Foto - Shutterstock
Companheira do frango grelhado, a batata-doce ganhou fama de aliada no emagrecimento. E não é para menos. Esse tubérculo é o mais nutritivo entre os carboidratos. Ela tem mais cálcio e o dobro de fibras que a batata inglesa e que a mandioca, além de ser riquíssima em proteínas (ajuda na manutenção dos músculos), potássio (controla a pressão arterial) e fósforo (aumenta a disposição). Fora isso, ela é quase um complexo vitamínico, rica em antioxidantes e vitaminas A, B, C. Ufa!
A batata-doce é uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, faz com que a glicose seja liberada de forma mais lenta, sem provocar picos e sem aumentar a produção de insulina. Dessa forma o pâncreas não precisa trabalhar tanto assim para levar o açúcar para dentro das células e estimular o organismo a estocar gordura.
Apesar de fazer parte da família dos carboidratos, é considerada uma fibra insolúvel, que resiste às enzimas do intestino delgado, fazendo com que o organismo elimine gordura e açúcares.
O tubérculo ainda ajuda no funcionamento do intestino e baixa as taxas de colesterol e diabetes. Por ser rica em fibras, ela aumenta a saciedade e seu amido resistente protege o coração, diminuindo as taxas de colesterol e triglicérides.
Seu sabor adocicado confere aos pratos com batata-doce combinações mais exóticas. Ela combina bem com mel, canela e coco, dando origem a diversos doces. O preparo salgado também é gostoso. Faça assada ou cozida, substituindo as batatas tradicionais. Uma dica: com a casca, ela ganha sabor rústico e tem ainda mais nutrientes.
Veja algumas receitas com batata-doce:
Salada de frango com batata-doce
Ingredientes
1 kg de batata-doce cortada em rodelas
1 peito de frango inteiro, desossado e sem pele
1 cebola média, cortada em quatro partes
1 dente de alho inteiro
5 grãos de pimenta-do-reino
1 col. (chá) de sal
Salsinha, coentro e louro frescos a gosto
1 prato (sobrenome) de alface
1 prato (sobrenome) de rúcula
4 tomates cortados em rodelas finas
Cebolinha e coentro picados a gosto
1 col. (chá) de semente de girassol
Modo de preparo
Cozinhe a batata-doce, escorra a água e deixe esfriar. Em outra panela, cozinhe o frango com a cebola, o alho, a pimenta, o sal e o buquê de temperos até que fique no ponto. Espere o frango esfriar e desfie. Monte a salada com todos os ingredientes.
Suflê de batata-doce
Ingredientes
4 batatas-doce
1 dente de alho socado
1 cebola picada
1 copo de leite morno
1 lata de creme de leite
1 colher de sopa de maisena
1 colher de sopa de margarina
200 g de mussarela fatiada
Queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Lave as batatas e as corte em rodelas, deixando as pontas de fora. Cozinhe por 5 minutos escorra e reserve. Refogue a cebola e o algo, com sal e pimenta. Acrescente o leite, a margarina e a maisena, mexendo sempre. Cozinhe por cerca de 8 minutos, até a mistura ficar homogênea. Deixe esfriar e acrescente o creme de leite e misture.
Unte uma travessa e coloque um pouco da mistura. Por cima, faça uma camada com as batatas-doce. Cubra com mussarela e repita as camadas. Para finalizar, polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno por 20 minutos.
Por Helena Dias
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz