Moda das Famosas

Serotonina e a vontade de comer doces

Sáb, 16/02/2008 - 15h23

A serotonina desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas. A serotonina é responsável por melhorar o humor tem sido relacionada a aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos.

Publicidade

Essa substância é responsável por melhorar o humor, causando uma sensação de bem-estar. Já a sua falta tem sido relacionada a doenças graves, como mal de Parkinson, distonia neuromuscular e tremores. Depressão, ansiedade, comportamento compulsivo, agressividade, problemas afetivos e aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos também foram relacionados a ela.

Quando você estiver ansioso ou deprimido, observe se recorre a massas ou doces. Se houver falta de autocontrole e você estiver sempre desejando ingerir carboidratos e doces, pode ser uma indicação de um desequilíbrio da taxa de serotonina no cérebro. O desejo por certos tipos de alimentos nem sempre está associado à busca de prazer e saciedade. Poderá evidenciar um desequilíbrio químico e exigir um tratamento.

Com taxas normais de serotonina, a pessoa atinge mais facilmente a saciedade e consegue maior controle sobre a ingestão de açúcares. Medicamentos que aumentam a taxa de serotonina são cada vez mais utilizados para emagrecer. A sibutramina e a fluoxetina, medicamentos antidepressivos, costumam proporcionar maior controle sobre o apetite, especialmente para doces. Alimentos ricos em proteínas, como carne bovina e de peru, peixe, leite e seus derivados, amendoim, tâmara, banana etc., contêm triptofano, um nutriente que ajuda a combater os efeitos da falta de serotonina.


A avaliação de um médico especialista poderá esclarecer a necessidade, ou não, de algum medicamento que equilibre o funcionamento químico do cérebro. A fome e o prazer de comer podem induzir a erros de nutrição. Devemos nos alimentar conscientes de que podemos beneficiar ou prejudicar nossa saúde e nosso estilo de vida. A química cerebral agradece e contribui quando nossa alimentação é equilibrada e saudável.

Por Flávia Leão Fernandes
Psicóloga - CRP 06/68043

21 comentários no Vilaclub

Comente!
janaina leticia prado janaina leticia prado
Qua, 29/01/2014 - 02h20 - reportar abuso

Olha eu sofro tb de depressa e acho que em alguns casos ela nao tem cura pq uma hora a pessoa te de um jeito e outr hora ta de outro, sinceramente gostaria de saber de tratamentos para quem como mt doce pra melhorar o humor, por favor me respondem o mais rapido possivel

responder ao comentário
orlvpxbtjx orlvpxbtjx
Dom, 24/11/2013 - 13h41 - reportar abuso

VilaMulher - Serotonina e a vontade de comer doces
<a href="http://www.g2b40401b7a3yd555t3n0sakmk7l5pl6s.org/">aorlvpxbtjx</a>
uorlvpxbtjx
orlvpxbtjx http://www.g2b40401b7a3yd555t3n0sakmk7l5pl6s.org/

responder ao comentário
Aleixa Aleixa
Sáb, 15/06/2013 - 07h05 - reportar abuso

olá, faço tratamento para depreção há 13 anos e não tenho apetiti nenhum como por comer não gosto de chocolate, sou vegetariana....e não tenho prazer em nada que faço.Vivo fingindo em estar bem para tudo e todos.grata pela informação.

responder ao comentário
ELAINE RIGO ELAINE RIGO
Seg, 03/06/2013 - 22h49 - reportar abuso

Olha sinceramente, eu acho que os médicos estão enganados.Porque quase todas as pessoas que eu conheço quando começa tomar antidepressivo tem uma vontade louca de comer doces.E se o antidepressivo aumenta a serotonina , como então a falta dela pode causar vontade de comer doces?!
eu era uma pessoa que não gostava de doces, era muito difícil eu comer um, depois que eu comecei com antidepressivos eu virei uma compulssiva por doces, sério! as vezes eu troco um prato de comida por um doce.com resultado eu engordei dez quilos, e os médicos sabem disso e vem dizer que a falta de serotonina causa vontade de coemr doces.

responder ao comentário
Izabelle klemtz de Abreu Izabelle klemtz de Abreu
Ter, 19/06/2012 - 11h30 - reportar abuso

Entendi o porquê dos ultimos dias ter recorrido as carolinas de doce de leite, chocolates e pés de moleque....

responder ao comentário
THEREZA DE JESUS THEREZA DE JESUS
Qua, 11/04/2012 - 12h13 - reportar abuso

ADOREI ESSA MATÉRIA.......PARABÉNS

responder ao comentário
vanessa vanessa
Sex, 27/01/2012 - 23h46 - reportar abuso

Acho que não tenho a tal Serotonina.

responder ao comentário
mickele shintate mickele shintate
Ter, 17/01/2012 - 11h12 - reportar abuso

aiaii que vontade de comer chocolate!!!

responder ao comentário
patricia patricia
Dom, 09/10/2011 - 23h13 - reportar abuso

gostaria de saber mais sobre depressao, a falta de serotonina, poderia me ajudar? obrigada.. aguardo a sua resposta.

responder ao comentário
Fl&aacute;via Gottas Fl&aacute;via Gottas
Qua, 22/06/2011 - 15h40 - reportar abuso

Super interessante e importante a serotonina no nosso organismo

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos