Higiene íntima: tudo que você deve saber

ter, 31/03/2009 - 09h25

Higiene Íntima

Apesar de o outono já ter começado, as temperaturas continuam altas e os cuidados com a higiene íntima também. Quem fica fora de casa por muito tempo, chega tarde do trabalho ou faz viagens longas, recorre aos lencinhos umedecidos para manter a limpeza da região. Eles são liberados pelos especialistas, mas apenas para quem não tem alergia ao perfume do produto.

Luciana Crema, ginecologista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), recomenda o uso dos sabonetes íntimos na hora do banho. Eles possuem pH ácido, igual ao da vagina, além de ácido lático e soro de leite, substâncias que respeitam as propriedades naturais do local. “Já os sabonetes comuns são alcalinos. Quando usados nessa região, podem causar irritação e desequilíbrio do pH natural, o que favorece a proliferação dos fungos e bactérias”, explica.

Outro cuidado importante é não confundir higiene íntima com duchas íntimas. “A primeira significa lavar somente a região externa da vagina e a segunda é feita quando a mulher introduz o 'chuveirinho' na vagina”. A ginecologista explica que o segundo método prejudica a flora vaginal normal, importantes agentes de defesa local, por isso deve ser evitado.


Durante a menstruação evite os absorventes com perfume, eles causam alergias, coceira e até ardência. Ao contrário do que se pensa, os protetores de calcinha não devem ser usados todos os dias. Com a vagina abafada, o risco de corrimentos e infecções é maior, porque o local fica mais úmido e quente, ambiente propício para as bactérias.

No caso dos absorventes internos ou tampões, o cuidado é ainda maior. Não fique o dia inteiro com eles, o ideal é trocar em intervalos de quatro horas. No período menstrual alterne com absorventes comuns e não use o tampão para dormir.

Quem usa muitas vezes o tampão corre o risco de contrair a síndrome do choque tóxico, uma doença rara, mas grave. O nome estranho é por causa da toxina produzida por essa bactéria, Staphylococcus aureuse. Conhecida por SCT, a síndrome acontece principalmente em quem usa tampões de grande absorção, que retém muito o líquido e expande ao ser retirado. Isso fere as paredes da vagina e libera a entradas das bactérias. Se você tiver o costume de usar tampões e tiver os seguintes sintomas, como febre, vômitos, diarréia ou desmaios procure imediatamente um médico.

No dia-a-dia, a ginecologista indica o uso de roupas leves. Para quem fica muito tempo com a mesma roupa, a dica é fugir das calças apertadas de material sintético. O ideal é escolher peças com tecidos de algodão, saias e vestidos, que facilitam a respiração da região íntima.

As calcinhas também devem ser de algodão. Reserve as lingeries de renda e nylon para ocasiões especiais, já que também atrapalham a respiração do local, aumentando sua umidade natural.

Entretanto, não adianta todos esses cuidados se você não lavar a sua roupa íntima da forma certa. Segundo a ginecologista nada de lavar a calcinha no chuveiro e deixá-la secando no Box. “Ao fazer a limpeza no banho, aumenta-se a chance de sobrarem resíduos de produto no tecido, além de a calcinha ficar exposta a um ambiente quente e úmido, propício à proliferação dos microorganismos”, completa.

Por Juliana Lopes

17 comentários no Vilaclub

Comente!
Károly
quin, 09/10/2014 - 00h51 - reportar abuso

Queria savmver como lava a vagina corretamente para tira makodores

responder ao comentário
laryssa
ter, 23/09/2014 - 19h03 - reportar abuso

se cair perfume lá dentro da vagina , quais são os riscos?

responder ao comentário
Michele
qua, 15/05/2013 - 14h29 - reportar abuso

uso a ducha ginecologia no final da menstruação afim de limpar aquela secreção marron q incomoda, e gostaria de saber se isso faz mal.

responder ao comentário
Fernanda lima vital
seg, 30/07/2012 - 14h06 - reportar abuso

adorei a pagina,gosto de me cuidar e estar por dentro da saúde da mulher...

responder ao comentário
elisabeth paquete
quin, 24/05/2012 - 11h20 - reportar abuso

obrigada pelas dicas tinha muitas duvidas e foram esclarecidas

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinzabeyoncé 50 tons de cinzabolo de cenourabolo de chocolatecabelos curtoscortes de cabeloescova progressivamaquiagemtrançasunhas decoradas