Especiais > Espelho da Beleza |

Ausência da menstruação é tema de documentário

sex, 23/10/2009 - 04h08

Ausência da menstruação é tema de documentário

Foto/Divulgação

Assim como milhões de mulheres, a eslovaca Diana Fabiánová sabe o sofrimento que envolve a menstruação, que para muitas de nós ultrapassa o incômodo somente com cólicas e TPM. A cada novo ciclo, ela sempre faz a mesma pergunta: "Por que esta dor e irritação se eu sou saudável?".

Parte da sua experiência, ela usou na produção do documentário "The moon insides you", que reúne entrevistas feitas por ela mesma com antropólogos, terapeutas e outros profissionais, incluindo ginecologistas, como Elsimar Coutinho, autor do livro "Menstruação - A Sangria Inútil" (1996) também conhecido por realizar tratamentos com objetivo de paralisar a menstruação. Para ele, o fato da mulher menstruar é um castigo. "É como se ela fosse obrigada a sofrer um aborto todos os meses", diz.

A empresária Jaqueline Ribeiro, 38 anos, é uma das que preferiu não menstruar mais. Antes disso, todos os meses, ela sofria com enxaqueca quando entrava no período menstrual. "Além das fortes dores de cabeça, também tinha muita cólica. Era um sofrimento enorme". Há três anos, Jaqueline resolveu usar um implante para interromper a menstruação e acabar com os incômodos causados pelas dores.

Além da ausência da menstruação, o documentário aborda a viagem emocional de Diana às raízes da sua feminilidade e da própria vida. Com bom humor, o filme também fala sobre as questões de etiqueta quando o assunto está em pauta. Além disso, Diana mostra um teste feito nas ruas, com duas mulheres de calças sujas de sangue. E ouviu comentários de quem passava, com direito a respostas de todo o tipo.


No documentário há também várias histórias de mulheres que contam as suas receitinhas para se livrar dos incômodos durante o período menstrual. Desde indicação de dança do ventre e massagens de ioga nos seios para reduzir as cólicas, até a masturbação para aliviar a dor. O documentário será exibido no canal GNT com o título "Mulher em Fases", no próximo domingo, dia 25, no programa "GNT.doc", às 24h30.

Por Juliana Lopes

4 comentários no Vilaclub

Comente!
joseane
seg, 11/08/2014 - 09h30 - reportar abuso

Oi! Tava tomando o remédio contínuo desde janeiro, que não menstruava. Mas parei agora por conta própria devido a muitas espinhas. Já faz 1 semana e não veio a menstruação ainda? O que aconteceu e ou acontece comigo? Com o organismo?

responder ao comentário
thaina
sab, 24/09/2011 - 21h36 - reportar abuso

quais são os sintomas da menstruação na pé-adolescencia

responder ao comentário
Roseli Campos
ter, 25/01/2011 - 13h52 - reportar abuso

A 3 meses tomo um anti-concepcional contínuo, no inicio fiquei com medo de alguma contra indicação, mas minha médica me orientou e resolvi tentar. E estou gostando bastante.

responder ao comentário
Alexandre Araujo
seg, 24/05/2010 - 16h20 - reportar abuso

Oi

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas