamento do corpo é necessário que os alimentos de todos os grupos façam parte do seu plano alimentar diário. A quantidade de porções de cada grupo recomendada para um indivíduo depende da sua necessidade de energia que está relacionada com a idade, peso, estatura e atividade física.
Abandonar a pirâmide por ser perigoso. Primeiro por que uma dieta rica em gorduras e proteínas pode ser a causa do aumento do mau colesterol. Segundo que as frutas, vegetais e legumes contêm fibras e vitaminas necessárias para metabolizar diversas funções no organismo. Já os carboidratos são a maior fonte de combustível que podemos ter, sendo necessários para realizar qualquer tarefa do dia a dia. A falta dele pode acarretar em várias doenças e deficiências no organismo.
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz