Higienizar as roupas durante a lavagem

ter, 17/05/2011 - 17h33

Higienizar as roupas durante a lavagem

Foto: Sean Justice/Corbis

Segundo especialistas, lavar as roupas com água fria e alvejantes comuns não elimina alguns germes causadores de doenças. Todo mundo sabe que os tecidos acumulam germes e bactérias, mas mesmo depois da lavagem, alguns microorganismos nocivos à saúde, como as bactérias S. Choleraesuis e S.Typhimurium, sobrevivem e se mantém aderentes às fibras.

Também os fungos e ácaros podem resistir a lavagens, piorando quadros alérgicos respiratórios ou de pele em crianças e adultos, como rinite, micoses, brotoejas e, até mesmo, cistite ou candidíase.

Para lavar as roupas, a maioria dos brasileiros usa água fria e sabão mas segundo Dr. Paulo Olzon, infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), esse processo não elimina os micróbios. Mas na ocasião de poder usar água quente, há um grande risco de danificar as fibras.

Algodão x roupa sintética

"A presença de agentes microbianos nas roupas se dá pelo potencial de adesão de algumas fibras a microorganismos. Os sintéticos são os que têm o maior potencial de adesão. E a maioria dos tecidos hoje é mista, ou seja, composta por algodão com alguma fibra sintética", alerta o infectologista Paulo Olzon, da Unifesp.


Uma dica do especialista para higienizar as roupas é o novo produto da Vanish, que tem ação bactericida. Vanish Ação Bactericida chegou ao mercado em janeiro e custa de R$ 4,60 a R$ 25,00, de acordo com a quantidade.

Por Catharina Apolinário

NENHUM COMENTÁRIO NO VILACLUB

Comente!

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

casamentoorgasmo femininodrenagem linfáticamusculaçãomaquiagempenteadostriglicéridessaladasansiedadeorganizaçãopartobolo de cenourakama sutrabolo de chocolatedecoração de nataldieta dukandieta detox