Emagreça já!

Anticoncepcional: Tire suas Dúvidas!

Qua, 16/01/2008 - 17h40

A escolha do anticoncepcional é um dos fatores essenciais para a conquista de uma vida sexual plena e saudável. Isto porque, ao se proteger de uma gravidez indesejada, o casal fica mais seguro e pode desfrutar da intimidade sem medo. Todos as formas de contraceptivos têm como objetivo evitar que o espermatozóide encontre o óvulo. O que muda é a maneira como cada um atua no organismo feminino

Atualmente, além das pílulas anticoncepcionais, existem vários outros tipos de contraceptivos.

Publicidade

Os implantes subcutâneos, adesivo e anel vaginal, capazes de liberar hormônio gradualmente durante todo o mês, são especialmente recomendados para quem vive esquecendo de tomar o comprimido.

Listamos os contraceptivos existentes no mercado para você. Analise e veja o que mais se enquadra ao seu perfil. Leve em conta a idade, as condições de saúde e o estilo de vida sexual, entre outros fatores. Mas, lembre-se, apenas um profissional poderá lhe indicar o melhor método.

Vale frisar que o contraceptivo hormonal não evita doenças sexualmente transmissíveis, como aids, sífilis e herpes genital. Lembre-se: faça sexo seguro e, na dúvida, use também a camisinha!

DIU de progesterona

Tipo: anticoncepcional hormonal.
Como funciona: o dispositivo intra-uterino em forma de \\\\\\\'T\\\\\\\' é colocado dentro do útero pelo ginecologista. Libera progesterona gradativamente, impedindo a ação do espermatozóide.
Vantagens: geralmente o fluxo menstrual diminui ou desaparece. O produto só é trocado a cada cinco anos e está liberado para quem amamenta.
Desvantagens: pode causar acne, cefaléia, aumento de peso, endurecimento e dor nas mamas.
Contra-indicações: não deve ser utilizado por pacientes que já tiveram infecções pélvicas ou com suspeita de câncer ginecológico.
Eficácia: 99,5%.

Implante de progesterona

Tipo: anticoncepcional hormonal.
Como funciona: uma haste implantada com anestesia local sob a pele, na região do braço. Joga gradualmente na corrente sangüínea um hormônio derivado do progesterona, inibindo a ovulação.
Vantagens: em 70% dos casos, suspende a menstruação e acaba com as cólicas e sintomas de tensão pré-menstrual. Fica no corpo até três anos e está liberado durante a amamentação.
Desvantagens: pode provocar acne, cefaléia, aumento de peso, endurecimento e dor nas mamas.
Contra-indicações: mulheres que tenham sangramento irregular.
Eficácia: 99,5%.

Injeção de hormônios

Tipo: anticoncepcional hormonal.
Como funciona: aplicada na região glútea, a injeção de estrogênio e progesterona inibe a ovulação.
Vantagens: mantém a menstruação regular. Ministrada uma vez por mês, é ideal para quem esquece de tomar a pílula.
Desvantagens: pode causar aumento da pressão arterial, tontura, náuseas e vômitos.
Contra-indicações: não recomendada a fumantes e mulheres acima de 40 anos, pois o estrogênio aumenta os riscos de problemas cardíacos. O método não deve ser usado no período de amamentação.
Eficácia: 99,5%.

Adesivo

Tipo: anticoncepcional hormonal.
Como funciona: fixado sobre a pele, libera continuamente hormônios que inibem a ovulação. Precisa ser mudado a cada sete dias, durante três semanas seguidas. Após o período, é feita pausa para a menstruação.
Vantagens: não provoca efeitos colaterais e é trocado somente uma vez por semana, sendo uma boa opção para pessoas que esquecem freqüentemente de tomar a pílula.
Desvantagens: pode desgrudar da pele, comprometendo sua eficiência.
Contra-indicações: não deve ser usado por fumantes e mulheres acima de 40 anos, devido a riscos cardíacos, e nem no período de amamentação.
Eficácia: 99,5%.

Diafragma

Tipo: anticoncepcional de barreira.
Como funciona: um pequeno anel de metal recoberto por uma película de borracha ou silicone é colocado pela própria mulher dentro da vagina, meia hora antes da relação sexual e retirado oito horas depois. Sua função é bloquear a penetração do espermatozóide no útero. Inicialmente, o tamanho é medido pelo médico.
Vantagens: é durável (se bem conservado, pode ser usado por dois ou três anos), discreto e não provoca efeitos colaterais.
Desvantagens: nem sempre é fácil removê-lo. Para garantir sua eficiência, tem de ser usado com um creme espermicida.
Contra-indicações: não há.
Eficácia: 98% a 99%.

Camisinhas

Tipo: anticoncepcional de barreira.
Como funciona: a masculina (feita de látex) e a feminina (de poliuretano) são colocadas respectivamente no pênis e na vagina, impedindo a penetração do espermatozóide no útero.
Vantagens: elas não alteram a ovulação da mulher e protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Desvantagens: não há. Acostumar-se a elas é uma questão de tempo.
Contra-indicações: para pessoas alérgicas ao material utilizado na confecção.
Eficácia: 98% a 99%.

