Dores nas Costas

qua, 23/01/2008 - 14h02

costas

Dor nas costas é um problema. São vários os motivos para aquela dor chatinha nas costas que muitas vezes incomoda e compromete a nossa rotina. A principal delas é a lombalgia, um desconforto que afeta a região inferior da coluna vertebral (que vai da última costela até o início dos glúteos) e aparece em destaque no ranking das reclamações.

Se as dores vierem acompanhas dos chamados sinais de alerta é preciso atenção redobrada. Febre e perda de peso indicam a presença de algo mais grave. "Desde má-formação congênita, osteoporose, tumores até hérnia de disco, cálculos renais e distúrbios neurológicos. Portanto, o tratamento varia de acordo com a causa diagnosticada", explica Alexandre Fogaça Cristante, especialista em cirurgia de coluna da Clínica Ortocity.

Outra situação comum é quando não há razão aparente para o incômodo. Segundo o cirurgião, neste caso trata-se da lombalgia mecânico-postural. Os pacientes buscam uma razão 'física' para suas lamentações e não encontram nada. Cristante explica que as dores não estão relacionadas a desvios [hiper-lordose, hiper-cifose e escoliose] ou a algum tipo de lesão, mas sim a vícios de postura que a deixam sobrecarregada constantemente.

"Quem sofre de dor nas costas não se senta nem se levanta corretamente, não dorme em colchão adequado ao seu peso, levanta objetos do chão dobrando a coluna e não os joelhos, estica-se todo para colocar os objetos em prateleiras ou em armários e executa tarefas diárias [passar roupas, varrer a casa, lavar o quintal] em má posição", explica.

O excesso de peso é outro inimigo. Obesidade e outras alterações musculares levam à sobrecarga dos discos intervertebrais. O especialista também cita outros fatores, como depressão e estresse. Eles não permitem o relaxamento voluntário dos músculos levando a compressões importantes nas raízes nervosas que emergem da coluna vertebral.


Seja qual for à razão das dores nas costas, o tratamento sugerido geralmente é dividido em duas fases. "Na fase da dor aguda, o médico vai receitar analgésicos e antiinflamatórios, fisioterapia convencional e outros métodos. Também é recomendável a Reorientação Postural Global (RPG), hidroterapia, condicionamento físico ou ainda o auxílio de um nutricionista e psicólogo", aconselha Cristante.

Fonte: MB Press

3 comentários no Vilaclub

Comente!
Mateus
sex, 17/01/2014 - 11h56 - reportar abuso

É verdade má postura influencia muito e depois que ja acabamos com um poco da coluna rs passamos a correr atras, digo por mim, mas hoje com as informações que achei no site me ajudo muito, fica dica Kenko Patto http://kenkotop.com.br

responder ao comentário
Dr. Abnel Alecrim
ter, 16/10/2012 - 22h08 - reportar abuso

A maioria dos pacientes com problemas de dores nas costas, quando dispõe do conhecimento adequado, pode se tratar com sucesso. Método da Fisioterapia Avançada mostra que sintomas de dores, queimação e pontada na coluna e irradiada para as pernas ou braços são reversíveis em 70% dos casos, sendo abolidos em poucas sessões, sem medicamento ou cirurgia. Veja como: http://www.pensandosaude.com.br/dor/coluna-vertebral-faq.html , ou curta a nossa página no Facebook e participe da nossa seção de perguntas e respostas, www.facebook.com/Fisioterapia.Campinas - Dr. Abnel Alecrim, Campinas, SP.

responder ao comentário
Joaopedro12
sex, 17/02/2012 - 09h35 - reportar abuso

Olá, a esteira de acuterapia Iplikator é muito eficiente contra a dor nas costas, e é totalmente natural. Você pode vê-la en www.dolorfree.com Um abraço.

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinzabeyoncé 50 tons de cinzabolo de cenourabolo de chocolatecabelos curtoscortes de cabeloescova progressivamaquiagemtrançasunhas decoradas