Animais de estimação também tem conjuntivite

Qua, 11/01/2012 - 09h01

Dicas para lidar com a conjuntivite em animais de

O seu animal de estimação também pode ter conjuntivite. Mas apesar do mesmo nome, o problema é diferente do que afeta os humanos e não é possível que um animal contamine um humano ou vice versa.

Segundo o médico veterinário Eduardo Filetti nos cachorros é muito raro que a doença apareça. "A doença, em cães é proveniente de um ressecamento ocular, causado pela poluição ou ações climáticas". Já em gatos a contaminação é mais comum, porém não é possível ocorrer um surto desta doença. "Mas isso não significa que se possa ter menos zelo com os pets", lembrou o médico.

Identificar se o animal está com conjuntivite não é um mistério. "Os sintomas da conjuntivite em animais são semelhantes aos que surgem em humanos.

Publicidade

Os bichos ficam com as pálpebras superiores inflamadas e inchadas, os olhos vermelhos, lacrimejantes e repletos de uma secreção amarelo-esverdeada. Além disso, passam a piscar excessivamente", indicou.

Caso você perceba algum destes sintomas, o veterinário recomenda que, antes mesmo de levá-lo ao veterinário, você tome algumas providencias:

- Limpe os olhos do bicho infectado com algodões umedecidos

- Você pode até pingar colírio humano nos olhos do pet.

A conjuntivite, se não for bem tratada, pode causar problemas irreversíveis e até mesmo cegueira. "Os animais tendem ao coçar o olho infectado para aliviar a coceira e podem acabar machucando as pálpebras o que pode acarretar uma úlcera de córnea e uveíte que é uma inflamação na íris", finalizou Filetti.

Por Catharina Apolinário

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
A escolha da panela pode fazer diferença na sua saúde
A escolha da panela pode fazer diferença na sua saúde Veja aqui por vilamulher