Roberta Silva

Refrigerante diet ou comum?

Ter, 06/07/2010 - 11h00

Para os viciados em refrigerante, deixar de tomar o refrigerante comum e passar a beber o diet parece a melhor solução, já que a versão diet não apresenta calorias e açúcar, porém, infelizmente essa não é uma boa saída, pois este ser tão prejudicial quanto o comum. Lembrando que em casos específicos, como a diabetes, por exemplo, a melhor escolha é sempre a versão diet.

Publicidade

O refrigerante é composto por: açúcar ou adoçante no caso do diet, água gaseificada, extrato de noz de cola ou suco de laranja ou de limão ou extrato vegetal de guaraná, cafeína, corante, acidulante, conservantes, aroma natural ou artificial, entre outros.

A diferença do diet para o normal é o açúcar, que é isento. De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Heart Association, as pessoas que bebem a versão diet tem o mesmo risco de doenças cardíacas, como pressão alta e diabetes, obesidade infantil e outras, do que as que bebem refrigerantes comuns todo dia.

Os pesquisadores relataram várias teorias para explicar os resultados encontrados, como por exemplo o de que o consumo de bebidas doces possa proporcionar um desejo por alimentos mais doces, ou que beber mais durante uma refeição possa levar a um consumo maior de alimentos sólidos na refeição seguinte, enfim várias possibilidades, porém deixou clara a importância de realizar outros estudos para confirmar essa teoria.

Mas uma informação que não podemos contestar é que a quantidade de sódio é maior no refrigerante diet, e este mineral em excesso pode ocasionar a retenção de líquidos, inchaço, e dessa forma prejudicar o emagrecimento.

Como vocês podem observar, quem deseja adquirir bons hábitos alimentares ou mesmo emagrecer não deve consumir refrigerante diet ou comum em excesso. Prefira água ou suco de fruta natural.

E para você que não consegue ficar sem o refrigerante, procure mudar este hábito, a frequência eventualmente é a ideal. Comece diminuindo aos poucos, 3x por semana, 2x por semana, só no fim de semana e assim por diante. Sua saúde agradece!

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Leia Também

11 comentários no Vilaclub

Comente!
Magrão Magrão
Qui, 08/07/2010 - 19h57 - reportar abuso

Emagreci 18kg tomando refrigerante light durante as refeições.
E quanto ao suco de fruta natural, é cheio de açúcar. Que nutricionista é essa?

responder ao comentário
Paulo Webster Paulo Webster
Ter, 06/07/2010 - 13h20 - reportar abuso

Cadê a resposta da senhora "nutricionista"? Vai ficar tudo por isso mesmo como sempre acontece no Brasil. E se algum diabético acredita nos "conselhos" e se dá mal tomando sucos? Quem responde????

responder ao comentário
Paulo Webster Paulo Webster
Ter, 06/07/2010 - 11h42 - reportar abuso

Face às reações, inclusive médicas, apresentadas, o mínimo que a tal nutricionista pode fazer é se retratar e enviar um email de escarecimento para aqueles que aceitaram seus "argumentos". Já imaginaram se um diabético menos esclarecido passa a tomar "suco"??? Pode ser fatal! Onde está a responsabilidade e a ética nesse país? e os órgãos fiscalizadores da área de saúde??

responder ao comentário
Dr Agnaldo Cesário da Sil Dr Agnaldo Cesário da Sil
Ter, 06/07/2010 - 11h26 - reportar abuso

Acredito ser materia paga pela indústria do ACÚCAR e CIA, pois é um absurso o que foi colocado, temos que enteder que quando se trata de OBESIDADE, trabalha-se sempre em termos de CALORIAS /DIA e não na provável ingesta alimentar após o uso do refrigerante DIET e quanto a HIPERTENSÃO ARTERIAL, os níveis de sódio do refri DIET são infinitamente baixos, sem repercussão no equilibrio hidroeletrolítico do corpo e quanto a DIABETES É EXTREMAMENTE SEGURO POIS É ISENTO DE GLICOSE, e outro erro ainda estimular o uso de suco natural, muitos extremamente calóricos e com níveis de sódio alto.....PORTANTO ACHO UM ABSURDO E GOSTARIA DE RECEBER, SE EXISTE ESTE ARTIGO DA American Heart association..DISCORDO COMPLETAMENTE DO EXPOSTO E A FORMA COLOCADA...DR AGNALDO CESARIO DA SILVA - MÉDICO CLINICO - MATO GROSSO.

responder ao comentário
Deusdete Carneiro Deusdete Carneiro
Ter, 06/07/2010 - 10h36 - reportar abuso

Gostei da matéria, acho que temos que procurar cada vez mais nos informar sobre os alimentos, ou seja o que ingerimos, assim podemos levar uma vida saudável, gosto muito de ler sobre alimentação.

responder ao comentário
Jose Jose
Ter, 06/07/2010 - 10h06 - reportar abuso

E o LIGHT nesse caso? Tem mais sódio?

responder ao comentário
Umberto Umberto
Ter, 06/07/2010 - 10h04 - reportar abuso

Concordo...qualquer pessoa deveria saber que refrigerante, seja light, diet ou qualquer outro nome bonito, são prejudiciais.
Quem quer ter uma vida saudavel, tome água ou suco de fruta natural.

responder ao comentário
Augusto Augusto
Ter, 06/07/2010 - 10h03 - reportar abuso

mentir sobre seleção tudo bem, não prejudica ninguém, agora sobre saúde, que este portal apresente um laudo do Adolf Lutz atestando tudo o que diz. Esta nutricionista deve ser mais uma médica daquelas que recebem grana de laboratórios via propagandistas que a visitam para empurrar rémedios desnecessários a pacientes. Cai fora!

responder ao comentário
Thomas Kevin Thomas Kevin
Ter, 06/07/2010 - 09h27 - reportar abuso

Mais uma afirmativa fugaz dos ditadores nutricionistas! Não tenho retenção alguma de líquido e não quero engordar! Seria bom uma anãlise mais acurada da questão. Qualquer dia vão recomendar que só se coma capim. Os diabéticos só podem tomar refrigerante diet. Por favor, não dêem iformações que podem ser dúbias!

responder ao comentário
Nina Nina
Ter, 06/07/2010 - 09h27 - reportar abuso

Há muito mais a explanar sobre esse assunto!!

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Viver só de frutas: eles conseguem!
Viver só de frutas: eles conseguem! Veja aqui por vilamulher