Alimentos que evitam as cãibras

alimentos que evitam as cãibras

Para evitar as cãibras (ou cãimbras) é bom se prevenir com uma alimentação adequada. Alimentos ricos em vitaminas A, B e C, e fontes de cálcio e magnésio são os mais indicados. Exemplos: tomate, mamão, banana, que são ricos em potássio; queijo, iogurte, leite, couve, que são ricos em cálcio; hortaliças, espinafre, gérmen de trigo, que são fontes de magnésio.Também é importante que organismo sempre reponha níveis de sódio,como a água de côco e os isotônico,s por exemplo, que favorecem o movimento dos músculos.

As cãibras são contrações musculares que causam dor e/ou formigamento, variando conforme cada tipo de cãibra. As mais comuns ocorrem nas panturrilhas, nos pés e nas coxas. Geralmente muitos fatores podem causar a cãibra. Deficiência de vitaminas, alterações metabólicas, inatividade muito longa do músculo, desidratação ou uma atividade física muito impactante, por exemplo.

Antes de fazer exercícios é fundamental fazer um bom período de alongamento, e isso tem que ser tomado com freqüência. Hidratação e boa alimentação também são recomendadas.

Quando um músculo estiver afetado pela cãibra, é bom massagear a área, que também estimula a circulação sanguínea. Pomadas também são indicadas para o alívio das dores. Se com esses métodos as cãibras ainda persistem e incomodam você com muita freqüência e lhe causam muita dor, é aconselhável procurar um médico para verificar qual o seu caso.


Por Jessica Moraes

 

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