Câncer de Mama

Como tratar a hipersensibilidade nos dentes?

Qua, 15/02/2012 - 05h00

Como tratar a hipersensibilidade nos dentes

Muitas pessoas chegam ao dentista reclamando de hipersensibilidade dos dentes a alimentos doces e gelados. Aquela dorzinha que você sente quando bebe ou come algo, ou até mesmo durante a escovação dos dentes. Isto pode significar que um tecido de sua gengiva está exposto, e ele não deveria estar.

Publicidade

O tratamento envolve prevenção, adequação de hábitos de higiene e dieta, restauração e procedimentos plásticos gengivais, tudo isso levando em consideração a avaliação de cada quadro.

Dra. Maristela Lobo, Mestre em Odontologia, Doutora em Clínica Odontologica e Especialista em Periodontia, afirma que a hipersensibilidade é a sensação de "choque" que acontece toda vez que o paciente ingere bebidas e alimentos gelados, ou doces, ou quando escova os dentes. "Adicionalmente, os dentes aparentam mais longos, comprometendo a estética do sorriso", afirmou a doutora.

Diferente do esmalte do dente, que é um tecido mineralizado, a dentina, é um tecido orgânico, uma pelinha mais macia, e o que a torna mais sensível é a presença de terminações nervosas, ao estar exposta ela causa o problema da hipersensibilidade. Estas áreas sensíveis nos dentes podem ser estimuladas pelo movimento e pela composição de líquidos e alimentos, pelas variações de temperatura ou por atrito. Pessoas que abusam de força durante a escovação, por exemplo, ou que possuem uma mordida torta, entre outros casos, tem a conseqüência de ter essa exposição da raiz do dente.

Tratamento da hipersensibilidade

A doutora afirma que a princípio o dentista vai investigar a causa do problema e eliminá-la. "Educar, informar e orientar o paciente é um passo muito importante no tratamento da hipersensibilidade dentinária", lembrou.


Ela explica que após a remoção da causa do problema, deve-se investigar se houve perda de estrutura do dente (microfraturas ou desgaste na região do colo), e restabelecê-la, caso necessário, com materiais restauradores adequados (quanto às propriedades de resistência, polimento e estética). "Em muitos casos, convém devolver o tecido gengival que foi perdido através de enxertos teciduais minimamente traumáticos, capazes de devolver a estética, eliminar completamente a sensibilidade e aumentar a resistência da margem da gengiva a novas retrações", explicou a ortodontista.

Por Catharina Apolinário

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos