Moda das Famosas

Funções das gorduras

Dom, 17/02/2008 - 14h39

Entre os nutrientes vamos destacar o papel das gorduras, pois exercem grande influência nas dietas e suas funções e necessidades são mal compreendidas. A gordura é considerada o combustível mais energético das nossas células, porque possui 9 calorias em cada grama.

Publicidade

A gordura corporal, no homem, está entre 15 e 17% de seu peso e, na mulher, a média é de 25%. As células gordurosas armazenam as gorduras, que ficam disponíveis no organismo.

Os carboidratos (açúcares, amidos etc.) quando ultrapassam a necessidade orgânica são transformados em gordura do tipo triglicérides e ficam armazenados. Essas gorduras exercem função protetora contra choque mecânico, como isolante térmico, por estarem distribuídas sob a pele, aumentando a resistência do corpo, quando exposto ao frio.

As gorduras ainda desempenham uma função de transportadoras de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Para essa função específica são necessárias, no mínimo, 20 gramas de gordura por dia. Se não houver esta ingestão mínima diária, poderá ocorrer hipovitaminose.

Há três tipos de gordura:

  • A gordura saturada encontrada nas carnes contém dois tipos de colesterol. O HDL, que é o colesterol bom e o LDL, que é o colesterol ruim: "nosso inimigo"
  • .

  • A gordura insaturada existente nos peixes e nos vegetais, com exceção do óleo de coco.
  • A gordura polinsaturada, predominante no azeite de oliva, tem ação auxiliar no metabolismo do colesterol, combatendo o ruim.

A ingestão de gordura deve ser bem calculada para evitar excesso, pois este, além de prejudicial às artérias, irá se acumular no organismo, aumentando-lhe o peso. Os americanos, por exemplo, ingerem 48% do total de calorias em sua alimentação, enquanto os japoneses ingerem apenas 28%.

Um bom cardápio, mesmo para emagrecer, deve conter quantidade balanceada de gorduras e elas devem ser vistas como nossas aliadas, pois fazem bem ao corpo. Já as dietas em que se preconizam o excesso de gorduras poderão prejudicar as pessoas, porque nem todas metabolizam bem grandes quantidades de gorduras.

O cardápio equilibrado e inteligente utiliza as gorduras polinsaturadas, como o azeite de oliva nas saladas, as insaturadas, existente nos peixes e vegetais e pouco das saturadas contidas nas carnes vermelhas, manteiga, leite, creme de leite, óleo de soja etc. A quantidade de colesterol HDL (bom) deve ser no mínimo um terço da quantidade do LDL (ruim).

Por Dr. José Rui Bianchi
Médico psiquiatra e Autor do livro
"Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora

1 comentário no Vilaclub

Comente!
lady lady
Seg, 11/04/2011 - 10h58 - reportar abuso

nossa... esse site é muito bom, achei o que precisava pra minha pesquisa!!!!
muito obg...

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos