Especial de Páscoa

Amenorréia: o que fazer quando a menstruação pára?

Qua, 12/11/2008 - 16h31

Amenorréia o que fazer quando a menstruação pára

Falha no ciclo menstrual ou até mesmo atrasos contínuos quer dizer que há algo de errado com a saúde de seu corpo. A ausência regular de menstruação é chamada de amenorréia, classificada em duas categorias: primária e secundária. “O primeiro caso é aquele em que a mulher nunca menstruou, geralmente detectada após os 14 anos. No segundo episódio, mais comum, a mulher apresenta carência de menstruação durante três meses consecutivos ou mais”, explica a ginecologista Elaine Vieira.

Publicidade

Foi o que aconteceu com a professora, Julia Ferreira, 28 anos. “Minha menstruação atrasou cinco meses, eu pensei que estava grávida. Consultei um médico e descobri que estava com amenorréia”, conta a professora.

Segundo a ginecologista, 10% das mulheres apresentam amenorréia secundária, principalmente aquelas que praticam exercícios físicos excessivos, dietas bruscas ou ingerem hormônios masculinos. No entanto, muitas confundem pequenos atrasos da menstruação com o problema. “É normal ter até três ciclos menstruais irregulares ao ano. Isso não é doença”, tranqüiliza Elaine. Entretanto, quando a falha ultrapassa os três meses, é importante que a mulher procure o médico e faça alguns exames diagnósticos.

Estresse, menopausa precoce e desvios hormonais estão entre as causas principais da amenorréia. A conhecida Síndrome de Ovários Policísticos (pequenos cistos no ovário) distúrbios da hipófise (glândula cerebral responsável pela prolactina, substância produtora do leite materno) também estão ligadas. “Deve-se, portanto, entender a amenorréia não como uma doença, mas um sintoma, sinal de algum problema que deve ser descoberto”, esclarece a ginecologista.

Tratamento

O tratamento varia conforme o desejo da paciente. “Além da orientação psicológica, nos casos de estresse, pode ser feito tratamentos com hormônios, para induzir a ovulação e possibilitar a gravidez. Cirurgias, nesse caso, são menos freqüentes”, diz Vieira.

A ginecologista lembra que antes de começar são necessários exames de avaliação hormonal, ultra-sonografias variadas e, eventualmente, tomografias cerebrais, quando o
médico desconfiar de que a causa está vinculada a problemas no sistema nervoso central. “O importante é não se amedrontar”, aconselha a médica.

Fonte
MB Press

79 comentários no Vilaclub

Comente!
rosemara rosemara
Seg, 24/03/2014 - 19h51 - reportar abuso

ola teu 43 anos em abril vou faze 44 e minha misturacao nao veio esse meis de março e faiz 20 anos que sou operada para nao ter mais filho por favor me ajuda se alguem sabe oque esta acotesendo sera que esto gravida

responder ao comentário
Fabiana Oliveira Fabiana Oliveira
Sáb, 22/02/2014 - 03h22 - reportar abuso

Tenho 34 anos e minha menstruação não desceu. O que pode ser? Fiz exame de hormônio a 9 meses tenho que repetir os exames? Estou muito preocupada

responder ao comentário
Daniela Daniela
Seg, 17/02/2014 - 10h45 - reportar abuso

Doutora tenho 15 anos jah estou casada , e no mês passado minha mestruação veio so um dia , e nesse mes ela veio so um pouquinho atarde e meia escura e ja acabou oque , jah fiz o exame de sangue e deu negativo , oque voce acha que esta a conteçendo comigo doutora ??

responder ao comentário
Karina Afonso Karina Afonso
Qui, 12/12/2013 - 18h59 - reportar abuso

Olá, tenho 25 anos de idade e fiquei 11 meses com amenorréia, minha menarca foi aos 11 anos e era regular, aos 16 anos engravidei , mas tive um aborto incompleto e infectado, desde então meu ciclo mestrual ficou desequilibrado, ao longo do tempo fui a uma ginecologista e descobri que estava com a síndrome dos ovários policísticos, fiz um pequeno tratamento com vitamina E e regularizador de mestrução. Repeti usg e não houve alterações! Meus exames de dosagem hormonais estão normais! Estou há 2 anos sem atividade sexual e fiquei de Dezembro de 2012 a Novembro de 2013 com amenorréia. Será que estou incitando falência nos ovários ? Gostaria de ser mãe um dia? Será que ainda possui chances de engravidar? Um abraço e desde já agradeço a atenção . Sem mais.
Karina Afonso

responder ao comentário
Rayanne Rayanne
Qui, 21/11/2013 - 22h54 - reportar abuso

Olar Dr. Tenho 19 anos e minhas mestruação vem e fica 3 meses em seguida sem parar.
quando para ela fica 15 diias sem vim e logo após volta a mesmo jornada de ficar 3 meses mestruando.
Isso è normal?

responder ao comentário
raphael raphael
Seg, 11/11/2013 - 10h10 - reportar abuso

ola , minha namorada mesntruou dois antes do dia normal e a mentruacao veio e parou no mesmo dia ..
nos fizemos sexo sem camisinha algumas vezes mais eu nao ejaculei dentro da vagina dela ..
emfim , vc poderiam me ajudar , me falando o que pode estar acontecendo ??

responder ao comentário
zilda de souza zilda de souza
Qui, 31/10/2013 - 16h37 - reportar abuso

olá´.doutora,meu nome eh zilda eu tomava enticoncepicional a treze anos parei em agosto e fazem 2meses e pouco q nao vem a menstruaçao.com 10dias fiz o primeiro teste de farmacia deu negativo com 12 dias fiz o de sangui,com 2meses fiz outro de farmacia deu negativo, minhas outras gravides eu nao sentia nada,poriso achei q estivesse gravida,eu tenho 43 anos,minha barriga esta gresendo meus seios tbm,eh so oq sinto..oq pode ser vc pode me ajudar..obrigada..

responder ao comentário
juliana juliana
Qua, 23/10/2013 - 23h08 - reportar abuso

doutora tenho 18 anos e minha mentruaçao nao desce a 2 meses e pouco...nao estou gravida ja fiz exame de sangue...estou muito preocupada pois naum sei o q pode ser me ajude por favorr..

responder ao comentário
Elaine Elaine
Dom, 20/10/2013 - 19h13 - reportar abuso

Boa tarde doutora, sou Elaine tenho 34 anos, sou casada faz 7anos e tenho uma filha 16 anos.
A minha menstruação não veio faz 2 meses e não estou grávida mas o que esta acontecendo???
Estou muita preocupada.....me responde como resolver isso....
Aguardo a resposta urgente...
Obrigada

responder ao comentário
Karina Karina
Qui, 03/10/2013 - 09h30 - reportar abuso

Oi, eu ganhei bebe ja tem 8 meses, e nao estou menstruando. Estou engordando muito . Desde q ganhei bebe ja engordei 5 kilos, e nao sei oq eu faco ja tentei dietas mais nada resolve, eu ainda amamento. Por favor me ajudem. Estou desesperada, ja gix um exame de sangue para sabet se nao e uma nova gravidez mais nao e . Gente me ajudem. Estou me sentindo inchada demais.

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos