Câncer de Mama

Higiene íntima: tudo que você deve saber

Ter, 31/03/2009 - 09h48

Higiene Íntima

Apesar de o outono já ter começado, as temperaturas continuam altas e os cuidados com a higiene íntima também. Quem fica fora de casa por muito tempo, chega tarde do trabalho ou faz viagens longas, recorre aos lencinhos umedecidos para manter a limpeza da região. Eles são liberados pelos especialistas, mas apenas para quem não tem alergia ao perfume do produto.

Luciana Crema, ginecologista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), recomenda o uso dos sabonetes íntimos na hora do banho.

Publicidade

Eles possuem pH ácido, igual ao da vagina, além de ácido lático e soro de leite, substâncias que respeitam as propriedades naturais do local. “Já os sabonetes comuns são alcalinos. Quando usados nessa região, podem causar irritação e desequilíbrio do pH natural, o que favorece a proliferação dos fungos e bactérias”, explica.

Outro cuidado importante é não confundir higiene íntima com duchas íntimas. “A primeira significa lavar somente a região externa da vagina e a segunda é feita quando a mulher introduz o 'chuveirinho' na vagina”. A ginecologista explica que o segundo método prejudica a flora vaginal normal, importantes agentes de defesa local, por isso deve ser evitado.


Durante a menstruação evite os absorventes com perfume, eles causam alergias, coceira e até ardência. Ao contrário do que se pensa, os protetores de calcinha não devem ser usados todos os dias. Com a vagina abafada, o risco de corrimentos e infecções é maior, porque o local fica mais úmido e quente, ambiente propício para as bactérias.

No caso dos absorventes internos ou tampões, o cuidado é ainda maior. Não fique o dia inteiro com eles, o ideal é trocar em intervalos de quatro horas. No período menstrual alterne com absorventes comuns e não use o tampão para dormir.

Quem usa muitas vezes o tampão corre o risco de contrair a síndrome do choque tóxico, uma doença rara, mas grave. O nome estranho é por causa da toxina produzida por essa bactéria, Staphylococcus aureuse. Conhecida por SCT, a síndrome acontece principalmente em quem usa tampões de grande absorção, que retém muito o líquido e expande ao ser retirado. Isso fere as paredes da vagina e libera a entradas das bactérias. Se você tiver o costume de usar tampões e tiver os seguintes sintomas, como febre, vômitos, diarréia ou desmaios procure imediatamente um médico.

No dia-a-dia, a ginecologista indica o uso de roupas leves. Para quem fica muito tempo com a mesma roupa, a dica é fugir das calças apertadas de material sintético. O ideal é escolher peças com tecidos de algodão, saias e vestidos, que facilitam a respiração da região íntima.

As calcinhas também devem ser de algodão. Reserve as lingeries de renda e nylon para ocasiões especiais, já que também atrapalham a respiração do local, aumentando sua umidade natural.

Entretanto, não adianta todos esses cuidados se você não lavar a sua roupa íntima da forma certa. Segundo a ginecologista nada de lavar a calcinha no chuveiro e deixá-la secando no Box. “Ao fazer a limpeza no banho, aumenta-se a chance de sobrarem resíduos de produto no tecido, além de a calcinha ficar exposta a um ambiente quente e úmido, propício à proliferação dos microorganismos”, completa.

Por Juliana Lopes

16 comentários no Vilaclub

Comente!
Michele Michele
Qua, 15/05/2013 - 14h03 - reportar abuso

uso a ducha ginecologia no final da menstruação afim de limpar aquela secreção marron q incomoda, e gostaria de saber se isso faz mal.

responder ao comentário
Fernanda lima vital Fernanda lima vital
Seg, 30/07/2012 - 14h52 - reportar abuso

adorei a pagina,gosto de me cuidar e estar por dentro da saúde da mulher...

responder ao comentário
elisabeth paquete elisabeth paquete
Qui, 24/05/2012 - 11h12 - reportar abuso

obrigada pelas dicas tinha muitas duvidas e foram esclarecidas

responder ao comentário
camila camila
Sáb, 19/05/2012 - 07h46 - reportar abuso

adorei esse site muito explicativo tirei a maioria das minhas duvidas beijos e ate a proxima!

responder ao comentário
ANONIMOUS ANONIMOUS
Qua, 25/01/2012 - 19h58 - reportar abuso

Hey, eu gostaria de saber se "pré adolescentes" podem usar sabonetes íntimos, pq q têm corrimentos e só...se puderem me ajudar eu fico grata...

Obrigada

responder ao comentário
Carol Carol
Ter, 07/06/2011 - 19h02 - reportar abuso

Ola!!!Mtooooooo boa mesmo suas dicas adorei,n conhecia ainda!Mais agora q conheci sempre que tiver duvidas estarei por aq....

Beijos e PARABENS pelo trabalho.

responder ao comentário
Dom, 29/05/2011 - 21h31 - reportar abuso

Conheça o Easy Wash Bidet para a sua higiene intima. Entre em www.easywash.com.br ou procure no Mercado Livre por Easy Wash

responder ao comentário
lorrayne lorrayne
Seg, 28/03/2011 - 22h21 - reportar abuso

Nossa primeira vez aiaiai!!!!!!

responder ao comentário
Qui, 03/02/2011 - 23h47 - reportar abuso

Boa noite, pessoal! Bom, gostaria mesmo de ajuda-las, então vou lhes dar um bom conselho: vão sim ao ginecologista. Não tenham medo, a internet e a experiência dos outros nem sempre podem ajuda-las. As vezes um medicamento ou um sabonete ou uma dieta ajuda um determinado tipo de pessoas, mas as vezes seus problemas são diferentes e devem ser tratados de outra forma. E as vezes são coisas muito mais simples do que se imagina. Mas ir ao médico é fundamental. Eles nos ajudam a superar medos, traumas, problemas e nos ensinam a ter melhor qualidade de vida. Não tenham medo, escolham um bom médico e se abram com ele. Eles estão tão acostumados a ver vaginas de tudo quanto é jeito que não vão achar nada estranho se vocês tiverem corrimento, odor ou coisa parecida. No máximo vão dizer "voce tem tal coisa, vamos tomar este remédio, passar tal remédio e se não passar voce volta", vão te olhar com um sorriso cansado de tanto fazer a mesma coisa todos os dias e vão te dizer "tenha um bom dia". Eu tive uma lesão no colo do útero que jamais iria imaginar, e facilita o surgimento de cancer, fiz cauterização (que durou 20 minutos) enquanto conversava com meu médico e saí de lá direto para uma festa. Nunca mais saí de lá... vou sempre, estou em boas mãos. Abraço a todos!

responder ao comentário
paula paula
Seg, 31/01/2011 - 23h28 - reportar abuso

Tem problemas com odor vaginal, trabalho o dia todo e só tenho tempo de tomar apenas dois banhos no dia, um pela manha as 06:00 hs da manha qd me levanto e anoite qd retorno do trabalho por volta das 21:30 a 22:00 hs, lavo bem as partes intimas com sabonete com ph, mais mesmo assim sinto odores fortes na vagina durante o intervalo q não tomo banho, qual seria o meu problema? sempre tomo banho tbm antes de fazer sexo e mesmo assim qd meu namorado faz sexo oral aumenta o odor chego a ficar com vergonha do meu namorado não sei mais o q fazer e tenho vergonha de falar pessoalmente ao ginecologista. Por favor me ajude...

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos