Funções das gorduras

ter, 19/02/2008 - 14h59

acucar

Entre os nutrientes vamos destacar o papel das gorduras, pois exercem grande influência nas dietas e suas funções e necessidades são mal compreendidas. A gordura é considerada o combustível mais energético das nossas células, porque possui 9 calorias em cada grama. A gordura corporal, no homem, está entre 15 e 17% de seu peso e, na mulher, a média é de 25%. As células gordurosas armazenam as gorduras, que ficam disponíveis no organismo.

Os carboidratos (açúcares, amidos etc.) quando ultrapassam a necessidade orgânica são transformados em gordura do tipo triglicérides e ficam armazenados. Essas gorduras exercem função protetora contra choque mecânico, como isolante térmico, por estarem distribuídas sob a pele, aumentando a resistência do corpo, quando exposto ao frio.

As gorduras ainda desempenham uma função de transportadoras de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Para essa função específica são necessárias, no mínimo, 20 gramas de gordura por dia. Se não houver esta ingestão mínima diária, poderá ocorrer hipovitaminose.

Há três tipos de gordura:

  • A gordura saturada encontrada nas carnes contém dois tipos de colesterol. O HDL, que é o colesterol bom e o LDL, que é o colesterol ruim: "nosso inimigo"
  • .

  • A gordura insaturada existente nos peixes e nos vegetais, com exceção do óleo de coco.
  • A gordura polinsaturada, predominante no azeite de oliva, tem ação auxiliar no metabolismo do colesterol, combatendo o ruim.
  • [/marcador-bloco]

    A ingestão de gordura deve ser bem calculada para evitar excesso, pois este, além de prejudicial às artérias, irá se acumular no organismo, aumentando-lhe o peso. Os americanos, por exemplo, ingerem 48% do total de calorias em sua alimentação, enquanto os japoneses ingerem apenas 28%.

    Um bom cardápio, mesmo para emagrecer, deve conter quantidade balanceada de gorduras e elas devem ser vistas como nossas aliadas, pois fazem bem ao corpo. Já as dietas em que se preconizam o excesso de gorduras poderão prejudicar as pessoas, porque nem todas metabolizam bem grandes quantidades de gorduras.

    O cardápio equilibrado e inteligente utiliza as gorduras polinsaturadas, como o azeite de oliva nas saladas, as insaturadas, existente nos peixes e vegetais e pouco das saturadas contidas nas carnes vermelhas, manteiga, leite, creme de leite, óleo de soja etc. A quantidade de colesterol HDL (bom) deve ser no mínimo um terço da quantidade do LDL (ruim).

    Por Dr. José Rui Bianchi

    Médico psiquiatra e Autor do livro

    "Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora

    1 comentários no Vilaclub

    Comente!
    lady
    seg, 11/04/2011 - 10h03 - reportar abuso

    nossa... esse site é muito bom, achei o que precisava pra minha pesquisa!!!! muito obg...

    responder ao comentário

    Especiais VilaMulher

    Quiz de Celebridades!

    Quem é mais jovem?

    VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

    Top Temas