Como tratar a hipersensibilidade nos dentes?

Qua, 15/02/2012 - 05h00

Como tratar a hipersensibilidade nos dentes

Muitas pessoas chegam ao dentista reclamando de hipersensibilidade dos dentes a alimentos doces e gelados. Aquela dorzinha que você sente quando bebe ou come algo, ou até mesmo durante a escovação dos dentes. Isto pode significar que um tecido de sua gengiva está exposto, e ele não deveria estar.

Publicidade

O tratamento envolve prevenção, adequação de hábitos de higiene e dieta, restauração e procedimentos plásticos gengivais, tudo isso levando em consideração a avaliação de cada quadro.

Dra. Maristela Lobo, Mestre em Odontologia, Doutora em Clínica Odontologica e Especialista em Periodontia, afirma que a hipersensibilidade é a sensação de "choque" que acontece toda vez que o paciente ingere bebidas e alimentos gelados, ou doces, ou quando escova os dentes. "Adicionalmente, os dentes aparentam mais longos, comprometendo a estética do sorriso", afirmou a doutora.

Diferente do esmalte do dente, que é um tecido mineralizado, a dentina, é um tecido orgânico, uma pelinha mais macia, e o que a torna mais sensível é a presença de terminações nervosas, ao estar exposta ela causa o problema da hipersensibilidade. Estas áreas sensíveis nos dentes podem ser estimuladas pelo movimento e pela composição de líquidos e alimentos, pelas variações de temperatura ou por atrito. Pessoas que abusam de força durante a escovação, por exemplo, ou que possuem uma mordida torta, entre outros casos, tem a conseqüência de ter essa exposição da raiz do dente.

Tratamento da hipersensibilidade

A doutora afirma que a princípio o dentista vai investigar a causa do problema e eliminá-la. "Educar, informar e orientar o paciente é um passo muito importante no tratamento da hipersensibilidade dentinária", lembrou.


Ela explica que após a remoção da causa do problema, deve-se investigar se houve perda de estrutura do dente (microfraturas ou desgaste na região do colo), e restabelecê-la, caso necessário, com materiais restauradores adequados (quanto às propriedades de resistência, polimento e estética). "Em muitos casos, convém devolver o tecido gengival que foi perdido através de enxertos teciduais minimamente traumáticos, capazes de devolver a estética, eliminar completamente a sensibilidade e aumentar a resistência da margem da gengiva a novas retrações", explicou a ortodontista.

Por Catharina Apolinário

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Nódulos nas mamas indica algo grave?
Nódulos nas mamas indica algo grave? Veja aqui por vilamulher