Pílula

Tipo: anticoncepcional hormonal.
Como funciona: os comprimidos (geralmente são 21, apresentados em uma cartela mensal) devem ser tomados diariamente para que os hormônios contidos neles bloqueiem a ovulação.
Vantagens: existem vários tipos de pílula, com diferentes dosagens de hormônios. Se a mulher não se der bem com uma, consegue substituí-la.
Desvantagens: pode causar cefaléia, enxaqueca, dores nas mamas, secura vaginal, diminuição da libido, aumento da pressão arterial, náusea, ganho ou perda de peso, alterações no humor, acne e sangramento irregular.
Contra-indicações: os hormônios combinados (estrogênio e progesterona) não devem ser usados por fumantes e mulheres acima de 40 anos; por quem amamenta, sob o risco de diminuir a produção de leite, por pessoas com problemas neurológicos graves, hipertensas, com antecedentes de trombose, diabéticas ou com câncer de mama.
Eficácia: 99,5%.


Anel vaginal

Tipo: anticoncepcional hormonal.
Como funciona: um anel flexível de superfície lisa, que contém hormônios, é colocado pela própria mulher na parte superior da vagina, liberando continuamente essas substâncias e inibindo a ovulação. Deve ser trocado a cada 21 dias.
Vantagens: os hormônios entram diretamente na circulação, evitando alguns efeitos colaterais desagradáveis - como acne, cefaléia, aumento de peso e dor nas mamas - da pílula. Aplicado uma vez ao mês, é indicado para pessoas que esquecem freqüentemente de tomar o contraceptivo oral. Discreto, não interfere em nada na relação sexual.
Desvantagens: pode aumentar um pouco a secreção vaginal, pois necessita de alguma manipulação para ser inserido.
Contra-indicações: não deve ser usado por fumantes e mulheres acima de 40 anos, por mulheres no período de amamentação, por pessoas com problemas neurológicos, hipertensas, diabéticas ou com câncer de mama.
Eficácia: 99,5%.

168 comentários no Vilaclub

Comente!
claudia claudia
Ter, 18/02/2014 - 12h05 - reportar abuso

gostaria de saber se o anticoncepcioanl pode ser tomado por pessoa que tem pressão alta e toma remedio pra pressão

responder ao comentário
ana luisa ana luisa
Seg, 03/02/2014 - 13h07 - reportar abuso

comesei a tomar a pirula a 3 dias a traz e tive relaçao sem a camisinha e apos a relaçao tomei a pirula do dia seguinte !! ocorre o risco deu esta gravida ???

responder ao comentário
Patrícia Patrícia
Seg, 13/01/2014 - 12h29 - reportar abuso

Bom dia!
Estou muito preocupada, bom tomo a injeção mesigyna desdo do dia 11/06/2013, portanto fiquei sem tomar no mês 10/2013( com orientação médica), voltei a tomar dia 05/11/2013(1° da menstruação) só que no dia 05/12/2013 acabei esquecendo de tomar novamente, e estava com sagramento, foi no posto mas próximo e fiz o teste de gravidez que deu negativo. Portanto retornei a tomar a injeção dia 03/01/2014 e nesse mesmo dia tive relação sem camisinha e meu marido ejaculou dentro de mim. Depois de nove dias (12/01/2014) ele ejaculou novamente. Posso tomar a pílula hoje? Sera que tenho chances de estar gravida? Por favor me ajudem
Aguardo respostas

responder ao comentário
Graziele Graziele
Qua, 08/01/2014 - 06h44 - reportar abuso

Me ajudem, eu to na segunda cartela do anti selene, no mes passado eu tomei a ultima pilula dia 12 e voltei a tomar dia 19, mas disseram q eu divia ter voltado dia 20 agora to confusa, eu errei no tempo da pausa? tem alguma consequencia grave? posso engravidar? vou tomar minha ultima pilula da segunda cartela hj dia 8, quando devo voltar a tomar o anti, dia 15 ou 16? ja estou segura para nao engravidar??

responder ao comentário
medlen medlen
Ter, 07/01/2014 - 19h53 - reportar abuso

oiii eu tomo comprimidos ontem foi meu ultimo depois fico uma semana sem tomar que é o periodo que eu mestruo mas ontem de madrugada de segunda pra terça la pelas duas da manha tive relacoes com meu namorado e ele gozou na minha vagina será que eu posso estar grávida?

responder ao comentário
medlen medlen
Ter, 07/01/2014 - 19h46 - reportar abuso

ooi!eu ate ontem estava tomando comprimido Diclin eles acabaram e fico uma semana sem tomar que é o tempo em que eu menstruo tomei ontem as sete da manha o ultimo comprimido e na madrugada d segunda pra terça la pelas duas da manha manti relaçoes será q estou grávida?

responder ao comentário
Paulo Henrique Paulo Henrique
Seg, 06/01/2014 - 13h57 - reportar abuso

Bom dia, então minha dúvida é essa, minha namorada toma anticoncepcional só que ficou 2 dias sem tomar,tivemos relação sem preservativo,e para ter certeza da garantia utilizamos da pilula do dia seguinte depois de ingerir a pilula, no msm dia e continuo tomando o anticoncepcional, passou 1 semana e tivemos relação de novo e dessa vez descuidei e ejaculei lah dentro, ela tem chance de engravidar?

responder ao comentário
leila silva leila silva
Qui, 26/12/2013 - 13h42 - reportar abuso

tenho muita colica fortissima e fluxo tambem,tomo diclin 21 comprimido,porem imendo a cartela pra nao menstruar e nao sentir as colicas..tem algum problema?

responder ao comentário
Danielle Masteguin Soares Danielle Masteguin Soares
Sex, 20/12/2013 - 10h41 - reportar abuso

Se eu parar de tomar a pílula anticoncepcional antes de terminar a cartela, só pra adiantar a menstruação...?

responder ao comentário
maria maria
Seg, 16/12/2013 - 18h00 - reportar abuso

é verdade que anticoncepicional faz sumir os sisto e n ter nodulos no seios?

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos