Bruxismo diurno?

Ter, 10/05/2011 - 17h22

bruxismo diurno

Dados divulgados no artigo Neurobiological Mechanisms Involved in Sleep Bruxism indicam que o bruxismo diurno pode afetar uma em cada cinco pessoas, ou seja, 20% da população em geral têm bruxismo quando estão acordados.

O artigo produzido por pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, também analisou outros fatores, como os processos neuroquímicos associados à musculatura facial durante o sono.

Publicidade



Dores de cabeça, estalos na articulação localizada entre a mandíbula e o crânio, cansaço dos músculos do rosto, tensões musculares na face e fratura dos dentes são apenas alguns dos sintomas do bruxismo.

"O bruxismo pode ser definido como uma atividade involuntária da musculatura responsável pela mastigação que causa sérios danos a saúde", explica Gerson Köhler, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial da Köhler Ortofacial.

O especialista esclarece que existem dois tipos de bruxismo - o que ocorre somente durante a noite, denominado bruxismo do sono (BS), e o que acontece durante o dia, chamado de bruxismo da vigília (BV).

Durante o sono é normal ocorrer atividades da musculatura mastigatória, sendo que 60% das pessoas têm movimentos de uma a duas vezes por hora de sono. Já quem sofre com o BS possui três vezes mais movimentação e com intensidade mais forte.

"Os apertamentos e rangidos incomodam tanto os portadores, quanto quem dorme ao lado, pois a força é tão intensa que é possível ouvir a movimentação", observa Gerson.

As causas do bruxismo não são completamente conhecidas e o que já se sabe é que o problema está relacionado ao mau alinhamento dos dentes, perdas dentárias e principalmente disfunção e sobrecarga dos músculos envolvidos na mastigação.


Já o tratamento vai depender das causas e do período em que o bruxismo ocorre, se durante o dia ou à noite. Aparelhos odontológicos e exercícios físicos mandibulares são algumas das indicações aos portadores, que devem procurar um especialista para avaliar o caso.

Por Jessica Moraes

Leia Também

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Leia Também

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Depressão crônica e distimia
Depressão crônica e distimia Veja aqui por vilamulher