Foto graur codrin/http://bit.ly/b86DCd
Com a idade, alguns problemas de saúde costumam aparecer, como a insônia, a depressão, perda de memória e lentidão no tempo de reação aos fatos. Por décadas, cientistas tentam descobrir a causa deles, mas agora, uma série de pesquisas revelou a possibilidade de uma causa incrível: o envelhecimento dos olhos.
O casal de oftalmologistas americano Patrícia Turner e Martin Mainster, que é professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Kansas, tem publicado, constantemente, estudos sobre os efeitos do envelhecimento sobre a saúde dos olhos. "Acreditamos que esse efeito é amplo e está apenas começando a ser reconhecido como um problema", observa Patrícia.
O gradual amarelecimento do cristalino e o estreitamento da pupila que ocorrem com a idade atrapalham o ritmo "circadiano" do corpo, contribuindo para uma série de problemas de saúde, conforme sugerem esses estudos.
Conforme os olhos envelhecem, cada vez menos luz solar penetra o cristalino de modo a alcançar células fundamentais presentes na retina, responsáveis por regular o ritmo "circadiano" do corpo, o seu relógio interno.
Os ritmos circadianos são os processos cíclicos hormonais e fisiológicos que reanimam o corpo pela manhã, de modo a habilitá-lo a enfrentar as demandas do dia e desacelerá-lo à noite, permitindo que o corpo descanse e se recomponha.
Esse relógio interno depende da luz para funcionar adequadamente e as pesquisas descobriram que as pessoas cujos ritmos circadianos estão fora de sincronia, como as que trabalham por turnos, correm um risco maior de desenvolver uma série de doenças, incluindo insônia, doenças cardíacas e câncer.
Por Carmem Sanches
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet