HPV - formas de prevenção

Ter, 08/09/2009 - 05h00

HPV formas de prevenção

Infecção prevalente em jovens de até 25 anos, o HPV - papilomavírus humano - contamina cerca de 65% das mulheres do mundo logo na primeira relação sexual. A boa notícia é que 90% das mulheres conseguem erradicar o vírus em até dois anos.

Publicidade

Mas se o tratamento necessário não é feito, a paciente corre o risco de contrair o câncer de colo de útero.

A ausência de exames para detectar a presença dos vírus de diferentes tipos que englobam o HPV (papilomavírus humano) e a falta de informação são os principais vilões da doença. Segundo a ginecologista Rosa Maria Neme, diretora do Centro de Endometriose São Paulo e profissional da equipe dos hospitais Albert Einstein, Samaritano, São Luiz e Sírio Libanês, os sintomas não aparecem logo de cara. Geralmente, o vírus pode ficar incubado e se manifestar muitos anos depois.

Outro fato importante é que os sintomas variam de acordo com o tipo de vírus. "Em geral, as manifestações na região genital são as verrugas ou condilomas acuminados, conhecidos como "crista de galo". Já outras pacientes com lesões subclínicas podem não apresentar sintomas, podendo ter apenas manifestações discretas como corrimentos de repetição, por exemplo", esclarece a ginecologista.

Transmitida através de relações sexuais, as lesões se manifestam no pênis, vagina, colo do útero e vulva, algumas são de alto risco, pois são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis.

A explicação das mulheres serem mais vulneráveis ocorre em razão do ciclo hormonal. "A imunidade varia ao longo do mês, diferente dos homens, por isso elas têm mais chances". Dessa forma, como na gravidez a imunidade também é menor os riscos aumentam.

Hoje em dia existem duas formas de prevenção, uma delas é fazer os exames de rotina no consultório (colposcopia e vulvoscopia). E ainda o exame citológico (exame preventivo de Papanicolaou). Quando existe a suspeita, a confirmação só acontece através de exames laboratoriais de diagnóstico molecular, como o teste de captura híbrida e o PCR e biópsia da região suspeita.

Outra forma é por meio da vacina. Segundo Neme, há duas vacinas comercializadas no Brasil. Uma delas é quadrivalente, ou seja, previne contra os tipos 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero e contra os tipos 6 e 11, que estão em 90% dos casos de verrugas.

"A vacina funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo. A vacina pode ser tomada no Brasil e é administrada em 3 doses, com 1, 2 e 6 meses", explica. Lembrando que esta vacina não está disponível na rede pública de saúde.


Caso a verruga esteja instalada, o tratamento é através de ácidos usado no próprio local. Há também a possibilidade de laser ou a retirada cirúrgica. Em casos no colo de útero, a cauterização é mais indicada.

Por Juliana Lopes

10 comentários no Vilaclub

Comente!
Nanny Nanny
Seg, 09/07/2012 - 15h38 - reportar abuso

em junho eu descobri que tenho hpv, e to fazendo o tratamento com Ixium, e minha mãe não sabe q eu não sou virgem, só teve relação 2 vezes e sem camisinha, por isso muito cuidado, depois do que me aconteceu eu falo com toda a certeza, só faça sexo com camisinha, eu achava que isso nunca iria me acontecer, mas aconteceu, não tive experiência e confiei na pessoa errada. Cuide da sua saúde e principalmente cuide de você!

responder ao comentário
Dinhane Dinhane
Seg, 18/06/2012 - 07h58 - reportar abuso

o ixium ele pode ser comprado sem receita medica?

responder ao comentário
filipe filipe
Dom, 15/04/2012 - 10h03 - reportar abuso

Camisinha protege contra o vírus ?

responder ao comentário
wydja wydja
Qua, 14/12/2011 - 15h09 - reportar abuso

canpanha a prevenção ao HPV ,gente nós mulheres devemos faser exames de papanicolau e colposcopia pelo menos 1 vez ao ano VAMOS NOS CUIDAR para ter uma vida mas saudavel.

responder ao comentário
Stella Stella
Ter, 06/12/2011 - 16h52 - reportar abuso

Tive experiência com HPV na língua e em região genital, li diversos sites a respeito e gostaria de deixar aqui algumas experiências minhas:

PARA QUEM POSSUI HPV OU ALGUMA VERRUGA COMUM NA LÍNGUA, pois fui a dois médicos, ambos queriam me operar com bisturi e anestesia local (imagina que dor?), mas no 3º médico, meio que contra a vontade dele, deixou eu testar um ácido para verrugas antes de fazer a cirurgia.
O ácido é facilmente comprado em farmácias e sem prescrição médica. Chama-se Duofilm. O ácido não é caro, o tratamento foi rápido e totalmente indolor. Em uma semana a verruga caiu.
Mas como na bula do remédio há contra-indicação do uso na língua, tomei alguns cuidados para evitar problemas.
- Primeiramente, o produto não pode ser agitado antes de usar;
- Passei uma vez ao dia, antes de dormir;
- Sequei bem o local da verruga com um guardanapo e colei um esparadrapo vazado, com um recorte do tamanho da verruga. (O esparadrapo cobre a pele sadia e deixa de fora a pele com verruga), e passei 4 mãos de ácido.
- Não deixe a saliva entrar em contato e espere secar até ficar branco e duro (cerca de 5 à 10 min);
- Cole outro pedaço de esparadrapo em cima para tampar.
- Pronto! Eu fechava a boca e ia direto para cama dormir. Pois, se molhasse muito o esparadrapo com a saliva, ele se soltava, mas se soltar, não tem problema;
- Ao acordar, o esparadrapo geralmente já havia descolado, e o local estava esbranquiçado, como se fosse pele morta;
- No 2º ou 3º dia já era possível arrancar a pele superficial, pois já estava descolando;
- Repita o procedimento todos os dias à noite, até cair a verruga.
No meu caso, era uma verruga de 0,5 cm de diâmetro, caiu em 7 dias.


TRATAMENTO PARA HPV EM REGIÃO GENITAL:
Fiz tratamento para HPV na região genital também, e se você tiver esse problema, recomendo a pomada IXIUM. Ela é bem cara, cerca de 115 reais, mas vale a pena. Só é preciso tomar cuidado porque ela é forte. Precisa ser 3x por semana, não passe mais que isso se não queima sua pele. E a quantidade de horas também é muito importante, você tem que ver o quanto sua pele aguenta, no meu caso, o ideal era de 8 à 9 horas (enquanto dormia).
Tem que lavar muito bem a pele depois, se deixar resquícios de creme, ou se você ficar muitas horas com ele (umas 10h, por exemplo), dá febre em você.
O que eu mais gostei do IXIUM foi o fato dele não agredir a pele. Ele é um produto que ativa sua imunidade naquele local, e seu corpo é quem mata as verrugas (não o vírus, o vírus ficará pra sempre em seu sangue, mas depois de algum tempo, as verrugas não voltam mais, só se vc tiver contato com verrugas de outra pessoa novamente, ou sua imunidade estiver bem baixa. Com o IXIUM, elas não caem, vão diminuindo até desaparecer. Se vc não abusar da quantidade de horas com o creme (e passar só 3x por semana), o tratamento é completamente indolor, sem feridas, e ninguém percebe que a área está sendo tratada.
Ah, e também não pode ter relações enquanto o remédio estiver na pele.
O ideal é continuar passando essa pomada por algumas semanas mesmo depois de terem sumido as verrugas, pois assim aumenta a imunidade da pele para elas não voltarem.
Existe uma vacina de HPV, se eu tivesse tomado, não teria tido tantos transtornos com essa doença, porque sofri até achar o remédio ideal, fui em duas ginecologistas, elas receitaram outros métodos que não funcionaram (podofilina), e uma delas falou para eu passar IXIUM todos os dias ao dormir (além de passar 2 dias seguidos, eu deixei muitas horas e no 3º dia tinha aberto uma ferida em carne viva super dolorida, que foi tratada com banhos de assento com “Flogo-rosa” por uma semana, e a suspensão temporária da pomada IXIUM), fiz também cauterização com ácido no consultório, que queima e faz a verruga cair, mas ficaram doloridas, com feridinhas e elas acabaram voltando.
Se sua pele queimar por algum motivo e causar irritação, em hipótese alguma use medicamentos cicatrizantes à base de “Corticosteroide”, porque eles abaixam a imunidade da sua pele (apenas pro caso da HPV) e as verrugas se espalham rapidamente, agravando seu estado.
Recomendo tomar um a vitamina C de 2 g por dia (Ex: Cebion) pela manhã para otimizar a imunidade de seu corpo.
O HPV é uma praga e seu tratamento é complicado e dolorido se você não souber como tratar devidamente. Deixo aqui minha experiência. Bom tratamento!

responder ao comentário
lukas lukas
Ter, 08/11/2011 - 14h36 - reportar abuso

eu acho que deve ter mais coisas

responder ao comentário
ISABELLA ISABELLA
Sáb, 11/09/2010 - 17h41 - reportar abuso

VOU DAR MEU DEPOIMENTO PQ SEI QUE SERÁ MUITO ÚTIL PARA TODOS QUE TEM ESSE VÍRUS, VOU FA\LAR SOBRE MEUS DOIS TRATAMETNOS, O TRATAMENTO DA VERRUGA E TRATAMENTO EMOCIONAL.

TRATAMENTO DA VERRUGA: USEI IXIUM, WARTEC, ATA 75% E DEPOIS ATA 90%.

PODERIA TER USADO APENAS O IXIUM E TER ME CURADO LOGO DE CARA, MAS COMETI O SEGUNDO MAIOR ERRO DA MINHA VIDA DURANTE MEU PRIMEIRO TRATAMENTO COM IXIUM (O PRIMEIRO MAIOR ERRO FOI TRANSAR SEM CAMISINHA), APÓS OS PRIEMIROS 5 OU 7 DIAS DO TRATAMENTO COM IXIUM A PELE FICOU MUUUITO SENSÍVEL, CAUSANDO DOR E ARDÊNCIA QUASE QUE INSUPORTÁVEL E AÍ FIZ A MAIRO BESTEIRA DO MUNDO AO USAR 1 DIA IXIUM E NO OUTRO QUADRIDERM (CORTICÓIDE), FIZ ISSO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA E POR CAUSA DISSO O VÍRUS TOMOU CONTA DE TODA A MINHA VAGINA (COMO DISSE O MEU MÉDICO O CORTICÓIDE/CORTISONA FUNCIONA COMO ADUBO NUMA PLANTAÇÃO DE COUVE FLOR), E POR ISSO TIVE QUE FAZER TANTOS TRATAMENTOS DURANTE 2 ANOS E TER O GASTO MAIS DE 5 MIL REIAS PARA ME CURAR. ENTÃO JAMAIS USEM NADA DURANTE OS TRATAMENTOS COM IXIUM OU WARTEC.

TRATAMENTO EMOCIONAL: QUANDO DESCOBRI QUE TINHA HPV ACHEI QUE FOSSE ENLOUQUECER DE TANTA TRISTEZA E DESESPERO, HOJE ESTOU BEM MAIS CALMA PORQUE SEI QUE É UM VÍRUS COMO OUTRO QUALQUER, ASSIM COMO O DA GRIPE; SE A IMUNIDADE CAIR VOU TER, SE ME CUIDAR TEREI UMA VIDA NORMAL. POR ISSO PAREI DE FUMAR, INCLUÍ NA MINHA ALIMENTAÇÃO MUITAS FRUTAS E VERDURAS E DURMO A QUANTIDADE SUFICIENTE PARA O MEU ORGANISMO DESCANSAR.

HOJE ESTOU MARAVILHOSAMENTE BEM, FELIZ E MUITO SAUDÁVEL.

BOA SORTE A TODOS E JAMAIS SE DESESPEREM!!

FIQUEM COM DEUS.

responder ao comentário
giulliana canabarro tribi giulliana canabarro tribi
Sáb, 19/09/2009 - 10h17 - reportar abuso

preciso saber se eu tiver isso eu posso morrer em quanto tempo pois a minha mãe não sabe que eu não sou mais virgem

responder ao comentário
Sex, 11/09/2009 - 20h52 - reportar abuso

Lamentavelmente a vacina é muito cara .....

responder ao comentário
jaqueline jaqueline
Qui, 10/09/2009 - 12h30 - reportar abuso

as dst sao um casa de precaulao pq primeiro se nos mulheres nao nos previnimos quem vai nosprevinir,os homens quem sao eles??????!!!!!!!

responder ao comentário

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Absorvente: aliado contra o câncer
Absorvente: aliado contra o câncer Veja aqui por vilamulher