Triglicérides

quin, 13/03/2008 - 13h21

O que você precisa saber.

Triglicérides

Você vai ao médico e ele pede para você fazer todos os exames e ver como anda sua saúde, de repente você descobre que está com a taxa de triglicérides elevada. O que fazer?

Em primeiro lugar é importante conversar com o seu médico e esclarecer todas as suas dúvidas e seguir exatamente as orientações dele. Mas para você entender exatamente o que são triglicérides e sua ação no organismo, explicaremos um pouco mais sobre esse tipo de gordura.

Os triglicérides são tipos de gorduras que podem ser produzidas pelo organismo ou ingeridas através dos alimentos. Assim como o HDL, LDL, os triglicérides quando encontram-se em níveis alterados no sangue podem causar prejuízos à saúde, principalmente se este aumento estiver associado ao aumento das frações de colesterol citadas.

Níveis elevados de triglicéridesna corrente sanguínea estão associados ao aparecimento de doenças coronarianas e por esse motivo todos devem ter consciência do quanto é importante ter as taxas de triglicérides dentro do limite recomendado.

As gorduras desempenham papéis importantes em nosso organismo, como fornecer energia ao corpo e proteger os nossos órgãos. A camada de gordura isola o organismo, preserva o calor do organismo e mantém a sua temperatura do mesmo. A gordura também auxiliam no transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K.

Triglicérides são a forma de armazenamento energético mais importante no organismo, constituindo depósitos no tecido adiposo no tecido muscular. Porém, o excesso de gordura na alimentação pode ser bastante prejudicial à saúde.

Para estar dentro do limite, o nível de triglicérides não devem ultrapassar 200mg/dl e para detectá-lo, basta fazer um exame de sangue específico, prescrito pelo seu médico. É muito importante fazer exames regularmente.

O tratamento para diminuir a taxa de triglicérides no sangue é o seguinte: eliminar peso para aqueles que estão acima do peso, diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de bebida alcoólica e, se necessário, tratamento medicamentoso.

Ou seja, alimentos como doces, frituras manteiga, margarina, banha de porco, pão, massas, carne com gordura, pele do frango, leite e iogurte integral, queijos amarelos, açúcar, refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ficar fora do cardápio. Por outro lado, frutas, azeite de oliva, pão integral, arroz integral, aveia, trigo, carnes magras, peixe, leite e iogurte desnatado, queijo branco, ricota, queijo cottage, sucos naturais, água, água de coco e preparações assadas, grelhados ou cozidas são ótimas opções na hora de combater o triglicérides.

Veja na tabela a seguir os alimentos que devem ser evitados ou consumidos com moderação e os que devem ser preferidos para ter um controle melhor das taxas de gorduras no sangue:

Triglicérides

Roberta Silva

Nutricionista - CRN-3 14. 113


177 comentários no Vilaclub

Comente!
Brigitte
quin, 12/06/2014 - 23h12 - reportar abuso

fiz esse exame e consta o valor de 423,mas a minha alimentação já é melhorada,evito gorduras,massas,refri e outros,não entendo...

responder ao comentário
ojuara
quin, 20/03/2014 - 17h19 - reportar abuso

fiquei 1 ano fazendo tratamento,deste 6 meses internado,quando fiz o meu exame de sangue as minhas taxas estava as seguintes valores trigliceres 940.colesterol,470 glicose 120, tomo sivsstatina 40mg metiformina de500, como devo agir?

responder ao comentário
joão
qua, 19/03/2014 - 12h08 - reportar abuso

cansado de tentar emagrecer e não conseguir ? a solução está nestas video-aulas. http://queimade48horas.com/sales-page-email-sem-agradecimento-por-ter-se-cadastrado/?ref=V1752949j vale muito a pena o investimento pra quem deseja emagrecer.

responder ao comentário
Daniel de Carvalho Gonçalves
ter, 11/03/2014 - 18h16 - reportar abuso

Ola, por favor, eu tive uma convulsão prolongada por mais de 3 horas fiquei internado por 11 dias e até hoje nenhum do 3 neurologistas renomados que fui descobriu o que eu tive, eu fiz um exame de triglicérides por conta própria e esta em 1057 sera que poderia estar relacionado a convulsão? por favor me ajudem!!

responder ao comentário
CLÁUDIA RENATA
ter, 11/03/2014 - 17h07 - reportar abuso

Oi, peguei exames do meu filho hoje e fiquei preocupada, o TRIGLICERIDES dele está em 265 e ele tem 12 anos e meio, é muito alto, está correndo risco? ele é magrinho, faz judo e futebol, só que come muito doce, refrigerante e sanduíches,. como posso reduzir essa taxa? o colesterol total dele está em 135 mg.

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

drenagem linfáticaemagrecermusculaçãotriglicéridesdietadieta dukandieta detoxzumba